/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O processo de significação da criança surda através dos sentidos corporais
Tivemos como objetivo, principal, compreender o processo de construção da significação inata a partir dos sentidos corporais. Especificamente, identificar a habilidade de compreensão e produção dos sentidos corporais da criança surda dos anos iniciais. Registrar a importância do contexto no processo...
Autor principal: | PEREIRA, Isabelly Coutinho |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3029 |
Resumo: |
---|
Tivemos como objetivo, principal, compreender o processo de construção da significação inata a partir dos sentidos corporais. Especificamente, identificar a habilidade de compreensão e produção dos sentidos corporais da criança surda dos anos iniciais. Registrar a importância do contexto no processo de significação e o aspecto social da cognição da criança surda. Pressupomos que a criança surda incorpora o processo de significação dos sentidos corporais, a partir dados contextuais que compõem sua vida diária. Nesta perspectiva, adotamos como aporte teórico Quadros (1997) sobre aquisição da linguagem (AL) em crianças surdas. Participaram deste estudo 4 alunos surdos da educação infantil de uma Unidade de Ensino Especializado na cidade de Belém-Pa, com idades entre 6 e 8 anos, sendo duas do sexo feminino e dois do sexo masculino. O material da pesquisa consistiu de um vídeo de 15 minutos referentes aos sentidos dos participantes: visão, olfato, paladar, tato e audição. Os dados confirmaram que a criança surda incorpora o processo de significação dos sentidos corporais, a partir de dados contextuais que compõem sua vida diária. |