Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ou indisciplina na escola?

This course completion work aims to analyze the perception that teachers have about discipline or indiscipline of a child with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), when it does not fit the standards of a regular school in view of the school failure, before his definitive diagnosis. It se...

ver descrição completa

Autor principal: CHAVES, Juliana Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1146
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1146
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-11462021-06-10T20:12:41Z Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ou indisciplina na escola? CHAVES, Juliana Silva SANTOS, Bruno Rodrigues dos http://lattes.cnpq.br/8155936269324036 TDAH Criança Escola Indisciplina ADHD Child School Indiscipline CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL This course completion work aims to analyze the perception that teachers have about discipline or indiscipline of a child with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), when it does not fit the standards of a regular school in view of the school failure, before his definitive diagnosis. It seeks to understand ADHD, the importance of a diagnosis and the forms of treatment, as well as how it has been approached in the field of Education. The role of the school and the questions regarding the drugs used in this treatment are also the field of study of this research. The main theoretical reference is based on the Manual DSM-5 (2014), Silva (2014), Argollo (2003), Mattos (2003) and Manual DSM-IV (2002). The empirical material was obtained in four schools of the municipality of Barcarena / PA by means of questionnaires for teachers. From the collected data, it can be verified that it is necessary to de-characterize the concept that behaviors outside the patterns can be some type of disorder and which must be medicated. And realizing that this can cause suffering for the child, who presented only certain difficulties in which it was transformed into diseases that needed to be cured, to fit pre-established standards. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a disciplina ou indisciplina de uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), quando ela não se encaixa nos padrões de uma escola regular tendo em vista o seu fracasso escolar, antes de seu diagnóstico definitivo. Busca-se compreender o TDAH, a importância de um diagnóstico e as formas de tratamento, bem como de que modo este vem sendo abordado no campo da Educação. O papel da escola e as questões relativas aos medicamentos utilizados neste tratamento também constituem o campo de estudo desta pesquisa. O referencial teórico principal está baseado no Manual DSM-5 (2014), Silva (2014), Argollo (2003), Mattos (2003) e Manual DSM-IV (2002). O material empírico foi obtido em quatro escolas do município de Barcarena/PA por meio de questionários para docentes. A partir dos dados coletados, pode-se constatar que é preciso descaracterizar o conceito de que comportamentos fora dos padrões pode ser algum tipo de distúrbio e o qual deva ser medicado. E perceber que isso pode acarretar sofrimento para a criança, que apresentava apenas certas dificuldades em que foi transformado em doenças que precisariam ser curadas, para se encaixar em normas pré-estabelecidas. 2019-03-07T15:07:57Z 2019-03-07T15:07:57Z 2018-07-16 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CHAVES, Juliana Silva. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ou indisciplina na escola?. Orientador: Bruno Rodrigues dos Santos. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1146. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1146 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic TDAH
Criança
Escola
Indisciplina
ADHD
Child
School
Indiscipline
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle TDAH
Criança
Escola
Indisciplina
ADHD
Child
School
Indiscipline
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
CHAVES, Juliana Silva
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ou indisciplina na escola?
topic_facet TDAH
Criança
Escola
Indisciplina
ADHD
Child
School
Indiscipline
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description This course completion work aims to analyze the perception that teachers have about discipline or indiscipline of a child with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), when it does not fit the standards of a regular school in view of the school failure, before his definitive diagnosis. It seeks to understand ADHD, the importance of a diagnosis and the forms of treatment, as well as how it has been approached in the field of Education. The role of the school and the questions regarding the drugs used in this treatment are also the field of study of this research. The main theoretical reference is based on the Manual DSM-5 (2014), Silva (2014), Argollo (2003), Mattos (2003) and Manual DSM-IV (2002). The empirical material was obtained in four schools of the municipality of Barcarena / PA by means of questionnaires for teachers. From the collected data, it can be verified that it is necessary to de-characterize the concept that behaviors outside the patterns can be some type of disorder and which must be medicated. And realizing that this can cause suffering for the child, who presented only certain difficulties in which it was transformed into diseases that needed to be cured, to fit pre-established standards.
author_additional SANTOS, Bruno Rodrigues dos
author_additionalStr SANTOS, Bruno Rodrigues dos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CHAVES, Juliana Silva
title Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ou indisciplina na escola?
title_short Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ou indisciplina na escola?
title_full Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ou indisciplina na escola?
title_fullStr Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ou indisciplina na escola?
title_full_unstemmed Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ou indisciplina na escola?
title_sort transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ou indisciplina na escola?
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1146
_version_ 1787154662962495488
score 11.753896