/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
1800 - O grito da família morta: a poética pessoal na encenação de um teatro performativo
This work is a descriptive memorial of the process of creation of the 1800 spectacle - the cry of the Morta family developed at Zecas Coletivo de Teatro, in 2017 in Belém-PA. The main purpose of this memorial is to organize the scenic creation methodology developed during this creative process. To d...
Autor principal: | SANTOS JÚNIOR, Paulo César Sousa dos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1658 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1658 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-16582023-05-11T13:14:13Z 1800 - O grito da família morta: a poética pessoal na encenação de um teatro performativo SANTOS JÚNIOR, Paulo César Sousa dos AMORIM, Ana Karine Jansen de http://lattes.cnpq.br/5875820201443540 Teatro - Processo criativo Dramaturgia Espetáculo de teatro CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA This work is a descriptive memorial of the process of creation of the 1800 spectacle - the cry of the Morta family developed at Zecas Coletivo de Teatro, in 2017 in Belém-PA. The main purpose of this memorial is to organize the scenic creation methodology developed during this creative process. To do this, we will activate the writings of Gaston Bachelard in The Poetics of Daydream and The Poetics of Space, combining them with the personal dramaturgy of the actor of Wlad Lima and the studies of Josette Féral on the theater-performative. This writing is developed from the point of view of the director-performer of this show who uses his poetic freedom to dialogue with the person who was externalized during this creative process, presenting this cut of his memory as a Flâneur, who observes and analyzes his trajectory. In this descriptive memorandum it is exposed consecutively in its three sessions: the autobiographical poetic reveries antecedent to the scenic creation; the concepts and methodologies chosen for this creative process; and the exemplifications of the use of personal poetry in the performance of a performative theater. Este Trabalho de Conclusão de Curso é um memorial descritivo do processo de criação do espetáculo 1800 – o grito da família Morta desenvolvido no Zecas Coletivo de Teatro, no ano de 2017 em Belém-PA. O objetivo principal é organizar a metodologia de criação cênica desenvolvida durante este processo criativo. Para isso, ativaremos os escritos de Gaston Bachelard em A poética do devaneio e A poética do espaço aliando-os a Dramaturgia pessoal do ator de Wlad Lima e aos estudos de Josette Féral sobre o teatro-performativo. Esta escrita é desenvolvida do ponto de vista do encenador-performer deste espetáculo que utiliza de sua liberdade poética para dialogar com a persona que se exteriorizou durante este processo criativo, apresentando esse recorte de sua memória como um Flâneur, que observa e analisa sua trajetória. Neste memorial descritivo expõe-se consecutivamente em suas três seções: os devaneios poéticos autobiográficos antecedentes da criação cênica; os conceitos e metodologias escolhidas para este processo criativo; e as exemplificações da utilização da poética pessoal na encenação de um teatro performativo. 2019-08-16T15:21:27Z 2019-08-16T15:21:27Z 2018-03-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS JÚNIOR , Paulo César Sousa dos. 1800 - O grito da família morta: a poética pessoal na encenação de um teatro performativo. Orientadora: Ana Karine Jansen de Amorim. 2018. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1658. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1658 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Teatro - Processo criativo Dramaturgia Espetáculo de teatro CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA |
spellingShingle |
Teatro - Processo criativo Dramaturgia Espetáculo de teatro CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA SANTOS JÚNIOR, Paulo César Sousa dos 1800 - O grito da família morta: a poética pessoal na encenação de um teatro performativo |
topic_facet |
Teatro - Processo criativo Dramaturgia Espetáculo de teatro CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA |
description |
This work is a descriptive memorial of the process of creation of the 1800 spectacle - the cry of the Morta family developed at Zecas Coletivo de Teatro, in 2017 in Belém-PA. The main purpose of this memorial is to organize the scenic creation methodology developed during this creative process. To do this, we will activate the writings of Gaston Bachelard in The Poetics of Daydream and The Poetics of Space, combining them with the personal dramaturgy of the actor of Wlad Lima and the studies of Josette Féral on the theater-performative. This writing is developed from the point of view of the director-performer of this show who uses his poetic freedom to dialogue with the person who was externalized during this creative process, presenting this cut of his memory as a Flâneur, who observes and analyzes his trajectory. In this descriptive memorandum it is exposed consecutively in its three sessions: the autobiographical poetic reveries antecedent to the scenic creation; the concepts and methodologies chosen for this creative process; and the exemplifications of the use of personal poetry in the performance of a performative theater. |
author_additional |
AMORIM, Ana Karine Jansen de |
author_additionalStr |
AMORIM, Ana Karine Jansen de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SANTOS JÚNIOR, Paulo César Sousa dos |
title |
1800 - O grito da família morta: a poética pessoal na encenação de um teatro performativo |
title_short |
1800 - O grito da família morta: a poética pessoal na encenação de um teatro performativo |
title_full |
1800 - O grito da família morta: a poética pessoal na encenação de um teatro performativo |
title_fullStr |
1800 - O grito da família morta: a poética pessoal na encenação de um teatro performativo |
title_full_unstemmed |
1800 - O grito da família morta: a poética pessoal na encenação de um teatro performativo |
title_sort |
1800 - o grito da família morta: a poética pessoal na encenação de um teatro performativo |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1658 |
_version_ |
1787154797757988864 |
score |
11.753735 |