Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A Ludicidade em turma de séries iniciais: uma análise das práticas pedagógicas em uma escola no meio rural do município de Breves-Marajó-PA

The present work seeks in the ludic a response to the application of teaching learning with elementary school students in a rural school in the municipality of Breves, where the logic is to show based on a research conducted in a group with this profile, how this works the playful and can change the...

ver descrição completa

Autor principal: ALVES, Rosinete Viana
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2642
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2642
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-26422022-10-19T03:04:51Z A Ludicidade em turma de séries iniciais: uma análise das práticas pedagógicas em uma escola no meio rural do município de Breves-Marajó-PA ALVES, Rosinete Viana FERREIRA, Raimundo Renato Balieiro http://lattes.cnpq.br/0196450688112520 Educação Ludicidade Ensino - aprendizagem Education Teaching and learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL The present work seeks in the ludic a response to the application of teaching learning with elementary school students in a rural school in the municipality of Breves, where the logic is to show based on a research conducted in a group with this profile, how this works the playful and can change the focus of education in this place. For the basis of this analysis we have an interview with the teacher regent and on top of this we seek to analyze his practical works. We searched for theoretical underpinnings in KISHIMOTO, T. M .; PIAGET, J.A .; TUBINO, L.B. among others. For the research we use the qualitative method. The theme of the ludic presented here does not have an aspect for the entertainment or hobby, but as a point of reference for the student to enter the theme, for this is sought to show the way the teacher works and his attitude towards diversity of application that the games and the games provide both for the students to feel involved, so that the latter can understand the content itself without having to do it in a mechanized way, for this, it is based on a script that goes from the interview with the teacher to the way he works the playful relation to the curricular activities. O presente trabalho busca no lúdico uma resposta para a aplicação do ensino aprendizagem com alunos do Ensino Fundamental em uma escola da zona rural do município de Breves, onde a lógica é mostrar com base em uma pesquisa realizada numa turma com este perfil, como esta trabalha o lúdico e pode mudar o foco da educação neste local. Para a base desta análise contamos com uma entrevista com o professor regente e em cima disto buscamos analisar seus trabalhos práticos. Buscamos embasamentos teóricos em KISHIMOTO, T. M.; PIAGET, J. A.; TUBINO, L.B. entre outros. Para a pesquisa utilizamos o método qualitativo. A temática do lúdico apresentada aqui não o tem um aspecto para o entretenimento ou passatempo, mas como um ponto de referência para que o aluno adentre à temática, para isto busca-se mostrar a maneira como o professor trabalha e a sua postura diante da diversidade de aplicação que os jogos e as brincadeiras proporcionam tanto para os alunos se sentirem envolvidos, quanto para que este possa compreender o conteúdo em si sem precisar que o faça de forma mecanizada, para isto, fundamenta-se em um roteiro que vai desde a entrevista com o docente à forma como ele trabalha a relação lúdico diante das atividades curriculares 2019-12-17T19:23:48Z 2019-12-17T19:23:48Z 2019-03-01 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALVES, Rosinete Viana. A ludicidade em turma de séries iniciais: uma análise das práticas pedagógicas em uma escola no meio rural do município de Breves-Marajó-PA. Orientador: Raimundo Renato Balieiro Ferreira. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário do Marajó-Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2642. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2642 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibbreves@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação
Ludicidade
Ensino - aprendizagem
Education
Teaching and learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
spellingShingle Educação
Ludicidade
Ensino - aprendizagem
Education
Teaching and learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
ALVES, Rosinete Viana
A Ludicidade em turma de séries iniciais: uma análise das práticas pedagógicas em uma escola no meio rural do município de Breves-Marajó-PA
topic_facet Educação
Ludicidade
Ensino - aprendizagem
Education
Teaching and learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description The present work seeks in the ludic a response to the application of teaching learning with elementary school students in a rural school in the municipality of Breves, where the logic is to show based on a research conducted in a group with this profile, how this works the playful and can change the focus of education in this place. For the basis of this analysis we have an interview with the teacher regent and on top of this we seek to analyze his practical works. We searched for theoretical underpinnings in KISHIMOTO, T. M .; PIAGET, J.A .; TUBINO, L.B. among others. For the research we use the qualitative method. The theme of the ludic presented here does not have an aspect for the entertainment or hobby, but as a point of reference for the student to enter the theme, for this is sought to show the way the teacher works and his attitude towards diversity of application that the games and the games provide both for the students to feel involved, so that the latter can understand the content itself without having to do it in a mechanized way, for this, it is based on a script that goes from the interview with the teacher to the way he works the playful relation to the curricular activities.
author_additional FERREIRA, Raimundo Renato Balieiro
author_additionalStr FERREIRA, Raimundo Renato Balieiro
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ALVES, Rosinete Viana
title A Ludicidade em turma de séries iniciais: uma análise das práticas pedagógicas em uma escola no meio rural do município de Breves-Marajó-PA
title_short A Ludicidade em turma de séries iniciais: uma análise das práticas pedagógicas em uma escola no meio rural do município de Breves-Marajó-PA
title_full A Ludicidade em turma de séries iniciais: uma análise das práticas pedagógicas em uma escola no meio rural do município de Breves-Marajó-PA
title_fullStr A Ludicidade em turma de séries iniciais: uma análise das práticas pedagógicas em uma escola no meio rural do município de Breves-Marajó-PA
title_full_unstemmed A Ludicidade em turma de séries iniciais: uma análise das práticas pedagógicas em uma escola no meio rural do município de Breves-Marajó-PA
title_sort ludicidade em turma de séries iniciais: uma análise das práticas pedagógicas em uma escola no meio rural do município de breves-marajó-pa
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2642
_version_ 1787154908066086912
score 11.675088