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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Aulas de ciências para uma aluna com baixa visão e surda: um estudo de caso
O presente estudo foi realizado a partir do estudo e análise sobre o ensino de ciências com os assuntos - Anatomia do coração e Circulação sistêmica – desenvolvidos com uma aluna diagnosticada com deficiência de surdocegueira da EJA (Educação de Jovens e Adultos). O problema a ser investigado é sabe...
Autor principal: | SILVA, Érica Cristina da Costa |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
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Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28602020-02-12T17:08:37Z Aulas de ciências para uma aluna com baixa visão e surda: um estudo de caso SILVA, Érica Cristina da Costa SILVA, Maria de Fátima Vilhena da http://lattes.cnpq.br/0996110060293347 https://orcid.org/0000-0002-0800-2444 Surdocegueira EJA Inclusão CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL O presente estudo foi realizado a partir do estudo e análise sobre o ensino de ciências com os assuntos - Anatomia do coração e Circulação sistêmica – desenvolvidos com uma aluna diagnosticada com deficiência de surdocegueira da EJA (Educação de Jovens e Adultos). O problema a ser investigado é saber Como se configura a aprendizagem sobre anatomia do coração por uma aluna com surdocegueira? Para isso pretende-se como Objetivo Geral Compreender o processo de aprendizagem em ciências por uma aluna com surdocegueira Os dados foram obtidos através de observações e vivências de estágio de docências. A aluna tem baixa visão e é surda daí o termo surdocegueira. Nas metodologias do ensino de ciências foram utilizados materiais concretos e adaptados sobre o coração e circulação sistêmica. Os resultados indicaram que a aluna teve compreensão sobre os assuntos. Considero que a inclusão no ensino de ciências deve ser baseado no incentivo do aluno à procurar saber mais sobre determinado conhecimento e no trabalho de dedicação docente e domínio do assunto tornando as aulas interessantes e mais claras. 2020-02-05T13:54:54Z 2020-02-05T13:54:54Z 2018-03-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Érica Cristina da Costa. Aulas de ciências para uma aluna com baixa visão e surda: um estudo de caso. 2018. 31 f. Orientadora: Maria de Fátima Vilhena da Silva. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2860. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2860 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
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O presente estudo foi realizado a partir do estudo e análise sobre o ensino de ciências com os assuntos - Anatomia do coração e Circulação sistêmica – desenvolvidos com uma aluna diagnosticada com deficiência de surdocegueira da EJA (Educação de Jovens e Adultos). O problema a ser investigado é saber Como se configura a aprendizagem sobre anatomia do coração por uma aluna com surdocegueira? Para isso pretende-se como Objetivo Geral Compreender o processo de aprendizagem em ciências por uma aluna com surdocegueira Os dados foram obtidos através de observações e vivências de estágio de docências. A aluna tem baixa visão e é surda daí o termo surdocegueira. Nas metodologias do ensino de ciências foram utilizados materiais concretos e adaptados sobre o coração e circulação sistêmica. Os resultados indicaram que a aluna teve compreensão sobre os assuntos. Considero que a inclusão no ensino de ciências deve ser baseado no incentivo do aluno à procurar saber mais sobre determinado conhecimento e no trabalho de dedicação docente e domínio do assunto tornando as aulas interessantes e mais claras. |
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