Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre saberes docentes e saberes matemáticos dos discentes

This academic work had as objectives to analyze the knowledge of a teacher that works in the Education of Young and Adults in the city of Cametá-PA, as well as to identify, from their conceptions about their strategies and methodologies used in the accomplishment of the classes, and to see the inter...

ver descrição completa

Autor principal: CARDOSO, Adailson da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3027
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3027
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-30272020-02-19T03:03:58Z Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre saberes docentes e saberes matemáticos dos discentes CARDOSO, Adailson da Silva MARQUES, Valéria Risuenho http://lattes.cnpq.br/3707399473800710 https://orcid.org/0000-0002-5378-975X Matemática Educação de Jovens e Adultos (EJA) Saberes docentes Etnomatemática Mathematics Youth and Adult Education (EJA) Teacher knowledge Ethnomathematics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This academic work had as objectives to analyze the knowledge of a teacher that works in the Education of Young and Adults in the city of Cametá-PA, as well as to identify, from their conceptions about their strategies and methodologies used in the accomplishment of the classes, and to see the interest and learning difficulties of the students. For this, it is theoretically based on the studies of D'Ambrosio (2005) in discussing ethnomathematics, Tardif (2002) and Pimenta (2002) for evidencing aspects of teacher knowledge. As a methodological procedure, we opted for field research, allied to quantitative analysis and bibliographic review. The data collection was performed through a questionnaire with five questions and an interview script, also with five questions, recorded in audios and transcribed for analysis. Analysis indicates that the teacher recognizes that the knowledge coming from the daily practices of the students potentiate the proposition of practices in the classroom. In addition, knowledge is a confluence of knowledge, such as experience, curricular, disciplinary and knowledge. Este trabalho acadêmico teve como objetivos analisar saberes de uma professora que atua na Educação de Jovens e Adultos no município de Cametá-PA, bem como, identificar a partir de suas concepções acerca das suas estratégias e metodologias utilizadas na realização das aulas, e ver o interesse e dificuldades de aprendizagem dos alunos. Para tanto, apoia-se teoricamente nos estudos de D'Ambrosio (2005) ao discutir sobre etnomatemática, Tardif (2002) e Pimenta (2002) por evidenciarem aspectos dos saberes docentes. Como procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa de campo, aliada a análise qualitativa e revisão bibliográfica. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com cinco perguntas e um roteiro de entrevista, também com cinco questões, gravadas em áudios e transcritas para análise. Análise indica que a professora reconhece que os saberes advindo das práticas cotidianas dos alunos potencializam a proposição de práticas em sala de aula. Além disto, os saberes/fazeres constituem-se em uma confluência de saberes, a exemplo, da experiência, curriculares, disciplinares e de conhecimento. 2020-02-18T21:11:24Z 2020-02-18T21:11:24Z 2019-12-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CARDOSO, Adailson da Silva. Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre saberes docentes e saberes matemáticos dos discentes. Orientadora: Valéria Risuenho Marques. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3027. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3027 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Matemática
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Saberes docentes
Etnomatemática
Mathematics
Youth and Adult Education (EJA)
Teacher knowledge
Ethnomathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Matemática
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Saberes docentes
Etnomatemática
Mathematics
Youth and Adult Education (EJA)
Teacher knowledge
Ethnomathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CARDOSO, Adailson da Silva
Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre saberes docentes e saberes matemáticos dos discentes
topic_facet Matemática
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Saberes docentes
Etnomatemática
Mathematics
Youth and Adult Education (EJA)
Teacher knowledge
Ethnomathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This academic work had as objectives to analyze the knowledge of a teacher that works in the Education of Young and Adults in the city of Cametá-PA, as well as to identify, from their conceptions about their strategies and methodologies used in the accomplishment of the classes, and to see the interest and learning difficulties of the students. For this, it is theoretically based on the studies of D'Ambrosio (2005) in discussing ethnomathematics, Tardif (2002) and Pimenta (2002) for evidencing aspects of teacher knowledge. As a methodological procedure, we opted for field research, allied to quantitative analysis and bibliographic review. The data collection was performed through a questionnaire with five questions and an interview script, also with five questions, recorded in audios and transcribed for analysis. Analysis indicates that the teacher recognizes that the knowledge coming from the daily practices of the students potentiate the proposition of practices in the classroom. In addition, knowledge is a confluence of knowledge, such as experience, curricular, disciplinary and knowledge.
author_additional MARQUES, Valéria Risuenho
author_additionalStr MARQUES, Valéria Risuenho
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CARDOSO, Adailson da Silva
title Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre saberes docentes e saberes matemáticos dos discentes
title_short Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre saberes docentes e saberes matemáticos dos discentes
title_full Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre saberes docentes e saberes matemáticos dos discentes
title_fullStr Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre saberes docentes e saberes matemáticos dos discentes
title_full_unstemmed Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre saberes docentes e saberes matemáticos dos discentes
title_sort educação de jovens e adultos: reflexões sobre saberes docentes e saberes matemáticos dos discentes
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3027
_version_ 1787154972851306496
score 11.755432