/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A formação inicial em educação física para a inclusão em escolas
The present study deals with na analysis of the initial training in physical education for the inclusive scholastic work of students, and has as a lócus of research and data collection the Federal University of Pará. The objectives proposed were to analyze the training of the academic graduates of...
Autor principal: | SILVA, Jéssica Freitas |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2811 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2811 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28112022-07-06T14:33:16Z A formação inicial em educação física para a inclusão em escolas SILVA, Jéssica Freitas KANEKO, Gláucia Lobato http://lattes.cnpq.br/0456686615099537 Educação física - Formação de professor Educação física inclusiva Formação inicial de professores Educação escolar inclusiva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO The present study deals with na analysis of the initial training in physical education for the inclusive scholastic work of students, and has as a lócus of research and data collection the Federal University of Pará. The objectives proposed were to analyze the training of the academic graduates of the Federal University of Pará from the Physical Education course for inclusive school performance, to identify the understanding of these academics regarding the qualification to work with inclusion and to point out the importance of the disciplines that approach Inclusive Physical Education. For this, dialogues were established with authors Who discuss this área after a bibliographical research, as well as historical contextualizations about inclusion and physical education. This study was based on qualitative research, a questionnaire was applied, data analysis and comparisons with the literature and PPP of the course. We show at the end of this research and in discussions that it is necessary debates, problematizations that lead to contributions for the development of na initial formation that qualifies the future professor of physical education to work in an inclusive way in the school context. O presente estudo trata de uma análise formação inicial em educação física para o trabalho escolar inclusivo de alunos formandos, e tem como lócus de pesquisa e coleta de dados a Universidade Federal do Pará. Os objetivos propostos foram analisar a formação dos acadêmicos formandos da Universidade Federal do Pará do curso de Educação Física para atuação escolar inclusiva, identificar a compreensão desses acadêmicos a respeito da qualificação para o trabalho com a inclusão e apontar a importância das disciplinas que abordam a Educação Física Inclusiva. Para isso foi estabelecido diálogos com autores que discutem essa área após uma pesquisa bibliográfica, além de contextualizações históricas acerca da inclusão e da educação física. Este estudo se valeu da pesquisa de caráter qualitativo, houve aplicação de um questionário, posterior análise dos dados e comparações com a literatura e o PPP do curso. Evidenciamos ao final desta pesquisa e em discussões que são necessários debates, problematizações que levem a contribuições para o desenvolvimento de uma formação inicial que qualifique o futuro professor de educação física para trabalhar de forma inclusiva no contexto escolar. 2020-01-27T18:37:31Z 2020-01-27T18:37:31Z 2018-12-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Jéssica Freitas. A formação inicial em educação física para a inclusão em escolas. Orientadora: Gláucia Lobato Kaneko. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2811. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2811 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação física - Formação de professor Educação física inclusiva Formação inicial de professores Educação escolar inclusiva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
spellingShingle |
Educação física - Formação de professor Educação física inclusiva Formação inicial de professores Educação escolar inclusiva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO SILVA, Jéssica Freitas A formação inicial em educação física para a inclusão em escolas |
topic_facet |
Educação física - Formação de professor Educação física inclusiva Formação inicial de professores Educação escolar inclusiva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
description |
The present study deals with na analysis of the initial training in physical education for the inclusive
scholastic work of students, and has as a lócus of research and data collection the Federal University
of Pará. The objectives proposed were to analyze the training of the academic graduates of the
Federal University of Pará from the Physical Education course for inclusive school performance, to
identify the understanding of these academics regarding the qualification to work with inclusion and to
point out the importance of the disciplines that approach Inclusive Physical Education. For this,
dialogues were established with authors Who discuss this área after a bibliographical research, as
well as historical contextualizations about inclusion and physical education. This study was based on
qualitative research, a questionnaire was applied, data analysis and comparisons with the literature
and PPP of the course. We show at the end of this research and in discussions that it is necessary
debates, problematizations that lead to contributions for the development of na initial formation that
qualifies the future professor of physical education to work in an inclusive way in the school context. |
author_additional |
KANEKO, Gláucia Lobato |
author_additionalStr |
KANEKO, Gláucia Lobato |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Jéssica Freitas |
title |
A formação inicial em educação física para a inclusão em escolas |
title_short |
A formação inicial em educação física para a inclusão em escolas |
title_full |
A formação inicial em educação física para a inclusão em escolas |
title_fullStr |
A formação inicial em educação física para a inclusão em escolas |
title_full_unstemmed |
A formação inicial em educação física para a inclusão em escolas |
title_sort |
formação inicial em educação física para a inclusão em escolas |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2811 |
_version_ |
1787154915460644864 |
score |
11.753735 |