Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Ensino de lógica de programação para alunos do ensino fundamental utilizando a ferramenta scratch

The present work aims to discuss the implementation of a programming logic teaching methodology for elementary school students, using the Scratch tool, motivated by the importance that programming can have for the development of a child. For this, starting from related works (DUARTE; SILVEIRA; BORGE...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Leandro Orlando Sousa da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1517
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1517
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-15172019-06-28T12:21:49Z Ensino de lógica de programação para alunos do ensino fundamental utilizando a ferramenta scratch SILVA, Leandro Orlando Sousa da ELIASQUEVICI, Marianne Kogut http://lattes.cnpq.br/6655468164115415 Ensino e aprendizagem de lógica de programação Oficina Scratch CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO The present work aims to discuss the implementation of a programming logic teaching methodology for elementary school students, using the Scratch tool, motivated by the importance that programming can have for the development of a child. For this, starting from related works (DUARTE; SILVEIRA; BORGES, 2017; NASCIMENTO, 2015; RODRIGUES et al., 2016; SILVA; SOUZA; SILVA, 2016) and bibliographic review (OLIVEIRA et al., 2014; PAPERT, 1980; SOUZA; CASTRO, 2016; among others), a workshop with 11 meetings was conceived and offered to 12 students from the fifth year of a public elementary school located in the city of Belém, state of Pará. The first class was dedicated to teaching basic computer science, performing some activities and completing a form to identify the participant's profile. Lessons two through five were aimed at getting to know the Scratch tool and its block menus. Classes six to nine aimed at the development of some projects and, finally, classes ten and eleven, participants developed a project in Scratch autonomously and participated in a semi-structured interview. The observations made during the meetings, the analysis of the activities carried out, the profile of the participants and the interpretation of the "speeches" of the students were essences to obtain the results of the research. The main results are: (i) students' motivation to teach programming logic; (ii) the acceptability of the methodology and tool used; (iii) the development of logical reasoning; (iv) the stimulus to the development of computational thinking; and (v) the stimulation to enter the computer field and to learn in programming logic. It is inferred that the students of this workshop were able to acquire, in a short time, the initial concepts, however, basic for the programming, which demonstrates that it is possible and necessary to teach programming logic for children, and that its inclusion in the primary school curriculum. O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a implementação de uma metodologia de ensino de lógica de programação para alunos do ensino fundamental, utilizando a ferramenta Scratch, motivada pela importância que a programação pode ter para o desenvolvimento de uma criança. Para tal, a partir de trabalhos correlatos (DUARTE; SILVEIRA; BORGES, 2017; NASCIMENTO, 2015; RODRIGUES et al., 2016; SILVA; SOUZA; SILVA, 2016) e de revisão bibliográfica (OLIVEIRA et al., 2014; PAPERT, 1980; SOUZA; CASTRO, 2016; entre outros), uma oficina, com 11 encontros, foi concebida e ofertada para 12 alunos do quinto ano de uma escola pública de ensino fundamental localizada na cidade de Belém-PA. A primeira aula foi dedicada ao ensino de informática básica, a realização de algumas atividades e ao preenchimento de um formulário para identificação do perfil do participante. As aulas dois a cinco foram destinadas ao conhecimento da ferramenta Scratch e seus menus de blocos. As aulas seis a nove objetivaram o desenvolvimento de alguns projetos e, por fim, as aulas dez e onze, os participantes desenvolveram um projeto no Scratch de forma autônoma e participaram de uma entrevista semiestruturada. A observação realizada durante os encontros, a análise das atividades desenvolvidas, o levantamento do perfil dos participantes e a interpretação das “falas” dos alunos foram essenciais para obtenção dos resultados da pesquisa. Como principais resultados, destacam-se: (i) a motivação dos alunos para o ensino de lógica de programação; (ii) a aceitabilidade da metodologia e da ferramenta utilizadas; (iii) o desenvolvimento do raciocínio lógico; (iv) o estímulo ao desenvolvimento do pensamento computacional; e (v) o estimulo para ingresso na área da computação e pelo aprendizado em lógica de programação. Infere-se que os alunos desta oficina conseguiram adquirir, em pouco tempo, os conceitos iniciais, porém, basilares para a programação, o que demonstra ser possível e necessário o ensino de lógica de programação para crianças, e que se faz urgente sua inclusão na grade curricular do ensino fundamental. 2019-06-17T14:00:52Z 2019-06-17T14:00:52Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Leandro Orlando Sousa da. Ensino de lógica de programação para alunos do ensino fundamental utilizando a ferramenta scratch. Orientadora: Marianne Kogut Eliasquevici. 2018. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Faculdade de Computação, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1517. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1517 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino e aprendizagem de lógica de programação
Oficina
Scratch
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
spellingShingle Ensino e aprendizagem de lógica de programação
Oficina
Scratch
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
SILVA, Leandro Orlando Sousa da
Ensino de lógica de programação para alunos do ensino fundamental utilizando a ferramenta scratch
topic_facet Ensino e aprendizagem de lógica de programação
Oficina
Scratch
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description The present work aims to discuss the implementation of a programming logic teaching methodology for elementary school students, using the Scratch tool, motivated by the importance that programming can have for the development of a child. For this, starting from related works (DUARTE; SILVEIRA; BORGES, 2017; NASCIMENTO, 2015; RODRIGUES et al., 2016; SILVA; SOUZA; SILVA, 2016) and bibliographic review (OLIVEIRA et al., 2014; PAPERT, 1980; SOUZA; CASTRO, 2016; among others), a workshop with 11 meetings was conceived and offered to 12 students from the fifth year of a public elementary school located in the city of Belém, state of Pará. The first class was dedicated to teaching basic computer science, performing some activities and completing a form to identify the participant's profile. Lessons two through five were aimed at getting to know the Scratch tool and its block menus. Classes six to nine aimed at the development of some projects and, finally, classes ten and eleven, participants developed a project in Scratch autonomously and participated in a semi-structured interview. The observations made during the meetings, the analysis of the activities carried out, the profile of the participants and the interpretation of the "speeches" of the students were essences to obtain the results of the research. The main results are: (i) students' motivation to teach programming logic; (ii) the acceptability of the methodology and tool used; (iii) the development of logical reasoning; (iv) the stimulus to the development of computational thinking; and (v) the stimulation to enter the computer field and to learn in programming logic. It is inferred that the students of this workshop were able to acquire, in a short time, the initial concepts, however, basic for the programming, which demonstrates that it is possible and necessary to teach programming logic for children, and that its inclusion in the primary school curriculum.
author_additional ELIASQUEVICI, Marianne Kogut
author_additionalStr ELIASQUEVICI, Marianne Kogut
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Leandro Orlando Sousa da
title Ensino de lógica de programação para alunos do ensino fundamental utilizando a ferramenta scratch
title_short Ensino de lógica de programação para alunos do ensino fundamental utilizando a ferramenta scratch
title_full Ensino de lógica de programação para alunos do ensino fundamental utilizando a ferramenta scratch
title_fullStr Ensino de lógica de programação para alunos do ensino fundamental utilizando a ferramenta scratch
title_full_unstemmed Ensino de lógica de programação para alunos do ensino fundamental utilizando a ferramenta scratch
title_sort ensino de lógica de programação para alunos do ensino fundamental utilizando a ferramenta scratch
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1517
_version_ 1787154784370819072
score 11.753735