Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Ideias sobre ciência e atividade científica dos estudantes de licenciatura integrada

O presente trabalho analisou as ideias sobre Ciência e atividade científica de alunos recém-ingressos em um curso de licenciatura. Como opção metodológica, foi utilizado o método misto de pesquisa. Como instrumentos para a coleta de informações aplicou-se o teste de evocações de palavras, a produção...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Viviane Barbosa dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2851
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2851
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28512020-02-03T21:12:19Z Ideias sobre ciência e atividade científica dos estudantes de licenciatura integrada SANTOS, Viviane Barbosa dos SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos http://lattes.cnpq.br/1953451890905577 https://orcid.org/0000-0001-9294-5391 Concepções Formação de Professores Ensino de Ciências CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente trabalho analisou as ideias sobre Ciência e atividade científica de alunos recém-ingressos em um curso de licenciatura. Como opção metodológica, foi utilizado o método misto de pesquisa. Como instrumentos para a coleta de informações aplicou-se o teste de evocações de palavras, a produção de desenhos e a realização de entrevistas. Para a análise dos dados, utilizou-se as abordagens contemporâneas da educação científica envolvendo a tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade. Sobre os resultados, observou-se que, em geral, a maioria dos sujeitos apresentaram indícios de todas as visões deformadas da Ciência como expõe Cachapuz et al. (2005). Nos desenhos realizados, bem como na explicação sobre eles, identifica-se, que a visão de ciência mais expressivas foram as visões Empiro-indutivista e Ateórica, Individualista e Elitista, Descontextualizada, além do grupo denominado de outros que apresentou um conjunto amplo das visões deformadas. As implicações de tais concepções, como equívocos e generalizações, podem aparecer e influenciar a prática pedagógica dos futuros professores, bem como se perpetuar no processo de aprendizagem e significação da Ciência de seus alunos. Logo, é imprescindível que os programas de formação de professores façam diagnósticos iniciais e contínuos sobre as concepções, aprendizagens e visões expressas pelo público que atendem. Oferecendo, também, subsídios necessários para que os mesmos tenham condições de fazer uma abordagem crítica e aplicada sobre suas práticas e crenças, de modo a discutir e apresentar o conhecimento científico e seu desenvolvimento, como processo e não apenas como produto final. 2020-01-31T21:43:35Z 2020-01-31T21:43:35Z 2015-04-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Viviane Barbosa dos. Ideias sobre ciência e atividade científica dos estudantes de licenciatura integrada. 2015. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação em Ciências Matemática e Linguagem, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: < https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2851>. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2851 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Concepções
Formação de Professores
Ensino de Ciências
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Concepções
Formação de Professores
Ensino de Ciências
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SANTOS, Viviane Barbosa dos
Ideias sobre ciência e atividade científica dos estudantes de licenciatura integrada
topic_facet Concepções
Formação de Professores
Ensino de Ciências
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho analisou as ideias sobre Ciência e atividade científica de alunos recém-ingressos em um curso de licenciatura. Como opção metodológica, foi utilizado o método misto de pesquisa. Como instrumentos para a coleta de informações aplicou-se o teste de evocações de palavras, a produção de desenhos e a realização de entrevistas. Para a análise dos dados, utilizou-se as abordagens contemporâneas da educação científica envolvendo a tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade. Sobre os resultados, observou-se que, em geral, a maioria dos sujeitos apresentaram indícios de todas as visões deformadas da Ciência como expõe Cachapuz et al. (2005). Nos desenhos realizados, bem como na explicação sobre eles, identifica-se, que a visão de ciência mais expressivas foram as visões Empiro-indutivista e Ateórica, Individualista e Elitista, Descontextualizada, além do grupo denominado de outros que apresentou um conjunto amplo das visões deformadas. As implicações de tais concepções, como equívocos e generalizações, podem aparecer e influenciar a prática pedagógica dos futuros professores, bem como se perpetuar no processo de aprendizagem e significação da Ciência de seus alunos. Logo, é imprescindível que os programas de formação de professores façam diagnósticos iniciais e contínuos sobre as concepções, aprendizagens e visões expressas pelo público que atendem. Oferecendo, também, subsídios necessários para que os mesmos tenham condições de fazer uma abordagem crítica e aplicada sobre suas práticas e crenças, de modo a discutir e apresentar o conhecimento científico e seu desenvolvimento, como processo e não apenas como produto final.
author_additional SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos
author_additionalStr SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Viviane Barbosa dos
title Ideias sobre ciência e atividade científica dos estudantes de licenciatura integrada
title_short Ideias sobre ciência e atividade científica dos estudantes de licenciatura integrada
title_full Ideias sobre ciência e atividade científica dos estudantes de licenciatura integrada
title_fullStr Ideias sobre ciência e atividade científica dos estudantes de licenciatura integrada
title_full_unstemmed Ideias sobre ciência e atividade científica dos estudantes de licenciatura integrada
title_sort ideias sobre ciência e atividade científica dos estudantes de licenciatura integrada
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2851
_version_ 1787154931843596288
score 11.753735