Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Um mapeamento sistemático da literatura em melhoria do processo de software e medição de software por propostas de gamificação e jogos sérios

Context: the use of serious games and gamification in software engineering is not so recent. However, recent technologies have provided new opportunities for their application in both the academic and industrial settings, and may increase the engagement of students and staff. Objective: the objectiv...

ver descrição completa

Autor principal: LIMA, João Luís dos Reis
Outros Autores: SOUZA, Rafael Ferreira de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1336
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1336
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-13362019-06-28T13:05:20Z Um mapeamento sistemático da literatura em melhoria do processo de software e medição de software por propostas de gamificação e jogos sérios LIMA, João Luís dos Reis SOUZA, Rafael Ferreira de OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra http://lattes.cnpq.br/2080791630485427 FURTADO, Lennon Sales http://lattes.cnpq.br/8539879857962662 Engenharia de software Melhoria do processo de software Medição de software Gamificação Jogos sérios Mapeamento sistemático da literatura CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO Context: the use of serious games and gamification in software engineering is not so recent. However, recent technologies have provided new opportunities for their application in both the academic and industrial settings, and may increase the engagement of students and staff. Objective: the objective of this work is to identify different approaches in the teaching of Software Measurement and Software Process Improvement by gamification proposals and serious games through a systematic mapping study. Seeking to characterize the state of the art on the use of methods related to gamification and serious games in the mentioned subjects. Method: we performed a systematic mapping study to identify primary and secondary studies that address the use, proposal or evaluation of gamification, serious games, their elements and game mechanics in software engineering. Results: we identified 167 primary and secondary studies, published between 2001 and 2017. Preliminary studies show a close relationship between the methods used in the researched jobs, since in 92 serious games are used, whereas in 71, gamification is the method explored. Conclusions: although the use of serious games and gamification in software engineering is not recent, there is a large space to be explored, especially in Software Process Improvement and Software Measurement. Contexto: o uso de jogos sérios e gamificação em engenharia de software não é tão novo. Contudo, as tecnologias recentes proporcionaram novas oportunidades para sua aplicação tanto no ambiente acadêmico quanto industrial, podendo aumentar o envolvimento e engajamento de alunos e colaboradores. Objetivo: o objetivo deste trabalho é identificar diferentes abordagens no ensino de Medição de Software e Melhoria do Processo de Software por propostas de gamificação e jogos sérios a partir de um estudo de mapeamento sistemático, buscando caracterizar o estado da arte sobre o uso de métodos relacionados à gamificação e a jogos sérios nos temas citados. Método: realizou-se um estudo de mapeamento sistemático para identificar estudos primários e secundários que abordem o uso, a proposta ou a avaliação de gamificação, jogos sérios, seus elementos e mecânicas de jogos em engenharia de software. Resultados: foram identificados 167 estudos primários e secundários, publicados entre 2001 e 2017. Os estudos preliminares mostram uma proximidade entre os métodos utilizados nos trabalhos pesquisados, pois em 92 é usado jogos sérios, enquanto em 71, gamificação é o método explorado. Conclusões: apesar do uso de jogos sérios e gamificação em engenharia de software não ser tão novo, existe um grande espaço a ser explorado, principalmente em Melhoria do Processo de Software e Medição de Software. 2019-05-16T12:59:29Z 2019-05-16T12:59:29Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LIMA, João Luís dos Reis; SOUZA, Rafael Ferreira de. Um mapeamento sistemático da literatura em melhoria do processo de software e medição de software por propostas de gamificação e jogos sérios. Orientador: Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira. 2018. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistema de Informação) – Faculdade de Computação, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1336. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1336 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Engenharia de software
Melhoria do processo de software
Medição de software
Gamificação
Jogos sérios
Mapeamento sistemático da literatura
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
spellingShingle Engenharia de software
Melhoria do processo de software
Medição de software
Gamificação
Jogos sérios
Mapeamento sistemático da literatura
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
LIMA, João Luís dos Reis
Um mapeamento sistemático da literatura em melhoria do processo de software e medição de software por propostas de gamificação e jogos sérios
topic_facet Engenharia de software
Melhoria do processo de software
Medição de software
Gamificação
Jogos sérios
Mapeamento sistemático da literatura
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
description Context: the use of serious games and gamification in software engineering is not so recent. However, recent technologies have provided new opportunities for their application in both the academic and industrial settings, and may increase the engagement of students and staff. Objective: the objective of this work is to identify different approaches in the teaching of Software Measurement and Software Process Improvement by gamification proposals and serious games through a systematic mapping study. Seeking to characterize the state of the art on the use of methods related to gamification and serious games in the mentioned subjects. Method: we performed a systematic mapping study to identify primary and secondary studies that address the use, proposal or evaluation of gamification, serious games, their elements and game mechanics in software engineering. Results: we identified 167 primary and secondary studies, published between 2001 and 2017. Preliminary studies show a close relationship between the methods used in the researched jobs, since in 92 serious games are used, whereas in 71, gamification is the method explored. Conclusions: although the use of serious games and gamification in software engineering is not recent, there is a large space to be explored, especially in Software Process Improvement and Software Measurement.
author_additional OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra
author_additionalStr OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LIMA, João Luís dos Reis
author2 SOUZA, Rafael Ferreira de
author2Str SOUZA, Rafael Ferreira de
title Um mapeamento sistemático da literatura em melhoria do processo de software e medição de software por propostas de gamificação e jogos sérios
title_short Um mapeamento sistemático da literatura em melhoria do processo de software e medição de software por propostas de gamificação e jogos sérios
title_full Um mapeamento sistemático da literatura em melhoria do processo de software e medição de software por propostas de gamificação e jogos sérios
title_fullStr Um mapeamento sistemático da literatura em melhoria do processo de software e medição de software por propostas de gamificação e jogos sérios
title_full_unstemmed Um mapeamento sistemático da literatura em melhoria do processo de software e medição de software por propostas de gamificação e jogos sérios
title_sort um mapeamento sistemático da literatura em melhoria do processo de software e medição de software por propostas de gamificação e jogos sérios
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1336
_version_ 1787154716028829696
score 11.753735