/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes
This text had as objective to identify in which aspects the actions of the Pedagogical Residency Program of the Mathematical Center/IEMCI/UFPA contributed to the qualification of the educational path of residents of the career of Integrated graduation in Science, Mathematics and Languages. Theoretic...
Autor principal: | LIMA, Mariely Layane Almeida de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2953 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2953 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29532020-02-14T03:05:37Z Programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes LIMA, Mariely Layane Almeida de MARQUES, Valéria Risuenho http://lattes.cnpq.br/3707399473800710 https://orcid.org/0000-0002-5378-975X Formação inicial Programa Residência Pedagógica Reflexão Autonomia Initial formation Pedagogical Residence Program CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE This text had as objective to identify in which aspects the actions of the Pedagogical Residency Program of the Mathematical Center/IEMCI/UFPA contributed to the qualification of the educational path of residents of the career of Integrated graduation in Science, Mathematics and Languages. Theoretically, we support Pimenta and Lima (2017), Contreras (2002) and Nóvoa (1995) by discussing aspects of teacher education. Methodologically, we chose to conduct a qualitative and interpretative research, using as instruments of constitution of empirical data, an open questionnaire, available in electronic format, and observations recorded in a field diary. Nineteen interns of the IEMCI / UFPA subproject, who worked in two public schools in Belém-PA, collaborated with the research. Interns show that the experience in the program was relevant to the training, as it provided, among other aspects, the observation, the proposition, the reflection about what was proposed and the elaboration of other intervention proposals. Este texto tem como objetivo identificar em que aspectos as ações do Programa Residência Pedagógica do Núcleo Matemática/IEMCI/UFPA contribuíram para qualificação do percurso formativo de residentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Teoricamente, respaldamo-nos em Pimenta e Lima (2017), Contreras (2002) e Nóvoa (1995) ao discutirem aspectos da formação docente. Metodologicamente, optamos pela realização de uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa, tendo como instrumentos de constituição dos dados empíricos, um questionário aberto, disponibilizado no formato eletrônico, e observações registradas em diário de campo. Colaboraram com a pesquisa 19 residentes do subprojeto vinculado ao IEMCI/UFPA, que atuavam em duas escolas públicas de Belém-PA. Os residentes evidenciam que a experiência no programa foi relevante para a formação, pois propiciou, dentre outros aspectos, a observação, a proposição, da reflexão sobre o que foi proposto e a elaboração de outras propostas de intervenção. ; ; ; ; ; Reflection; Autonomy. 2020-02-13T20:43:21Z 2020-02-13T20:43:21Z 2019-12-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LIMA, Mariely Layane Almeida de. Programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes. Orientadora: Valéria Risuenho Marques. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2953. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2953 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Formação inicial Programa Residência Pedagógica Reflexão Autonomia Initial formation Pedagogical Residence Program CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE |
spellingShingle |
Formação inicial Programa Residência Pedagógica Reflexão Autonomia Initial formation Pedagogical Residence Program CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE LIMA, Mariely Layane Almeida de Programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes |
topic_facet |
Formação inicial Programa Residência Pedagógica Reflexão Autonomia Initial formation Pedagogical Residence Program CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE |
description |
This text had as objective to identify in which aspects the actions of the Pedagogical Residency Program of the Mathematical Center/IEMCI/UFPA contributed to the qualification of the educational path of residents of the career of Integrated graduation in Science, Mathematics and Languages. Theoretically, we support Pimenta and Lima (2017), Contreras (2002) and Nóvoa (1995) by discussing aspects of teacher education. Methodologically, we chose to conduct a qualitative and interpretative research, using as instruments of constitution of empirical data, an open questionnaire, available in electronic format, and observations recorded in a field diary. Nineteen interns of the IEMCI / UFPA subproject, who worked in two public schools in Belém-PA, collaborated with the research. Interns show that the experience in the program was relevant to the training, as it provided, among other aspects, the observation, the proposition, the reflection about what was proposed and the elaboration of other intervention proposals. |
author_additional |
MARQUES, Valéria Risuenho |
author_additionalStr |
MARQUES, Valéria Risuenho |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
LIMA, Mariely Layane Almeida de |
title |
Programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes |
title_short |
Programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes |
title_full |
Programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes |
title_fullStr |
Programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes |
title_full_unstemmed |
Programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes |
title_sort |
programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2953 |
_version_ |
1787154959901392896 |
score |
11.753896 |