/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Violência escolar : um breve estudo de casos na E.M.E. F Martins Monteiro Zona Rural do município de Novo Repartimento/PA
This study aimed to make a case study on school violence in the Martins Monteiro Municipal Elementary School located in the Rural District of the municipality of Novo Repartimento-PA. It was an investigative study, because it sought to describe clearly the relationships that contribute to this pr...
Autor principal: | ARAUJO, Jociano Barbosa |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1152 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1152 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-11522023-05-19T13:56:36Z Violência escolar : um breve estudo de casos na E.M.E. F Martins Monteiro Zona Rural do município de Novo Repartimento/PA ARAUJO, Jociano Barbosa BUSSIOLI, Thereza de Fátima http://lattes.cnpq.br/8796070009873864 Violência na escola Aprendizagem Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANA This study aimed to make a case study on school violence in the Martins Monteiro Municipal Elementary School located in the Rural District of the municipality of Novo Repartimento-PA. It was an investigative study, because it sought to describe clearly the relationships that contribute to this problem and at the same time to investigate the practices taken by teachers and management that aim to combat violence in the teaching environment. The research was carried out in this school and the subjects surveyed were in the whole 28 people, being, being 7 teachers and 21 students of a multisseriado class of 8º and 9º of Elementary School. The method used was descriptive qualitative, from questionnaires with open and closed objective questions. It was verified that, just as the teachers studied present numerous difficulties to prevent as well as to combat school violence, students also experience great difficulties because of their being generally the victims and at the same time the cause of this problem. Faced with this, it is necessary to rethink the way schools and their professionals have dealt with school violence, so it is necessary to create partnerships involving security organs such as guardianship council, juvenile court, criminal court and the entire school community. The process of preventing and combating school violence may seem time-consuming, but it is necessary, as we have already seen, interferes directly in the process of teaching students' learning. Este trabalho teve como objetivo fazer um estudo de caso sobre violência escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Martins Monteiro localizada na Zona Rural do município de Novo Repartimento-PA. Tratou-se de um estudo investigativo, pois buscou descrever com clareza as relações que contribuem para essa problemática e ao mesmo tempo averiguar as práticas tomadas por professores e direção que visam combater a violência no ambiente de ensino. A pesquisa foi realizada nessa escola e os sujeitos pesquisados foram ao todo 28 pessoas, sendo, sendo 7 professores e 21 alunos de uma turma multisseriado de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O método utilizado foi descritivo qualitativo, a partir de questionários com perguntas objetivas abertas e fechadas. Verificou-se que assim como os professores pesquisados apresentam inúmeras dificuldades para prevenir bem como combater a violência escolar, os alunos também sentem grandes dificuldades por causa da mesma em virtude de serem geralmente as vitimas e ao mesmo tempo os causadores dessa problemática. Diante disso, faz-se necessário um repensar na maneira de como as escolas e seus profissionais tem tratado sobre a violência escolar, portanto é preciso fazer parcerias que envolvam órgãos de segurança como conselho tutelar, juizado da infância, vara criminal e toda a comunidade escolar. O processo de prevenção e de combate à violência escolar pode até parecer demorado, mas é preciso, pois como já vimos interfere diretamente no processo ensino aprendizagem dos alunos. 2019-03-07T19:27:24Z 2019-03-07T19:27:24Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ARAUJO, Jociano Barbosa. Violência escolar :um breve estudo de casos na E.M.E.F Martins Monteiro Zona rural do município de Novo Repartimento/PA. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1152. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1152 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Violência na escola Aprendizagem Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANA |
spellingShingle |
Violência na escola Aprendizagem Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANA ARAUJO, Jociano Barbosa Violência escolar : um breve estudo de casos na E.M.E. F Martins Monteiro Zona Rural do município de Novo Repartimento/PA |
topic_facet |
Violência na escola Aprendizagem Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANA |
description |
This study aimed to make a case study on school violence in the Martins Monteiro
Municipal Elementary School located in the Rural District of the municipality of Novo
Repartimento-PA. It was an investigative study, because it sought to describe clearly
the relationships that contribute to this problem and at the same time to investigate
the practices taken by teachers and management that aim to combat violence in the
teaching environment. The research was carried out in this school and the subjects
surveyed were in the whole 28 people, being, being 7 teachers and 21 students of a
multisseriado class of 8º and 9º of Elementary School. The method used was
descriptive qualitative, from questionnaires with open and closed objective questions.
It was verified that, just as the teachers studied present numerous difficulties to
prevent as well as to combat school violence, students also experience great
difficulties because of their being generally the victims and at the same time the
cause of this problem. Faced with this, it is necessary to rethink the way schools and
their professionals have dealt with school violence, so it is necessary to create
partnerships involving security organs such as guardianship council, juvenile court,
criminal court and the entire school community. The process of preventing and
combating school violence may seem time-consuming, but it is necessary, as we
have already seen, interferes directly in the process of teaching students' learning. |
author_additional |
BUSSIOLI, Thereza de Fátima |
author_additionalStr |
BUSSIOLI, Thereza de Fátima |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ARAUJO, Jociano Barbosa |
title |
Violência escolar : um breve estudo de casos na E.M.E. F Martins Monteiro Zona Rural do município de Novo Repartimento/PA |
title_short |
Violência escolar : um breve estudo de casos na E.M.E. F Martins Monteiro Zona Rural do município de Novo Repartimento/PA |
title_full |
Violência escolar : um breve estudo de casos na E.M.E. F Martins Monteiro Zona Rural do município de Novo Repartimento/PA |
title_fullStr |
Violência escolar : um breve estudo de casos na E.M.E. F Martins Monteiro Zona Rural do município de Novo Repartimento/PA |
title_full_unstemmed |
Violência escolar : um breve estudo de casos na E.M.E. F Martins Monteiro Zona Rural do município de Novo Repartimento/PA |
title_sort |
violência escolar : um breve estudo de casos na e.m.e. f martins monteiro zona rural do município de novo repartimento/pa |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1152 |
_version_ |
1787154663857979392 |
score |
11.753896 |