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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O atendimento educacional especializado na Associação Beneficente de Educação e Neurofuncional Miltom Mello
O processo de consolidação da Educação Especial caracterizou-se por um período de segregação, onde as pessoas com deficiência eram tratadas com diferença e eram privadas tanto do convívio social quanto do direito à escolarização. No entanto, a partir de iniciativas particulares e isoladas, nos anos...
Autor principal: | SANTOS, Alessandra Wilma Lima |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2507 |
Resumo: |
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O processo de consolidação da Educação Especial caracterizou-se por um período de segregação, onde as pessoas com deficiência eram tratadas com diferença e eram privadas tanto do convívio social quanto do direito à escolarização. No entanto, a partir de iniciativas particulares e isoladas, nos anos 60, vemos uma nova configuração se formando para que a educação especial se consolide de fato na perspectiva Inclusiva, inclusive com a implantação de escolas especializadas, a exemplo da Associação Beneficente de Educação e Neurofuncional Milton Melo. Dessa forma, o presente trabalho traz a temática que tem como objetivo conhecer a Associação Beneficente de Educação e Neurofuncional Milton Melo, bem como o método utilizado e sua aplicação no Atendimento Educacional Especializado ofertado as crianças com deficiência. Como método de pesquisa, o trabalho está centrado no processo de pesquisa qualitativa e documental com referencial teórico pautados nos estudos de Mantoan (2010), Glat (2005) e Mazzota (2005).Contudo, essa nova perspectiva de educação leva à vários questionamentos, inclusive por se tratar de uma modalidade de ensino que se caracteriza em proporcionar educação de qualidade e bem estar à pessoas com deficiência, e na escola pesquisada não é diferente, pois a escola além de fazer um trabalho diferenciado, o faz também em paralelo com a escola regular. Portanto, os achados revelam, que há sim a possibilidade de se fazer esse modelo de educação distinta e voltada para a pessoa com deficiência, utilizando o Atendimento Educacional Especializado, tanto na escola comum quanto na escola especializada, a exemplo da Associação Milton Melo. |