Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Relato de experiência sobre a utilização de um vocalizador gratuito para dispositivos móveis em um centro de reabilitação

This work delivers a new version of a free mobile vocalizer on the Android plat-form called VoxLaPS and describes the experience of using it as a resource for color train-ing in a rehab center. Voicers are Assistive Technology tools that seek to offer Alternative Communication through graphic symbol...

ver descrição completa

Autor principal: FIGUEIREDO JUNIOR, Jefferson Ferreira de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2795
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2795
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-27952020-01-21T03:00:19Z Relato de experiência sobre a utilização de um vocalizador gratuito para dispositivos móveis em um centro de reabilitação FIGUEIREDO JUNIOR, Jefferson Ferreira de SAMPAIO NETO, Nelson Cruz http://lattes.cnpq.br/9756167788721062 Tecnologia assistiva Comunicação alternativa Vocalizador Português brasileiro CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO This work delivers a new version of a free mobile vocalizer on the Android plat-form called VoxLaPS and describes the experience of using it as a resource for color train-ing in a rehab center. Voicers are Assistive Technology tools that seek to offer Alternative Communication through graphic symbols, images, photographs, to people with disabilities that interfere with their ability to communicate (speech). Many voicers are available in the market, however, few are free and focused on the Portuguese language, which obviously hampers its use by a large part of the population. And this is the gap that this research seeks to mitigate. The second part of the paper shows an experience report on the use of the voicer proposed in the Calabrian Special Shelter (AEC) and the Special Reference Unit on Child Rehabilitation (URE-REI), where children and adolescents with neurological pathol-ogies are welcomed and cared for. In all, four previously selected children performed prac-tical activities, focusing on color learning, using VoxLaPS with the supervision of profes-sionals who work in the shelter. The author followed the sessions, that is, did not have any effective participation in the activities. Regarding the results, few gains were observed in relation to color learning due to the short time of use. However, the professionals consid-ered that the tool is a positive reinforcement in the treatment and no negative effect was observed in the use during the activities. Este trabalho entrega uma nova versão de um vocalizador gratuito para dispositivos móveis na plataforma Android, chamado VoxLaPS, e descreve a experiência da sua utilização como recurso para o treino de cores em um centro de reabilitação. Os vocalizadores são ferramentas de Tecnologia Assistiva que buscam oferecer Comunicação Alternativa através de símbolos gráficos, imagens, fotografias, às pessoas com deficiências que interferem na sua capacidade de comunicação (fala). Muitos são os vocalizadores disponíveis no mercado, porém, poucos são gratuitos e focados na língua portuguesa, o que, obviamente, dificulta seu uso por grande parte da população. E é essa a lacuna que esta pesquisa busca mitigar. A segunda parte do trabalho mostra um relato de experiência do uso do vocalizador proposto no Abrigo Especial Calabriano (AEC) e Unidade de Referência Especial em Reabilitação Infantil (URE-REI), onde são acolhidas e atendidas crianças e adolescentes com patologias neurológicas. Ao todo, quatro crianças previamente selecionadas realizaram atividades práticas, com foco no aprendizado de cores, usando o VoxLaPS com a supervisão de profissionais que atuam no abrigo. O autor acompanhou as sessões, ou seja, não teve qualquer participação efetiva nas atividades. Sobre os resultados, poucos ganhos foram observados com relação ao aprendizado das cores, em virtude do pequeno tempo de uso. Contudo, os profissionais opinaram que a ferramenta é um reforço positivo no tratamento e não foi observado nenhum efeito negativo no uso da mesma durante as atividades. 2020-01-20T13:09:33Z 2020-01-20T13:09:33Z 2017-03-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FIGUEIREDO JUNIOR, Jefferson Ferreira de. Relato de experiência sobre a utilização de um vocalizador gratuito para dispositivos móveis em um centro de reabilitação. Orientador: Nelson Cruz Sampaio Neto. 2017. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Faculdade de Computação, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2795. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2795 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Tecnologia assistiva
Comunicação alternativa
Vocalizador
Português brasileiro
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
spellingShingle Tecnologia assistiva
Comunicação alternativa
Vocalizador
Português brasileiro
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
FIGUEIREDO JUNIOR, Jefferson Ferreira de
Relato de experiência sobre a utilização de um vocalizador gratuito para dispositivos móveis em um centro de reabilitação
topic_facet Tecnologia assistiva
Comunicação alternativa
Vocalizador
Português brasileiro
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description This work delivers a new version of a free mobile vocalizer on the Android plat-form called VoxLaPS and describes the experience of using it as a resource for color train-ing in a rehab center. Voicers are Assistive Technology tools that seek to offer Alternative Communication through graphic symbols, images, photographs, to people with disabilities that interfere with their ability to communicate (speech). Many voicers are available in the market, however, few are free and focused on the Portuguese language, which obviously hampers its use by a large part of the population. And this is the gap that this research seeks to mitigate. The second part of the paper shows an experience report on the use of the voicer proposed in the Calabrian Special Shelter (AEC) and the Special Reference Unit on Child Rehabilitation (URE-REI), where children and adolescents with neurological pathol-ogies are welcomed and cared for. In all, four previously selected children performed prac-tical activities, focusing on color learning, using VoxLaPS with the supervision of profes-sionals who work in the shelter. The author followed the sessions, that is, did not have any effective participation in the activities. Regarding the results, few gains were observed in relation to color learning due to the short time of use. However, the professionals consid-ered that the tool is a positive reinforcement in the treatment and no negative effect was observed in the use during the activities.
author_additional SAMPAIO NETO, Nelson Cruz
author_additionalStr SAMPAIO NETO, Nelson Cruz
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author FIGUEIREDO JUNIOR, Jefferson Ferreira de
title Relato de experiência sobre a utilização de um vocalizador gratuito para dispositivos móveis em um centro de reabilitação
title_short Relato de experiência sobre a utilização de um vocalizador gratuito para dispositivos móveis em um centro de reabilitação
title_full Relato de experiência sobre a utilização de um vocalizador gratuito para dispositivos móveis em um centro de reabilitação
title_fullStr Relato de experiência sobre a utilização de um vocalizador gratuito para dispositivos móveis em um centro de reabilitação
title_full_unstemmed Relato de experiência sobre a utilização de um vocalizador gratuito para dispositivos móveis em um centro de reabilitação
title_sort relato de experiência sobre a utilização de um vocalizador gratuito para dispositivos móveis em um centro de reabilitação
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2795
_version_ 1787154912345325568
score 11.753735