/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Ideias sobre ciência e atividade científica dos estudantes de licenciatura integrada
O presente trabalho analisou as ideias sobre Ciência e atividade científica de alunos recém-ingressos em um curso de licenciatura. Como opção metodológica, foi utilizado o método misto de pesquisa. Como instrumentos para a coleta de informações aplicou-se o teste de evocações de palavras, a produção...
Autor principal: | SANTOS, Viviane Barbosa dos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2851 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2851 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28512020-02-03T21:12:19Z Ideias sobre ciência e atividade científica dos estudantes de licenciatura integrada SANTOS, Viviane Barbosa dos SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos http://lattes.cnpq.br/1953451890905577 https://orcid.org/0000-0001-9294-5391 Concepções Formação de Professores Ensino de Ciências CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente trabalho analisou as ideias sobre Ciência e atividade científica de alunos recém-ingressos em um curso de licenciatura. Como opção metodológica, foi utilizado o método misto de pesquisa. Como instrumentos para a coleta de informações aplicou-se o teste de evocações de palavras, a produção de desenhos e a realização de entrevistas. Para a análise dos dados, utilizou-se as abordagens contemporâneas da educação científica envolvendo a tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade. Sobre os resultados, observou-se que, em geral, a maioria dos sujeitos apresentaram indícios de todas as visões deformadas da Ciência como expõe Cachapuz et al. (2005). Nos desenhos realizados, bem como na explicação sobre eles, identifica-se, que a visão de ciência mais expressivas foram as visões Empiro-indutivista e Ateórica, Individualista e Elitista, Descontextualizada, além do grupo denominado de outros que apresentou um conjunto amplo das visões deformadas. As implicações de tais concepções, como equívocos e generalizações, podem aparecer e influenciar a prática pedagógica dos futuros professores, bem como se perpetuar no processo de aprendizagem e significação da Ciência de seus alunos. Logo, é imprescindível que os programas de formação de professores façam diagnósticos iniciais e contínuos sobre as concepções, aprendizagens e visões expressas pelo público que atendem. Oferecendo, também, subsídios necessários para que os mesmos tenham condições de fazer uma abordagem crítica e aplicada sobre suas práticas e crenças, de modo a discutir e apresentar o conhecimento científico e seu desenvolvimento, como processo e não apenas como produto final. 2020-01-31T21:43:35Z 2020-01-31T21:43:35Z 2015-04-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Viviane Barbosa dos. Ideias sobre ciência e atividade científica dos estudantes de licenciatura integrada. 2015. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação em Ciências Matemática e Linguagem, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: < https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2851>. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2851 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Concepções Formação de Professores Ensino de Ciências CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Concepções Formação de Professores Ensino de Ciências CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SANTOS, Viviane Barbosa dos Ideias sobre ciência e atividade científica dos estudantes de licenciatura integrada |
topic_facet |
Concepções Formação de Professores Ensino de Ciências CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho analisou as ideias sobre Ciência e atividade científica de alunos recém-ingressos em um curso de licenciatura. Como opção metodológica, foi utilizado o método misto de pesquisa. Como instrumentos para a coleta de informações aplicou-se o teste de evocações de palavras, a produção de desenhos e a realização de entrevistas. Para a análise dos dados, utilizou-se as abordagens contemporâneas da educação científica envolvendo a tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade. Sobre os resultados, observou-se que, em geral, a maioria dos sujeitos apresentaram indícios de todas as visões deformadas da Ciência como expõe Cachapuz et al. (2005). Nos desenhos realizados, bem como na explicação sobre eles, identifica-se, que a visão de ciência mais expressivas foram as visões Empiro-indutivista e Ateórica, Individualista e Elitista, Descontextualizada, além do grupo denominado de outros que apresentou um conjunto amplo das visões deformadas. As implicações de tais concepções, como equívocos e generalizações, podem aparecer e influenciar a prática pedagógica dos futuros professores, bem como se perpetuar no processo de aprendizagem e significação da Ciência de seus alunos. Logo, é imprescindível que os programas de formação de professores façam diagnósticos iniciais e contínuos sobre as concepções, aprendizagens e visões expressas pelo público que atendem. Oferecendo, também, subsídios necessários para que os mesmos tenham condições de fazer uma abordagem crítica e aplicada sobre suas práticas e crenças, de modo a discutir e apresentar o conhecimento científico e seu desenvolvimento, como processo e não apenas como produto final. |
author_additional |
SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos |
author_additionalStr |
SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SANTOS, Viviane Barbosa dos |
title |
Ideias sobre ciência e atividade científica dos estudantes de licenciatura integrada |
title_short |
Ideias sobre ciência e atividade científica dos estudantes de licenciatura integrada |
title_full |
Ideias sobre ciência e atividade científica dos estudantes de licenciatura integrada |
title_fullStr |
Ideias sobre ciência e atividade científica dos estudantes de licenciatura integrada |
title_full_unstemmed |
Ideias sobre ciência e atividade científica dos estudantes de licenciatura integrada |
title_sort |
ideias sobre ciência e atividade científica dos estudantes de licenciatura integrada |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2851 |
_version_ |
1787154931843596288 |
score |
11.753735 |