Artigo

O Papel do Jornal o Liberal na validação do cadastro ambiental rural: como apagar as vozes dos povos tradicionais e manter a questão socioambiental restrita à economia de mercado.

O objetivo deste estudo é discutir a enunciação do jornal O Liberal de maneira a validar os discursos governamental e empresarial que apontam o Cadastro Ambiental Rural (CAR) como ferramenta eficiente da política pública ambiental voltada à conservação ambiental pelo monitoramento do uso da terra. O...

ver descrição completa

Autor principal: ROCHA, Sandra de Lima
Grau: Artigo
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3022
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3022
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-30222020-02-19T03:03:38Z O Papel do Jornal o Liberal na validação do cadastro ambiental rural: como apagar as vozes dos povos tradicionais e manter a questão socioambiental restrita à economia de mercado. ROCHA, Sandra de Lima GONÇALVES, Marcela Vecchione http://lattes.cnpq.br/9274854854102856 Cadastro Imprensa Conflito Rural Desmatamento Amazônia CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO O objetivo deste estudo é discutir a enunciação do jornal O Liberal de maneira a validar os discursos governamental e empresarial que apontam o Cadastro Ambiental Rural (CAR) como ferramenta eficiente da política pública ambiental voltada à conservação ambiental pelo monitoramento do uso da terra. O recorte da análise foi feito no ano de 2012, quando o Congresso Nacional aprovou e o Executivo sancionou a Lei do Novo Código Florestal, que tornou o cadastro obrigatório para todo o território nacional. Foram analisadas 359 de 366 edições do periódico naquele ano para a identificação de elementos que demonstram o tipo de abordagem e os atores utilizados como fontes. As reportagens e as notas da principal coluna do jornal foram classificadas a partir de características comuns, enquanto as fontes foram identificadas a partir das falas e menções a órgãos governamentais, pessoas e entidades. O resultado foi analisado à luz de bibliografia que reflete sobre o porquê da invisibilização dos povos tradicionais no contexto da formação territorial da Amazônia, buscando assinalar que outros enquadramentos são possíveis e necessários para que a mesma invisibilização não mais ocorra. 2020-02-18T17:55:19Z 2020-02-18T17:55:19Z 2019-02-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Rocha, Sandra de Lima. O Papel do Jornal o Liberal na validação do cadastro ambiental rural – como apagar as vozes dos povos tradicionais e manter a questão socioambiental restrita à economia de mercado. Orientadora: Marcela Vecchione Gonçalves. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso de Especialização em Comunicação Científica na Amazônia, Curso Internacional de Formação de Especialistas em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3022. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3022 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Cadastro
Imprensa
Conflito
Rural
Desmatamento
Amazônia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
spellingShingle Cadastro
Imprensa
Conflito
Rural
Desmatamento
Amazônia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
ROCHA, Sandra de Lima
O Papel do Jornal o Liberal na validação do cadastro ambiental rural: como apagar as vozes dos povos tradicionais e manter a questão socioambiental restrita à economia de mercado.
topic_facet Cadastro
Imprensa
Conflito
Rural
Desmatamento
Amazônia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description O objetivo deste estudo é discutir a enunciação do jornal O Liberal de maneira a validar os discursos governamental e empresarial que apontam o Cadastro Ambiental Rural (CAR) como ferramenta eficiente da política pública ambiental voltada à conservação ambiental pelo monitoramento do uso da terra. O recorte da análise foi feito no ano de 2012, quando o Congresso Nacional aprovou e o Executivo sancionou a Lei do Novo Código Florestal, que tornou o cadastro obrigatório para todo o território nacional. Foram analisadas 359 de 366 edições do periódico naquele ano para a identificação de elementos que demonstram o tipo de abordagem e os atores utilizados como fontes. As reportagens e as notas da principal coluna do jornal foram classificadas a partir de características comuns, enquanto as fontes foram identificadas a partir das falas e menções a órgãos governamentais, pessoas e entidades. O resultado foi analisado à luz de bibliografia que reflete sobre o porquê da invisibilização dos povos tradicionais no contexto da formação territorial da Amazônia, buscando assinalar que outros enquadramentos são possíveis e necessários para que a mesma invisibilização não mais ocorra.
author_additional GONÇALVES, Marcela Vecchione
author_additionalStr GONÇALVES, Marcela Vecchione
format Artigo
author ROCHA, Sandra de Lima
title O Papel do Jornal o Liberal na validação do cadastro ambiental rural: como apagar as vozes dos povos tradicionais e manter a questão socioambiental restrita à economia de mercado.
title_short O Papel do Jornal o Liberal na validação do cadastro ambiental rural: como apagar as vozes dos povos tradicionais e manter a questão socioambiental restrita à economia de mercado.
title_full O Papel do Jornal o Liberal na validação do cadastro ambiental rural: como apagar as vozes dos povos tradicionais e manter a questão socioambiental restrita à economia de mercado.
title_fullStr O Papel do Jornal o Liberal na validação do cadastro ambiental rural: como apagar as vozes dos povos tradicionais e manter a questão socioambiental restrita à economia de mercado.
title_full_unstemmed O Papel do Jornal o Liberal na validação do cadastro ambiental rural: como apagar as vozes dos povos tradicionais e manter a questão socioambiental restrita à economia de mercado.
title_sort o papel do jornal o liberal na validação do cadastro ambiental rural: como apagar as vozes dos povos tradicionais e manter a questão socioambiental restrita à economia de mercado.
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3022
_version_ 1787154971211333632
score 11.753896