Artigo

O gênero conto como proposta de ensino para o 6º ano

O artigo pretende discutir uma proposta de ensino de língua portuguesa, desenvolvida para a educação básica do município de Tomé-Açu, nordeste paraense, em uma turma de 6º ano, por meio do procedimento Sequência Didática, dos autores Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A proposta surgiu a partir da o...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Loana Farias da
Grau: Artigo
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1513
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1513
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-15132019-06-14T03:00:21Z O gênero conto como proposta de ensino para o 6º ano SILVA, Loana Farias da DUARTE, Raimunda Dias http://lattes.cnpq.br/7984277654304859 Gênero do discurso Sequência didática Narração Conto CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA O artigo pretende discutir uma proposta de ensino de língua portuguesa, desenvolvida para a educação básica do município de Tomé-Açu, nordeste paraense, em uma turma de 6º ano, por meio do procedimento Sequência Didática, dos autores Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A proposta surgiu a partir da observação de duas aulas de língua portuguesa, turma 6º ano, em uma escola particular do município, durante a disciplina Estágio I do curso Letras-português, ministrada no ano de 2017. Após a observação e elaboração, o trabalho foi aplicado em sua versão inicial na disciplina Estágio II, com resultados significativos, e ampliado para uma versão final sem aplicação, neste artigo. O objetivo geral do trabalho é desenvolver, no aluno, habilidades de leitura e escrita do gênero conto. Para alcançar tal objetivo, pretende-se levar o aluno a compreender a estrutura e as características do conto, entender os elementos da narrativa e desenvolver habilidades de compreensão e produção do gênero. Para discutir sobre gênero do discurso utilizo a concepção Bakhtiniana (1997). Utilizo os estudos de Móises (2000) no que concerne ao gênero conto. A consideração acerca da tipologia textual narração baseia-se nos estudos de Vieira (2009) e o procedimento Sequência Didática, fundamenta-se em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para tanto, espera-se que a proposta final da sequência didática o gênero conto como proposta de ensino para o 6º ano venha contribuir para a compreensão e produção escrita do gênero conto, nas aulas de português em geral. Que os alunos compreendam as principais características do gênero; desenvolvam uma escrita consciente e reflexiva sobre o que produzem; percebam a importância dos elementos constituintes do conto; percebam a importância da narração no texto e aprendam a utilizar os elementos adequadamente em busca de um estilo próprio. 2019-06-13T14:17:22Z 2019-06-13T14:17:22Z 2018-05-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SILVA, Loana Farias da. O gênero conto como proposta de ensino para o 6º ano. Orientadora: Raimunda Dias Duarte. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1513. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1513 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Gênero do discurso
Sequência didática
Narração
Conto
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Gênero do discurso
Sequência didática
Narração
Conto
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
SILVA, Loana Farias da
O gênero conto como proposta de ensino para o 6º ano
topic_facet Gênero do discurso
Sequência didática
Narração
Conto
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description O artigo pretende discutir uma proposta de ensino de língua portuguesa, desenvolvida para a educação básica do município de Tomé-Açu, nordeste paraense, em uma turma de 6º ano, por meio do procedimento Sequência Didática, dos autores Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A proposta surgiu a partir da observação de duas aulas de língua portuguesa, turma 6º ano, em uma escola particular do município, durante a disciplina Estágio I do curso Letras-português, ministrada no ano de 2017. Após a observação e elaboração, o trabalho foi aplicado em sua versão inicial na disciplina Estágio II, com resultados significativos, e ampliado para uma versão final sem aplicação, neste artigo. O objetivo geral do trabalho é desenvolver, no aluno, habilidades de leitura e escrita do gênero conto. Para alcançar tal objetivo, pretende-se levar o aluno a compreender a estrutura e as características do conto, entender os elementos da narrativa e desenvolver habilidades de compreensão e produção do gênero. Para discutir sobre gênero do discurso utilizo a concepção Bakhtiniana (1997). Utilizo os estudos de Móises (2000) no que concerne ao gênero conto. A consideração acerca da tipologia textual narração baseia-se nos estudos de Vieira (2009) e o procedimento Sequência Didática, fundamenta-se em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para tanto, espera-se que a proposta final da sequência didática o gênero conto como proposta de ensino para o 6º ano venha contribuir para a compreensão e produção escrita do gênero conto, nas aulas de português em geral. Que os alunos compreendam as principais características do gênero; desenvolvam uma escrita consciente e reflexiva sobre o que produzem; percebam a importância dos elementos constituintes do conto; percebam a importância da narração no texto e aprendam a utilizar os elementos adequadamente em busca de um estilo próprio.
author_additional DUARTE, Raimunda Dias
author_additionalStr DUARTE, Raimunda Dias
format Artigo
author SILVA, Loana Farias da
title O gênero conto como proposta de ensino para o 6º ano
title_short O gênero conto como proposta de ensino para o 6º ano
title_full O gênero conto como proposta de ensino para o 6º ano
title_fullStr O gênero conto como proposta de ensino para o 6º ano
title_full_unstemmed O gênero conto como proposta de ensino para o 6º ano
title_sort o gênero conto como proposta de ensino para o 6º ano
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1513
_version_ 1787154685183918080
score 11.675608