Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos na Escola Enedina Sampaio Melo, Igarapé-Miri-PA

The present research entitled The Teaching and learning process of the Portuguese language for deaf students of the Enedina Sampaio Melo School, Igarapé-Miri-PA, investigates the teaching and learning process of deaf students included in regular teaching classes at Enedina Sampaio Melo municipal sch...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Rosileno Pantoja da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1148
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1148
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-11482021-10-06T18:29:40Z O processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos na Escola Enedina Sampaio Melo, Igarapé-Miri-PA SILVA, Rosileno Pantoja da BENTES, Rosa Maria Ramos http://lattes.cnpq.br/7870562072011556 Alunos surdos Processo de aprendizagem Escola Libras Deaf students School Learning process CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL The present research entitled The Teaching and learning process of the Portuguese language for deaf students of the Enedina Sampaio Melo School, Igarapé-Miri-PA, investigates the teaching and learning process of deaf students included in regular teaching classes at Enedina Sampaio Melo municipal school of Igarapé-Miri, especially in what concerns the Portuguese language. It seeks to understand the educational interfaces of these students, although they are inserted in regular classes of teaching. Therefore, the present research aims to constitute an opportune moment of knowledge and knowledge production about the understanding of the Portuguese language by the deaf students. A presente pesquisa intitulada O Processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos da Escola Enedina Sampaio Melo, Igarapé-Miri-PA, investiga o processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos incluídos em turmas regulares de ensino na escola Enedina Sampaio Melo município de Igarapé-Miri, em especial no que tange o ensino e aprendizagem da língua Portuguesa. Busca-se entender as interfaces educacionais desses alunos, embora estejam inseridos em turmas regulares de ensino. Portanto, a presente pesquisa constituirá em um momento oportuno de conhecimento e produção de saber acerca da compreensão da língua portuguesa pelos alunos surdos 2019-03-07T15:23:28Z 2019-03-07T15:23:28Z 2018-06-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Rosileno Pantoja da. O processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos na Escola Enedina Sampaio Melo, Igarapé-Miri - PA. Orientadora: Rosa Maria Ramos Bentes. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1148. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1148 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Alunos surdos
Processo de aprendizagem
Escola
Libras
Deaf students
School
Learning process
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Alunos surdos
Processo de aprendizagem
Escola
Libras
Deaf students
School
Learning process
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
SILVA, Rosileno Pantoja da
O processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos na Escola Enedina Sampaio Melo, Igarapé-Miri-PA
topic_facet Alunos surdos
Processo de aprendizagem
Escola
Libras
Deaf students
School
Learning process
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description The present research entitled The Teaching and learning process of the Portuguese language for deaf students of the Enedina Sampaio Melo School, Igarapé-Miri-PA, investigates the teaching and learning process of deaf students included in regular teaching classes at Enedina Sampaio Melo municipal school of Igarapé-Miri, especially in what concerns the Portuguese language. It seeks to understand the educational interfaces of these students, although they are inserted in regular classes of teaching. Therefore, the present research aims to constitute an opportune moment of knowledge and knowledge production about the understanding of the Portuguese language by the deaf students.
author_additional BENTES, Rosa Maria Ramos
author_additionalStr BENTES, Rosa Maria Ramos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Rosileno Pantoja da
title O processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos na Escola Enedina Sampaio Melo, Igarapé-Miri-PA
title_short O processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos na Escola Enedina Sampaio Melo, Igarapé-Miri-PA
title_full O processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos na Escola Enedina Sampaio Melo, Igarapé-Miri-PA
title_fullStr O processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos na Escola Enedina Sampaio Melo, Igarapé-Miri-PA
title_full_unstemmed O processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos na Escola Enedina Sampaio Melo, Igarapé-Miri-PA
title_sort o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos na escola enedina sampaio melo, igarapé-miri-pa
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1148
_version_ 1787154663266582528
score 11.753735