Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O processo de ensino-aprendizagem de uma criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): um estudo de caso

O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é, por meio de um relato de caso, analisar o processo de ensino-aprendizagem de um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, a partir da observação realizada no contexto escolar do aluno. Para tanto, apresento a história de Carlos, e...

ver descrição completa

Autor principal: AMARAL, Daniela Pantoja do
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2489
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2489
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-24892021-09-02T19:37:00Z O processo de ensino-aprendizagem de uma criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): um estudo de caso AMARAL, Daniela Pantoja do LIMA, Maria do Socorro Pereira http://lattes.cnpq.br/7102997355677802 Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade Ensino - Aprendizagem Desenvolvimento CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é, por meio de um relato de caso, analisar o processo de ensino-aprendizagem de um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, a partir da observação realizada no contexto escolar do aluno. Para tanto, apresento a história de Carlos, estudante do 3º ano do ensino fundamental e portador do diagnóstico de TDAH. Para a geração dos dados, foram realizadas entrevistas com o menino, seus professores e sua mãe, além de observação em sala de aula no período de 21 dias. O referencial teórico conta com ABDA (2017), Maia e Confortin (2015) e outros para a discussão de TDAH, para a temática Inclusão acionei Priscila Augusta Lima (2006) e para discussão de Ensino aprendizagem dessas crianças acionei Barini e Hage (2015), Maia e Confortin (2015) e outros. Os resultados revelam que a internalização da condição de desatento e agitado influenciou desfavoravelmente o processo de ensino aprendizagem da criança, contudo, apesar das dificuldades esse processo é realizado e tem tido avanços significativos no desenvolvimento do aluno. 2019-11-11T18:32:54Z 2019-11-11T18:32:54Z 2019-07-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação AMARAL, Daniela Pantoja do. O processo de ensino-aprendizagem de uma criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): um estudo de caso. Orientadora: Maria do Socorro Pereira Lima. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2489. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2489 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
Ensino - Aprendizagem
Desenvolvimento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
Ensino - Aprendizagem
Desenvolvimento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
AMARAL, Daniela Pantoja do
O processo de ensino-aprendizagem de uma criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): um estudo de caso
topic_facet Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
Ensino - Aprendizagem
Desenvolvimento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é, por meio de um relato de caso, analisar o processo de ensino-aprendizagem de um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, a partir da observação realizada no contexto escolar do aluno. Para tanto, apresento a história de Carlos, estudante do 3º ano do ensino fundamental e portador do diagnóstico de TDAH. Para a geração dos dados, foram realizadas entrevistas com o menino, seus professores e sua mãe, além de observação em sala de aula no período de 21 dias. O referencial teórico conta com ABDA (2017), Maia e Confortin (2015) e outros para a discussão de TDAH, para a temática Inclusão acionei Priscila Augusta Lima (2006) e para discussão de Ensino aprendizagem dessas crianças acionei Barini e Hage (2015), Maia e Confortin (2015) e outros. Os resultados revelam que a internalização da condição de desatento e agitado influenciou desfavoravelmente o processo de ensino aprendizagem da criança, contudo, apesar das dificuldades esse processo é realizado e tem tido avanços significativos no desenvolvimento do aluno.
author_additional LIMA, Maria do Socorro Pereira
author_additionalStr LIMA, Maria do Socorro Pereira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author AMARAL, Daniela Pantoja do
title O processo de ensino-aprendizagem de uma criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): um estudo de caso
title_short O processo de ensino-aprendizagem de uma criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): um estudo de caso
title_full O processo de ensino-aprendizagem de uma criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): um estudo de caso
title_fullStr O processo de ensino-aprendizagem de uma criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): um estudo de caso
title_full_unstemmed O processo de ensino-aprendizagem de uma criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): um estudo de caso
title_sort o processo de ensino-aprendizagem de uma criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (tdah): um estudo de caso
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2489
_version_ 1787154838483632128
score 11.755432