Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Cuca fresca: um jogo da memória adaptável para crianças com deficiência

Educational Technology is an area of knowledge that proposes the use of technologies as part of the pedagogical project of knowledge construction. In this context, digital games can be integrated into the educational process, allowing children to experience playful moments as part of learning. Ho...

ver descrição completa

Autor principal: CARVALHO, Caio Pinheiro de
Outros Autores: ESCUDEIRO, Gabriel de Magalhães
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2083
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2083
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-20832024-02-16T11:56:05Z Cuca fresca: um jogo da memória adaptável para crianças com deficiência CARVALHO, Caio Pinheiro de ESCUDEIRO, Gabriel de Magalhães MOTA, Marcelle Pereira http://lattes.cnpq.br/2130563131041136 Tecnologia educacional Jogo da memória Personalização da interação Inclusão social CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Educational Technology is an area of knowledge that proposes the use of technologies as part of the pedagogical project of knowledge construction. In this context, digital games can be integrated into the educational process, allowing children to experience playful moments as part of learning. However, children with disabilities or reduced mobility have difficulties because most educational applications available in the market presents little or no customization option for the social inclusion of this public. Keeping this in mind, Cuca Fresca was developed, an adaptable memory game allowing customizable configurations such as theme creation, color adjustment, timer setting, and other parameters. This work describes the game implementation process, along with the tools used. Usability tests and data collection were performed with health professionals specialized in the care of children with disabilities. Also, feasibility tests were performed to verify the behavior of the game with a non-conventional interaction (head tracking). The results indicate a great acceptance of the idea of personalizing forms of interaction for children who need specialized and personalized attention. Tecnologia Educacional é uma área de conhecimento que propõe a utilização de tecnologias como parte do processo pedagógico de construção do conhecimento. Nesse contexto, jogos digitais podem ser integrados no processo educativo, permitindo que crianças experimentem momentos lúdicos como parte do processo de aprendizagem. Porém, crianças com deficiência ou mobilidade reduzida sofrem pois boa parte dos aplicativos educativos disponíveis no mercado apresenta pouca ou nenhuma opção de customização para a inclusão social deste público. Tendo isso em mente, foi desenvolvido o Cuca Fresca, um jogo da memória adaptável, que permite configurações personalizáveis como a criação de temas de cartas, alteração de cores, temporizadores, entre outros parâmetros. Este trabalho descreve o processo de implementação do jogo, assim como as ferramentas utilizadas. Foram realizados testes de usabilidade e coleta de dados com profissionais de saúde especialistas no atendimento de crianças com deficiências. Também foram realizados testes de viabilidade para verificar o comportamento do jogo com um tipo de interação não convencional (rastreamento de cabeça). Os resultados apontam uma boa aceitação da ideia de personalização de formas de interação para crianças que precisam de atendimento especializado 2019-09-19T15:25:04Z 2019-09-19T15:25:04Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CARVALHO, Caio Pinheiro de; ESCUDEIRO, Gabriel de Magalhães. Cuca fresca: um jogo da memória adaptável para crianças com deficiência. Orientadora: Marcelle Pereira Mota. 2018. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Faculdade de Computação, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2083. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2083 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Tecnologia educacional
Jogo da memória
Personalização da interação
Inclusão social
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
spellingShingle Tecnologia educacional
Jogo da memória
Personalização da interação
Inclusão social
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CARVALHO, Caio Pinheiro de
Cuca fresca: um jogo da memória adaptável para crianças com deficiência
topic_facet Tecnologia educacional
Jogo da memória
Personalização da interação
Inclusão social
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description Educational Technology is an area of knowledge that proposes the use of technologies as part of the pedagogical project of knowledge construction. In this context, digital games can be integrated into the educational process, allowing children to experience playful moments as part of learning. However, children with disabilities or reduced mobility have difficulties because most educational applications available in the market presents little or no customization option for the social inclusion of this public. Keeping this in mind, Cuca Fresca was developed, an adaptable memory game allowing customizable configurations such as theme creation, color adjustment, timer setting, and other parameters. This work describes the game implementation process, along with the tools used. Usability tests and data collection were performed with health professionals specialized in the care of children with disabilities. Also, feasibility tests were performed to verify the behavior of the game with a non-conventional interaction (head tracking). The results indicate a great acceptance of the idea of personalizing forms of interaction for children who need specialized and personalized attention.
author_additional MOTA, Marcelle Pereira
author_additionalStr MOTA, Marcelle Pereira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CARVALHO, Caio Pinheiro de
author2 ESCUDEIRO, Gabriel de Magalhães
author2Str ESCUDEIRO, Gabriel de Magalhães
title Cuca fresca: um jogo da memória adaptável para crianças com deficiência
title_short Cuca fresca: um jogo da memória adaptável para crianças com deficiência
title_full Cuca fresca: um jogo da memória adaptável para crianças com deficiência
title_fullStr Cuca fresca: um jogo da memória adaptável para crianças com deficiência
title_full_unstemmed Cuca fresca: um jogo da memória adaptável para crianças com deficiência
title_sort cuca fresca: um jogo da memória adaptável para crianças com deficiência
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2083
_version_ 1796836664525455360
score 11.753896