Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Um estudo sobre o projeto de aceleração de aprendizagem de leitura e escrita em uma escola parceira do PIBID

Um estudo sobre a apropriação da leitura e escrita com sequências de atividades no processo de alfabetização de alunos do PPA do ciclo I - 3º ano da Escola Municipal Ernestina Rodrigues, em Belém do Pará. Descreve-se o passo-a-passo da realização das aulas que foram planejadas e aplicadas com auxíli...

ver descrição completa

Autor principal: CARNEIRO, Suane Gandara da Rocha
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2867
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2867
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28672020-02-13T14:42:58Z Um estudo sobre o projeto de aceleração de aprendizagem de leitura e escrita em uma escola parceira do PIBID CARNEIRO, Suane Gandara da Rocha BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso http://lattes.cnpq.br/8186834432543140 SANTA BRÍGIDA, Myrle do Socorro Monteiro http://lattes.cnpq.br/2372772277422042 https://orcid.org/0000-0001-6757-0540 Alfabetização Jogos didáticos Projeto de Apoio Pedagógico PIBID CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR Um estudo sobre a apropriação da leitura e escrita com sequências de atividades no processo de alfabetização de alunos do PPA do ciclo I - 3º ano da Escola Municipal Ernestina Rodrigues, em Belém do Pará. Descreve-se o passo-a-passo da realização das aulas que foram planejadas e aplicadas com auxílio e orientação do professor orientador da instituição de ensino superior e da professora supervisora da escola parceira. O objetivo foi de promover a alfabetização utilizando diferentes recursos e estratégias com base nos estudos da teoria pós-construtivista de Esther Pillar Grossi, e para este trabalho optou-se por discutir as contribuições dos jogos didáticos incluídos nas aprendizagens de atividades, pois permitiram aulas que provocaram avanços nas aprendizagens dos alunos. Observou-se que os alunos conseguiram avançar de forma diferenciada em seu sníveis de alfabetização a partir das atividades vivenciadas no PPA, tendo os jogos como parte das sequências de atividades aplicadas nas aulas do referido projeto, que promoveu um salto na alfabetização dos alunos e contribuiu para minha formação. Um estudo sobre a apropriação da leitura e escrita com sequências de atividades no processo de alfabetização de alunos do PPA do ciclo I - 3º ano da Escola Municipal Ernestina Rodrigues, em Belém do Pará. Descreve-se o passo-a-passo da realização das aulas que foram planejadas e aplicadas com auxílio e orientação do professor orientador da instituição de ensino superior e da professora supervisora da escola parceira. O objetivo foi de promover a alfabetização utilizando diferentes recursos e estratégias com base nos estudos da teoria pós-construtivista de Esther Pillar Grossi, e para este trabalho optou-se por discutir as contribuições dos jogos didáticos incluídos nas aprendizagens de atividades, pois permitiram aulas que provocaram avanços nas aprendizagens dos alunos. Observou-se que os alunos conseguiram avançar de forma diferenciada em seu sníveis de alfabetização a partir das atividades vivenciadas no PPA, tendo os jogos como parte das sequências de atividades aplicadas nas aulas do referido projeto, que promoveu um salto na alfabetização dos alunos e contribuiu para minha formação. 2020-02-05T22:10:17Z 2020-02-05T22:10:17Z 2017-04-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CARNEIRO, Suane Gandara da Rocha. Um estudo sobre o projeto de aceleração de aprendizagem de leitura e escrita em uma escola parceira do PIBID. Orientador: Jesus de Nazaré Cardoso Brabo. Coorientadora: Myrle do Socorro Monteiro Santa Brígida. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2867. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2867 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Alfabetização
Jogos didáticos
Projeto de Apoio Pedagógico
PIBID
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
spellingShingle Alfabetização
Jogos didáticos
Projeto de Apoio Pedagógico
PIBID
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
CARNEIRO, Suane Gandara da Rocha
Um estudo sobre o projeto de aceleração de aprendizagem de leitura e escrita em uma escola parceira do PIBID
topic_facet Alfabetização
Jogos didáticos
Projeto de Apoio Pedagógico
PIBID
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
description Um estudo sobre a apropriação da leitura e escrita com sequências de atividades no processo de alfabetização de alunos do PPA do ciclo I - 3º ano da Escola Municipal Ernestina Rodrigues, em Belém do Pará. Descreve-se o passo-a-passo da realização das aulas que foram planejadas e aplicadas com auxílio e orientação do professor orientador da instituição de ensino superior e da professora supervisora da escola parceira. O objetivo foi de promover a alfabetização utilizando diferentes recursos e estratégias com base nos estudos da teoria pós-construtivista de Esther Pillar Grossi, e para este trabalho optou-se por discutir as contribuições dos jogos didáticos incluídos nas aprendizagens de atividades, pois permitiram aulas que provocaram avanços nas aprendizagens dos alunos. Observou-se que os alunos conseguiram avançar de forma diferenciada em seu sníveis de alfabetização a partir das atividades vivenciadas no PPA, tendo os jogos como parte das sequências de atividades aplicadas nas aulas do referido projeto, que promoveu um salto na alfabetização dos alunos e contribuiu para minha formação.
author_additional BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso
author_additionalStr BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CARNEIRO, Suane Gandara da Rocha
title Um estudo sobre o projeto de aceleração de aprendizagem de leitura e escrita em uma escola parceira do PIBID
title_short Um estudo sobre o projeto de aceleração de aprendizagem de leitura e escrita em uma escola parceira do PIBID
title_full Um estudo sobre o projeto de aceleração de aprendizagem de leitura e escrita em uma escola parceira do PIBID
title_fullStr Um estudo sobre o projeto de aceleração de aprendizagem de leitura e escrita em uma escola parceira do PIBID
title_full_unstemmed Um estudo sobre o projeto de aceleração de aprendizagem de leitura e escrita em uma escola parceira do PIBID
title_sort um estudo sobre o projeto de aceleração de aprendizagem de leitura e escrita em uma escola parceira do pibid
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2867
_version_ 1787154934052945920
score 11.753735