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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Atitudes pedagógicas para estimular um aluno autista a fazer suas atividades
No nosso país existem leis referente ao atendimento nas escolas de pessoas com algum tipo de deficiência. Porém, tem que existir qualificação adequada de professores para acolher os alunos com dificuldades de interação. Quando se trata de pessoa com Transtorno do espectro autista - TEA- é fundame...
Autor principal: | CRUZ, Suécia Adriana Vilhena |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2859 |
Resumo: |
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No nosso país existem leis referente ao atendimento nas escolas de pessoas com
algum tipo de deficiência. Porém, tem que existir qualificação adequada de
professores para acolher os alunos com dificuldades de interação. Quando se
trata de pessoa com Transtorno do espectro autista - TEA- é fundamental adaptar
as suas atividades posto que esse transtorno tem como uma das características o
sujeito seguir regras que nem sempre são impostas na escola. Diante dessa
realidade o presente trabalho tem como problema de pesquisa: Até que ponto as
atitudes pedagógicas podem estimular ou restringir a pessoa com autismo para
realizar as atividades escolares? O objetivo principal é analisar pedagogicamente
o comportamento do aluno autista frente as propostas escolares.O aluno
pesquisado na época tinha 15 anos de idade, estudava no 5º ano dos anos
iniciais em uma escola estadual no bairro do Guamá, na cidade de Belém. A
coleta de dados ocorreu durante um semestre no estagio de docência. Neste
estudo o aluno recebe o nome fictício de Lucas, a fim de preservar sua
identidade. Os dados obtidos incluíram observações do aluno e contato direto
com ele e da prática da professora regente dessa turma, sendo que o aluno
apesar de ser autista demonstra interesse quando está fazendo algo que gosta,
como usar a criatividade fazendo suas invenções. Embora minha convivência com
o aluno tenha sido em um curto período pude perceber que suas virtudes e sua
inteligência não eram aproveitadas em sala de aula fazendo com que esse aluno
ficasse sem atividades durante o período em que estava na escola. |