Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Adição de ensinos da matemática ao jogo educativo “as aventuras de amaru”

This work aims to expand the project "The Adventures of Amaru", to complement the teaching of basic mathematical concepts, such as addition and subtraction, through the insertion of games to make the learning experience fun. The discipline of math is considered by many to be tedious and difficult to...

ver descrição completa

Autor principal: FARIAS, Abner Gillet
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1430
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1430
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-14302019-06-28T15:48:20Z Adição de ensinos da matemática ao jogo educativo “as aventuras de amaru” FARIAS, Abner Gillet MONTEIRO, Dionne Cavalcante http://lattes.cnpq.br/4423219093583221 NASCIMENTO, Márcio Lima de Matemática Jogos digitais Jogos educacionais Educação Ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE This work aims to expand the project "The Adventures of Amaru", to complement the teaching of basic mathematical concepts, such as addition and subtraction, through the insertion of games to make the learning experience fun. The discipline of math is considered by many to be tedious and difficult to learn, and this view mainly reflects on children and adolescents. This lack of interest in the numbers ends up putting underdeveloped countries such as Brazil in terrible positions in the world rankings of education. One of the main factors for these results is the way it is taught where many teachers simply put their students to do abstract calculations with no real-life context or some form of play element to maintain their attention and learning. However, there are new methodologies that seek to change this reality, and one of them is gamification, which seeks to integrate elements of playful games into scenarios where they do not normally fit. This technique proves to be quite efficient, and the project "The Adventures of Amaru" is a fruit of this technique. With a simple narrative and using an educational structure made by psychologists, this game complements the Portuguese language classes of the first year of elementary school. Due to its positive results, the need to expand this project was felt. After the changes are made, this project can serve as a tool to support the teaching of mathematics in schools, so that it can improve the quality of teaching in Brazil. Este trabalho visa ampliar o projeto “As Aventuras de Amaru”, para complementar o ensino de conceitos matemáticos básicos, como adição e subtração, através da inserção de jogos para que a experiência do aprendizado seja divertida. A disciplina de matemática é considerada por muitas pessoas tediosa e de difícil aprendizagem, e esta opinião reflete principalmente nas crianças e adolescentes. Esta falta de interesse pelos números acaba colocando países subdesenvolvidos como o Brasil em péssimas colocações nos rankings mundiais de educação. Um dos principais fatores para estes resultados se dá pela forma como é lecionada onde muitos professores simplesmente colocam seus alunos para fazerem cálculos abstratos, sem nenhuma contextualização à vida real ou alguma forma de elemento lúdico para manter a atenção e o aprendizado dos mesmos. Contudo existem novas metodologias que buscam mudar esta realidade, e uma delas é a da gamification, que busca integrar elementos de jogos lúdicos à cenários onde estes normalmente não se encaixam. Esta técnica vem se provando bastante eficiente, e o projeto “As Aventuras de Amaru” é um fruto dessa técnica. Com uma narrativa simples e usando uma estrutura educacional feita por psicólogos, este jogo complementa as aulas de língua portuguesa das crianças do 1º ano do ensino fundamental. Devido aos seus resultados positivos, sentiu-se então a necessidade de expandir este projeto. Após as mudanças forem realizadas, este projeto pode servir como uma ferramenta de apoio ao ensino da matemática nas escolas, de modo que possa melhorar a qualidade do ensino no Brasil. 2019-06-06T13:40:06Z 2019-06-06T13:40:06Z 2018-02-08 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FARIAS, Abner Gillet. Adição de ensinos da matemática ao jogo educativo “as aventuras de amaru”. Orientador: Dionne Cavalcante Monteiro. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Faculdade de Computação, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1430. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1430 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Matemática
Jogos digitais
Jogos educacionais
Educação
Ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
spellingShingle Matemática
Jogos digitais
Jogos educacionais
Educação
Ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
FARIAS, Abner Gillet
Adição de ensinos da matemática ao jogo educativo “as aventuras de amaru”
topic_facet Matemática
Jogos digitais
Jogos educacionais
Educação
Ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
description This work aims to expand the project "The Adventures of Amaru", to complement the teaching of basic mathematical concepts, such as addition and subtraction, through the insertion of games to make the learning experience fun. The discipline of math is considered by many to be tedious and difficult to learn, and this view mainly reflects on children and adolescents. This lack of interest in the numbers ends up putting underdeveloped countries such as Brazil in terrible positions in the world rankings of education. One of the main factors for these results is the way it is taught where many teachers simply put their students to do abstract calculations with no real-life context or some form of play element to maintain their attention and learning. However, there are new methodologies that seek to change this reality, and one of them is gamification, which seeks to integrate elements of playful games into scenarios where they do not normally fit. This technique proves to be quite efficient, and the project "The Adventures of Amaru" is a fruit of this technique. With a simple narrative and using an educational structure made by psychologists, this game complements the Portuguese language classes of the first year of elementary school. Due to its positive results, the need to expand this project was felt. After the changes are made, this project can serve as a tool to support the teaching of mathematics in schools, so that it can improve the quality of teaching in Brazil.
author_additional MONTEIRO, Dionne Cavalcante
author_additionalStr MONTEIRO, Dionne Cavalcante
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author FARIAS, Abner Gillet
title Adição de ensinos da matemática ao jogo educativo “as aventuras de amaru”
title_short Adição de ensinos da matemática ao jogo educativo “as aventuras de amaru”
title_full Adição de ensinos da matemática ao jogo educativo “as aventuras de amaru”
title_fullStr Adição de ensinos da matemática ao jogo educativo “as aventuras de amaru”
title_full_unstemmed Adição de ensinos da matemática ao jogo educativo “as aventuras de amaru”
title_sort adição de ensinos da matemática ao jogo educativo “as aventuras de amaru”
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1430
_version_ 1787154753692631040
score 11.753896