Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Idosos e jogos digitais: uma contribuição para um envelhecimento ativo

Digital games are able to provide bigger technological interactions, leisure and motivation to the elderly and, besides that, the benefit of maintaining and stimulating cognitive functions. However, so these benefits can be reached, it is necessary that the games take in consideration the particular...

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Autor principal: MONTEIRO, Evandro de Souza
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1428
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spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-14282019-06-28T12:28:51Z Idosos e jogos digitais: uma contribuição para um envelhecimento ativo MONTEIRO, Evandro de Souza MOTA, Marcelle Pereira http://lattes.cnpq.br/2130563131041136 Envelhecimento Idosos Jogos digitais Funções cognitivas Dispositivos móveis CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Digital games are able to provide bigger technological interactions, leisure and motivation to the elderly and, besides that, the benefit of maintaining and stimulating cognitive functions. However, so these benefits can be reached, it is necessary that the games take in consideration the particularities and limitations of each person which can be a result of one’s natural aging process. On this context, this paper aims to present an application for Android mobile devices called “Pará Memória”, a memory game developed focusing the elderly. This work describes the experience of the utilization of the game. For this project, it was made a qualitative research at the “Centro da Terceira Idade - Palácio Bolonha”, where courses are available only for the elderly, including a technology/computing course which was the research environment. On the first phase of this work, information was collected from 22 elders about how they would like the game to be, in order to meet their needs, specifically. The second part of the test was made with 8 elders through a practical experimentation with the game in order to collect the results. The interpretation of the information reunited on this project made possible to identify that it is possible to foster quality associating the game as a motivational entertainment and a cognitive abilities developer, working and encouraging the logical reasoning, the memory and the motor coordination, also bringing a bigger perception on the language domain when interacting with the mobile device. Jogos digitais podem proporcionar maior interação tecnológica, lazer e motivação aos idosos, além disso, o benefício de manter ou estimular funções cognitivas. Contudo, para que esses benefícios sejam alcançados é necessário que os jogos levem em consideração as particularidades e limitações de cada idoso que pode ser decorrente do seu processo natural de envelhecimento. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um aplicativo para dispositivos móveis na plataforma Android, chamado “Pará Memória” onde é representado por um jogo da memória desenvolvido com foco no público da terceira idade e descreve a experiência da sua utilização. Para este projeto foi realizado uma pesquisa qualitativa no Centro da Terceira Idade – Palácio Bolonha, onde são ofertados diversos cursos somente para idosos, inclusive o curso de informática que foi o ambiente de pesquisa deste trabalho. Na primeira fase do trabalho foram coletadas informações com 22 idosos a respeito de como eles gostariam que fosse o jogo, de forma que atendesse especificamente as suas necessidades. A segunda parte do teste foi realizada com 8 idosos por meio de um experimento prático com o jogo para coletar os resultados. A interpretação das informações reunidas neste projeto possibilitou identificar que é possível estimular a qualidade de qualidade de vida dos idosos associando o jogo como um meio de entretenimento motivacional e desenvolvedor das habilidades cognitivas, atuando e incentivando fortemente no raciocínio lógico, na memória e no desempenho da coordenação motora, com isso, maior percepção no domínio da linguagem ao interagir com o aparelho celular. 2019-06-06T13:09:03Z 2019-06-06T13:09:03Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MONTEIRO, Evandro de Souza. Idosos e jogos digitais: uma contribuição para um envelhecimento ativo. Orientadora: Marcelle Pereira Mota. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Faculdade de Computação, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1428. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1428 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
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