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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Sexualidade nos anos iniciais: um direito da criança e uma responsabilidade também das escolas
Este artigo aborda o tema sexualidade infantil visando à necessidade de trabalhar essa temática no contexto escolar para os anos iniciais, de forma adequada, onde a criança obtenha a aprendizagem numa perspectiva também de prevenção contra o abuso sexual. De acordo com essa abordagem a pesquisa e...
Autor principal: | SILVA, Isabel Cristina Fonseca |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2817 |
Resumo: |
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Este artigo aborda o tema sexualidade infantil visando à necessidade de trabalhar essa
temática no contexto escolar para os anos iniciais, de forma adequada, onde a criança obtenha
a aprendizagem numa perspectiva também de prevenção contra o abuso sexual. De acordo
com essa abordagem a pesquisa e de cunho bibliográfico onde existem documentos oficiais
como Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e Diretrizes Curriculares Nacionais da
Educação Básica (2013), que justificam essa necessidade de falar sobre a sexualidade e o
direito de aprender dessas crianças, onde o professor precisa estar preparado com bases
informativas que de fato esclareça as diferenças entre os termos sexo e sexualidade, para que
o mesmo adquira conceitos construtivos para trabalhar com naturalidade oque faz parte do
processo de desenvolvimento humano. Objetiva-se apresentar através de argumentos
conceituais, metodológicos e pedagógicos sobre o tema; além de diretrizes que apresentam
aspectos importantes para se explorar a temática sexualidade no contexto escolar para
crianças, o que favorece o desenvolvimento psicossocial, o direito de ter acesso à discussão de
qualidade, sobre a sexualidade e o papel que cabe a escola e ao professor em atender e
garantir esse direito. Contudo são discussões que levam a uma reflexão mais ampla sobre o
que será importante conhecer sobre o assunto numa intervenção pedagógica e sistematizada
por princípios norteadores como a importância da sexualidade na infância, a questão
comportamental, anatomia, relações interpessoais e o desenvolvimento psíquico e intelectual
da criança. |