Artigo

Análise de atividades matemáticas dos alunos do 6º ano: pesquisa no contexto da residência pedagógica

O presente trabalho visa descrever e analisar atividades matemáticas desenvolvidas com alunos do 6º ano na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) no contexto do projeto de ensino “O Ensino da Matemática através de Oficinas de Aprendizagem para alunos do 6º ano” o qual atuamos como colaboradores do pro...

ver descrição completa

Autor principal: NUNES, Cristiane Shiley Araújo
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2958
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2958
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29582020-02-17T19:44:34Z Análise de atividades matemáticas dos alunos do 6º ano: pesquisa no contexto da residência pedagógica NUNES, Cristiane Shiley Araújo SMITH, Silvia Danielle da Cunha http://lattes.cnpq.br/2104524669185605 Matemática Sistema de numeração Ábaco CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA O presente trabalho visa descrever e analisar atividades matemáticas desenvolvidas com alunos do 6º ano na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) no contexto do projeto de ensino “O Ensino da Matemática através de Oficinas de Aprendizagem para alunos do 6º ano” o qual atuamos como colaboradores do projeto e estagiários do Programa Residência Pedagógica do curso de licenciatura Integrada em Ciências Matemática e Linguagens (IEMCI) durante os anos de 2018/2019. Nele buscamos analisar como as atividades matemáticas, desenvolvidas ao longo do projeto, contribuíram no processo de ensino-aprendizagem dos alunos durante as oficinas que foram realizadas neste percurso de ensino. Após a inclusão do ábaco, um aspecto muito importante para a compreensão do Sistema de Numeração Decimal (SND) foi introduzido - o valor posicional. As crianças compreenderam que existe uma disposição espacial necessária para o jogo, onde o valor das fichas é retratado pela posição que ela é colocada na mesa ou no ábaco. Os resultados obtidos foram percebidos durante as realizações das oficinas, pois houve avanços no nível de aprendizagem de alguns estudantes como, a dissipação no receio de enunciar dúvidas, melhor motivação para estudar matemática, maior interação com a professora regente de sala e com os estagiários da Residência Pedagógica, bem como, passaram a interagir uns com os outros pelos momentos de aulas agradáveis e mais significativas, no modelo do projeto. Desta forma, o desempenho dos alunos foi considerado bom. 2020-02-13T22:41:58Z 2020-02-13T22:41:58Z 2019-12-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo NUNES, Cristiane Shiley Araújo. Análise de atividades matemáticas dos alunos do 6º ano: pesquisa no contexto da residência pedagógica. Orientadora: Silvia Danielle da Cunha Smith. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2958. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2958 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Matemática
Sistema de numeração
Ábaco
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Matemática
Sistema de numeração
Ábaco
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
NUNES, Cristiane Shiley Araújo
Análise de atividades matemáticas dos alunos do 6º ano: pesquisa no contexto da residência pedagógica
topic_facet Matemática
Sistema de numeração
Ábaco
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description O presente trabalho visa descrever e analisar atividades matemáticas desenvolvidas com alunos do 6º ano na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) no contexto do projeto de ensino “O Ensino da Matemática através de Oficinas de Aprendizagem para alunos do 6º ano” o qual atuamos como colaboradores do projeto e estagiários do Programa Residência Pedagógica do curso de licenciatura Integrada em Ciências Matemática e Linguagens (IEMCI) durante os anos de 2018/2019. Nele buscamos analisar como as atividades matemáticas, desenvolvidas ao longo do projeto, contribuíram no processo de ensino-aprendizagem dos alunos durante as oficinas que foram realizadas neste percurso de ensino. Após a inclusão do ábaco, um aspecto muito importante para a compreensão do Sistema de Numeração Decimal (SND) foi introduzido - o valor posicional. As crianças compreenderam que existe uma disposição espacial necessária para o jogo, onde o valor das fichas é retratado pela posição que ela é colocada na mesa ou no ábaco. Os resultados obtidos foram percebidos durante as realizações das oficinas, pois houve avanços no nível de aprendizagem de alguns estudantes como, a dissipação no receio de enunciar dúvidas, melhor motivação para estudar matemática, maior interação com a professora regente de sala e com os estagiários da Residência Pedagógica, bem como, passaram a interagir uns com os outros pelos momentos de aulas agradáveis e mais significativas, no modelo do projeto. Desta forma, o desempenho dos alunos foi considerado bom.
author_additional SMITH, Silvia Danielle da Cunha
author_additionalStr SMITH, Silvia Danielle da Cunha
format Artigo
author NUNES, Cristiane Shiley Araújo
title Análise de atividades matemáticas dos alunos do 6º ano: pesquisa no contexto da residência pedagógica
title_short Análise de atividades matemáticas dos alunos do 6º ano: pesquisa no contexto da residência pedagógica
title_full Análise de atividades matemáticas dos alunos do 6º ano: pesquisa no contexto da residência pedagógica
title_fullStr Análise de atividades matemáticas dos alunos do 6º ano: pesquisa no contexto da residência pedagógica
title_full_unstemmed Análise de atividades matemáticas dos alunos do 6º ano: pesquisa no contexto da residência pedagógica
title_sort análise de atividades matemáticas dos alunos do 6º ano: pesquisa no contexto da residência pedagógica
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2958
_version_ 1787154960644833280
score 11.753735