Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Educação especial e educação de jovens e adultos: os desdobramentos na interconexão em uma turma da EJA da rede estadual em Belém/Pa

The present work presents developments in the interconnection between Youth and Adult Education and Inclusive Education based on the reality of a class in a state school in the city of Belém / PA. This is a qualitative research, of the type of case study, which was motivated by the question: how are...

ver descrição completa

Autor principal: ARAÚJO, Danielle Sena de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2834
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2834
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28342020-02-07T21:31:06Z Educação especial e educação de jovens e adultos: os desdobramentos na interconexão em uma turma da EJA da rede estadual em Belém/Pa ARAÚJO, Danielle Sena de SOARES, Maria Eliana http://lattes.cnpq.br/9877259421987347 https://orcid.org/0000-0001-8269-6184 Educação inclusiva Educação de Jovens e Adultos Atendimento Educacional Especializado Inclusive education Youth and Adult Education Specialized Educational Assistance CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS The present work presents developments in the interconnection between Youth and Adult Education and Inclusive Education based on the reality of a class in a state school in the city of Belém / PA. This is a qualitative research, of the type of case study, which was motivated by the question: how are the developments in the interconnection of Inclusive Education and Education of Youth and Adults? It aims to analyze aspects that can configure these unfolding, and as an investigative instrument, on-site observations were used, and a questionnaire was applied to the class teacher, and interpretive analysis was used as the method of analysis. The results indicated that although the teacher in her answers sometimes made a mistake in the inclusive discourse, she was able to talk for a few moments with the ESA teacher, so that the practices would approach as much as possible for an education for all, for a citizen education. We believe in the possibility of an articulation between the institutional organizations and of educational practices that allow the disabled student in an EJA class to broaden their view on the knowledge acquired throughout the life, for that, it becomes necessary that the theory and the doing inclusive education are more perennial for the development of this proposal. O presente trabalho apresenta desdobramentos na interconexão entre Educação de Jovens e Adultos e Educação Inclusiva com base na realidade de uma turma numa escola da rede estadual de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Belém/PA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que foi motivada pela indagação: como se configuram os desdobramentos na interconexão da Educação Inclusiva e da Educação de Jovens e Adultos? Tem como objetivo analisar aspectos que podem configurar esses desdobramentos, e como instrumento investigativo utilizou-se observações in loco, e um questionário aplicado à professora da turma, e, como método de análise utilizou-se a análise interpretativa. Os resultados indicaram que apesar de a professora em suas respostas por vezes se equivocar no discurso inclusivo ela conseguia dialogar alguns momentos com a professora do AEE, de modo que as práticas se aproximassem o máximo possível para uma educação para todos, para uma educação cidadã. Acreditamos na possibilidade de uma articulação entre as organizações institucionais e de práticas educativas que possibilitem ao aluno com deficiência em uma turma de EJA ampliar sua visão sobre os conhecimentos adquiridos ao longo da vida, para tanto, faz-se necessário que a teoria e o fazer educação com inclusão estejam mais perenes para o desenvolvimento desta proposta. 2020-01-29T23:03:03Z 2020-01-29T23:03:03Z 2018-03-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ARAÚJO, Danielle Sena de. Educação especial e educação de jovens e adultos: os desdobramentos na interconexão em uma turma da EJA da rede estadual em Belém/Pa. Orientadora: Maria Eliana Soares. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2834. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2834 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação inclusiva
Educação de Jovens e Adultos
Atendimento Educacional Especializado
Inclusive education
Youth and Adult Education
Specialized Educational Assistance
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
spellingShingle Educação inclusiva
Educação de Jovens e Adultos
Atendimento Educacional Especializado
Inclusive education
Youth and Adult Education
Specialized Educational Assistance
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
ARAÚJO, Danielle Sena de
Educação especial e educação de jovens e adultos: os desdobramentos na interconexão em uma turma da EJA da rede estadual em Belém/Pa
topic_facet Educação inclusiva
Educação de Jovens e Adultos
Atendimento Educacional Especializado
Inclusive education
Youth and Adult Education
Specialized Educational Assistance
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
description The present work presents developments in the interconnection between Youth and Adult Education and Inclusive Education based on the reality of a class in a state school in the city of Belém / PA. This is a qualitative research, of the type of case study, which was motivated by the question: how are the developments in the interconnection of Inclusive Education and Education of Youth and Adults? It aims to analyze aspects that can configure these unfolding, and as an investigative instrument, on-site observations were used, and a questionnaire was applied to the class teacher, and interpretive analysis was used as the method of analysis. The results indicated that although the teacher in her answers sometimes made a mistake in the inclusive discourse, she was able to talk for a few moments with the ESA teacher, so that the practices would approach as much as possible for an education for all, for a citizen education. We believe in the possibility of an articulation between the institutional organizations and of educational practices that allow the disabled student in an EJA class to broaden their view on the knowledge acquired throughout the life, for that, it becomes necessary that the theory and the doing inclusive education are more perennial for the development of this proposal.
author_additional SOARES, Maria Eliana
author_additionalStr SOARES, Maria Eliana
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ARAÚJO, Danielle Sena de
title Educação especial e educação de jovens e adultos: os desdobramentos na interconexão em uma turma da EJA da rede estadual em Belém/Pa
title_short Educação especial e educação de jovens e adultos: os desdobramentos na interconexão em uma turma da EJA da rede estadual em Belém/Pa
title_full Educação especial e educação de jovens e adultos: os desdobramentos na interconexão em uma turma da EJA da rede estadual em Belém/Pa
title_fullStr Educação especial e educação de jovens e adultos: os desdobramentos na interconexão em uma turma da EJA da rede estadual em Belém/Pa
title_full_unstemmed Educação especial e educação de jovens e adultos: os desdobramentos na interconexão em uma turma da EJA da rede estadual em Belém/Pa
title_sort educação especial e educação de jovens e adultos: os desdobramentos na interconexão em uma turma da eja da rede estadual em belém/pa
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2834
_version_ 1787154929320722432
score 11.653393