Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Contribuições das experiências formativas vivenciadas por graduandos durante o curso formação inicial de professores: práticas educativas em espaços não-formais em Bragança-Pará

This study aimed to know the knowledge mobilized by the students participating in the course Initial Teacher Training: Educational Practices in non-formal spaces about educational practices experienced in non-formal spaces and playful teaching and learning methodologies. The course aimed to: discuss...

ver descrição completa

Autor principal: FREITAS, Renan Ferreira de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2869
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2869
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28692020-02-06T18:02:58Z Contribuições das experiências formativas vivenciadas por graduandos durante o curso formação inicial de professores: práticas educativas em espaços não-formais em Bragança-Pará FREITAS, Renan Ferreira de CONTENTE, Ariadne da Costa Peres http://lattes.cnpq.br/5424406285707749 SANTOS, Elizabeth Diana Cardoso https://orcid.org/0000-0001-9228-3690 Espaços não-formais Formação inicial Ensino de Ciências Atividades lúdicas Non-formal spaces Initial formation Science teaching Play activities CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM This study aimed to know the knowledge mobilized by the students participating in the course Initial Teacher Training: Educational Practices in non-formal spaces about educational practices experienced in non-formal spaces and playful teaching and learning methodologies. The course aimed to: discuss the Education in Science and Mathematics in the scope of non-formal spaces of teaching and learning; to promote formative experiences in these spaces; to elaborate playful pedagogical material to serve as support in the realization of a trail as the culmination of the course, besides discussions that subsidize the educational praxis to be carried out in these pedagogical spaces and to execute plans of activities to be developed with the student of the Basic Education. Thus, in order to be able to know what students express about non-formal spaces and playful methodologies of teaching and learning, we have used three guiding questions so that they could express what knowledge was mobilized about the theme. There were a total of 16 participants in the course, being students of the courses in Biological Sciences and Natural Sciences, Campus Bragança, Pará. We consider that the course, in a general way, reached its objectives, therefore, the proposed activities were carried out profitably. And even if some students already have knowledge or experienced playful activities in these spaces, many still present a confused understanding on the theme of non-formal spaces and teaching through play activities. With the study we can see, in several passages of the students' speeches, moments in which they highlight the learning provided by the experience. The actions of the course are a way of instigating them to study and research more on the subject, in order to improve their approaches and conceptions when in teaching practice. Este estudo teve como objetivo conhecer quais os saberes mobilizados pelos estudantes participantes do curso: Formação Inicial de Professores: Práticas Educativas em Espaços não formais acerca de práticas educativas vivenciadas em espaços não-formais e metodologias lúdicas de ensino e aprendizagem. Assim, para que se pudesse conhecer o que os estudantes expressam sobre espaços não-formais e metodologias lúdicas de ensino e aprendizagem, fizemos uso de três questões norteadoras para que eles pudessem expressar quais foram os saberes mobilizados acerca do tema. Foram no total16 participantes no curso, sendo eles alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Ciências Naturais, do campus de Bragança, Pará. Consideramos que o curso, de uma forma geral, alcançou seus objetivos, pois, as atividades propostas foram realizadas de forma proveitosa. E mesmo que alguns estudantes já tenham conhecimento ou tivessem vivenciado atividades lúdicos nesses espaços, muitos apresentam um entendimento confuso sobre o uso dos espaços não-formais e ensino por meio de atividades lúdicas. Com o estudo podemos constatar, em diversos trechos das falas dos alunos, momentos em que eles destacam os aprendizados proporcionados pela experiência vivenciada. As ações do curso são uma forma de instigá-los a estudar e pesquisar mais sobre o tema, para assim melhorar suas abordagens e concepções quando em prática docente. 2020-02-05T23:12:42Z 2020-02-05T23:12:42Z 2018-01-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FREITAS, Renan Ferreira de. Contribuições das experiências formativas vivenciadas por graduandos durante o curso formação inicial de professores: práticas educativas em espaços não-formais em Bragança-Pará. Orientadora: Ariadne da Costa Peres Contente. Coorientadora: Elizabeth Diana Cardoso Santos. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2869. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2869 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Espaços não-formais
Formação inicial
Ensino de Ciências
Atividades lúdicas
Non-formal spaces
Initial formation
Science teaching
Play activities
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Espaços não-formais
Formação inicial
Ensino de Ciências
Atividades lúdicas
Non-formal spaces
Initial formation
Science teaching
Play activities
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
FREITAS, Renan Ferreira de
Contribuições das experiências formativas vivenciadas por graduandos durante o curso formação inicial de professores: práticas educativas em espaços não-formais em Bragança-Pará
topic_facet Espaços não-formais
Formação inicial
Ensino de Ciências
Atividades lúdicas
Non-formal spaces
Initial formation
Science teaching
Play activities
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This study aimed to know the knowledge mobilized by the students participating in the course Initial Teacher Training: Educational Practices in non-formal spaces about educational practices experienced in non-formal spaces and playful teaching and learning methodologies. The course aimed to: discuss the Education in Science and Mathematics in the scope of non-formal spaces of teaching and learning; to promote formative experiences in these spaces; to elaborate playful pedagogical material to serve as support in the realization of a trail as the culmination of the course, besides discussions that subsidize the educational praxis to be carried out in these pedagogical spaces and to execute plans of activities to be developed with the student of the Basic Education. Thus, in order to be able to know what students express about non-formal spaces and playful methodologies of teaching and learning, we have used three guiding questions so that they could express what knowledge was mobilized about the theme. There were a total of 16 participants in the course, being students of the courses in Biological Sciences and Natural Sciences, Campus Bragança, Pará. We consider that the course, in a general way, reached its objectives, therefore, the proposed activities were carried out profitably. And even if some students already have knowledge or experienced playful activities in these spaces, many still present a confused understanding on the theme of non-formal spaces and teaching through play activities. With the study we can see, in several passages of the students' speeches, moments in which they highlight the learning provided by the experience. The actions of the course are a way of instigating them to study and research more on the subject, in order to improve their approaches and conceptions when in teaching practice.
author_additional CONTENTE, Ariadne da Costa Peres
author_additionalStr CONTENTE, Ariadne da Costa Peres
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author FREITAS, Renan Ferreira de
title Contribuições das experiências formativas vivenciadas por graduandos durante o curso formação inicial de professores: práticas educativas em espaços não-formais em Bragança-Pará
title_short Contribuições das experiências formativas vivenciadas por graduandos durante o curso formação inicial de professores: práticas educativas em espaços não-formais em Bragança-Pará
title_full Contribuições das experiências formativas vivenciadas por graduandos durante o curso formação inicial de professores: práticas educativas em espaços não-formais em Bragança-Pará
title_fullStr Contribuições das experiências formativas vivenciadas por graduandos durante o curso formação inicial de professores: práticas educativas em espaços não-formais em Bragança-Pará
title_full_unstemmed Contribuições das experiências formativas vivenciadas por graduandos durante o curso formação inicial de professores: práticas educativas em espaços não-formais em Bragança-Pará
title_sort contribuições das experiências formativas vivenciadas por graduandos durante o curso formação inicial de professores: práticas educativas em espaços não-formais em bragança-pará
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2869
_version_ 1787154934350741504
score 11.753735