/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Avaliação de aplicativos móveis sob métricas de interação criança computador
As novas gerações começam a utilizar cada vez mais cedo a tecnologia em seu cotidiano, crescendo totalmente familiarizadas ao uso de dispositivos como smartphones e tablets. Com isso,é natural que haja uma preocupação cada vez maior em oferecer uma experiência de uso agradável e adequada a esse p...
Autor principal: | CASTRO, Casemira Caroline de Jesus |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1125 |
Resumo: |
---|
As novas gerações começam a utilizar cada vez mais cedo a tecnologia em
seu cotidiano, crescendo totalmente familiarizadas ao uso de dispositivos como
smartphones e tablets. Com isso,é natural que haja uma preocupação cada vez
maior em oferecer uma experiência de uso agradável e adequada a esse público
através da criação de interfaces apropriadas às crianças, utilizando os
conhecimentos de áreas como a Interação Humano Computador (IHC) e,
também, da Interação Criança Computador (ICC), que concentra seus esforços
não só aos critérios de qualidade de uso, mas também às peculiaridades do
comportamento infantil. Neste contexto, o presente trabalho realizou um extenso
levantamento na literatura, afim de propor materiais e métricas fundamentais para
avaliação de ICC. Desta forma, testes de usabilidade foram adaptados às
necessidades infantis e aplicados a um grupo de crianças com idades entre 4 e 6
anos. Foi realizada a avaliação das interfaces de dois aplicativos móveis de
vídeos que são largamente utilizados pelas crianças, Netflixe Youtube Kids. Com
base nas recomendações e nos critérios básicos de usabilidade definidos, foram
realizadas análises quantitativas e qualitativas dos dados obtidos nos testes, o
que possibilitou ressaltar pontos positivos e negativos de cada interface e discutir
sobre as percepções da interação entre as crianças e os aplicativos testados. |