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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Relações semânticas entre língua materna e matemática: uma conexão possível
Neste estudo apresentamos a relação semântica entre a língua materna e a linguagem matemática. Especificamente, descrevemos a impregnação mútua entre a Língua Materna e Matemática; analisamos a metáfora e a polissemia na relação de dependência entre a Língua Materna e a Matemática; buscamos contribu...
Autor principal: | MACIEL, Márcio José Duarte |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28402020-02-07T21:14:13Z Relações semânticas entre língua materna e matemática: uma conexão possível MACIEL, Márcio José Duarte CARVALHO, Francisca Maria http://lattes.cnpq.br/4675561460433167 Língua materna Matemática Metáfora Polissemia CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Neste estudo apresentamos a relação semântica entre a língua materna e a linguagem matemática. Especificamente, descrevemos a impregnação mútua entre a Língua Materna e Matemática; analisamos a metáfora e a polissemia na relação de dependência entre a Língua Materna e a Matemática; buscamos contribuir no ensino-aprendizagem da Língua Materna e da Matemática na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Adotamos como aporte teórico Machado (1993) que apresenta a impregnação da mútua da língua materna e da língua Matemática. O material do estudo compôs 10 (dez) expressões retiradas de Machado. Destas expressões analisamos 10 (dez) palavras com funções matemáticas e linguísticas: denominador, coordenadas, arestas; tangente; ângulo, retidão; xis; círculo; esfera; infinitas. Desta forma, examinamos primeiramente as palavras; em seguida, o significado delas nas expressões no contexto social. Os resultados confirmaram a teoria de Machado (1993) de que há uma relação mútua entre a Língua Materna e a Matemática. 2020-01-30T00:40:19Z 2020-01-30T00:40:19Z 2018-03-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MACIEL, Márcio José Duarte. Relações semânticas entre língua materna e matemática: uma conexão possível. Orientadora: Francisca Maria Carvalho. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2840. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2840 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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Neste estudo apresentamos a relação semântica entre a língua materna e a linguagem matemática. Especificamente, descrevemos a impregnação mútua entre a Língua Materna e Matemática; analisamos a metáfora e a polissemia na relação de dependência entre a Língua Materna e a Matemática; buscamos contribuir no ensino-aprendizagem da Língua Materna e da Matemática na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Adotamos como aporte teórico Machado (1993) que apresenta a impregnação da mútua da língua materna e da língua Matemática. O material do estudo compôs 10 (dez) expressões retiradas de Machado. Destas expressões analisamos 10 (dez) palavras com funções matemáticas e linguísticas: denominador, coordenadas, arestas; tangente; ângulo, retidão; xis; círculo; esfera; infinitas. Desta forma, examinamos primeiramente as palavras; em seguida, o significado delas nas expressões no contexto social. Os resultados confirmaram a teoria de Machado (1993) de que há uma relação mútua entre a Língua Materna e a Matemática. |
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