Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes

This text had as objective to identify in which aspects the actions of the Pedagogical Residency Program of the Mathematical Center/IEMCI/UFPA contributed to the qualification of the educational path of residents of the career of Integrated graduation in Science, Mathematics and Languages. Theoretic...

ver descrição completa

Autor principal: LIMA, Mariely Layane Almeida de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2953
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2953
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29532020-02-14T03:05:37Z Programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes LIMA, Mariely Layane Almeida de MARQUES, Valéria Risuenho http://lattes.cnpq.br/3707399473800710 https://orcid.org/0000-0002-5378-975X Formação inicial Programa Residência Pedagógica Reflexão Autonomia Initial formation Pedagogical Residence Program CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE This text had as objective to identify in which aspects the actions of the Pedagogical Residency Program of the Mathematical Center/IEMCI/UFPA contributed to the qualification of the educational path of residents of the career of Integrated graduation in Science, Mathematics and Languages. Theoretically, we support Pimenta and Lima (2017), Contreras (2002) and Nóvoa (1995) by discussing aspects of teacher education. Methodologically, we chose to conduct a qualitative and interpretative research, using as instruments of constitution of empirical data, an open questionnaire, available in electronic format, and observations recorded in a field diary. Nineteen interns of the IEMCI / UFPA subproject, who worked in two public schools in Belém-PA, collaborated with the research. Interns show that the experience in the program was relevant to the training, as it provided, among other aspects, the observation, the proposition, the reflection about what was proposed and the elaboration of other intervention proposals. Este texto tem como objetivo identificar em que aspectos as ações do Programa Residência Pedagógica do Núcleo Matemática/IEMCI/UFPA contribuíram para qualificação do percurso formativo de residentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Teoricamente, respaldamo-nos em Pimenta e Lima (2017), Contreras (2002) e Nóvoa (1995) ao discutirem aspectos da formação docente. Metodologicamente, optamos pela realização de uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa, tendo como instrumentos de constituição dos dados empíricos, um questionário aberto, disponibilizado no formato eletrônico, e observações registradas em diário de campo. Colaboraram com a pesquisa 19 residentes do subprojeto vinculado ao IEMCI/UFPA, que atuavam em duas escolas públicas de Belém-PA. Os residentes evidenciam que a experiência no programa foi relevante para a formação, pois propiciou, dentre outros aspectos, a observação, a proposição, da reflexão sobre o que foi proposto e a elaboração de outras propostas de intervenção. ; ; ; ; ; Reflection; Autonomy. 2020-02-13T20:43:21Z 2020-02-13T20:43:21Z 2019-12-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LIMA, Mariely Layane Almeida de. Programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes. Orientadora: Valéria Risuenho Marques. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2953. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2953 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Formação inicial
Programa Residência Pedagógica
Reflexão
Autonomia
Initial formation
Pedagogical Residence Program
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
spellingShingle Formação inicial
Programa Residência Pedagógica
Reflexão
Autonomia
Initial formation
Pedagogical Residence Program
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
LIMA, Mariely Layane Almeida de
Programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes
topic_facet Formação inicial
Programa Residência Pedagógica
Reflexão
Autonomia
Initial formation
Pedagogical Residence Program
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
description This text had as objective to identify in which aspects the actions of the Pedagogical Residency Program of the Mathematical Center/IEMCI/UFPA contributed to the qualification of the educational path of residents of the career of Integrated graduation in Science, Mathematics and Languages. Theoretically, we support Pimenta and Lima (2017), Contreras (2002) and Nóvoa (1995) by discussing aspects of teacher education. Methodologically, we chose to conduct a qualitative and interpretative research, using as instruments of constitution of empirical data, an open questionnaire, available in electronic format, and observations recorded in a field diary. Nineteen interns of the IEMCI / UFPA subproject, who worked in two public schools in Belém-PA, collaborated with the research. Interns show that the experience in the program was relevant to the training, as it provided, among other aspects, the observation, the proposition, the reflection about what was proposed and the elaboration of other intervention proposals.
author_additional MARQUES, Valéria Risuenho
author_additionalStr MARQUES, Valéria Risuenho
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LIMA, Mariely Layane Almeida de
title Programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes
title_short Programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes
title_full Programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes
title_fullStr Programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes
title_full_unstemmed Programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes
title_sort programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2953
_version_ 1787154959901392896
score 11.753896