Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Percepções de alunos com necessidades educacionais especiais sobre o ensino da matemática nos anos iniciais

This academic research aims to understand the perceptions of mathematics teaching of students with special educational needs in the early years, from the Theory of Development of Henri Wallon. Using the theoretical and methodological foundations of Discursive Textual Analysis, the study was carried...

ver descrição completa

Autor principal: PRESTES, Tainá Pereira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3052
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3052
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-30522022-11-21T14:54:44Z Percepções de alunos com necessidades educacionais especiais sobre o ensino da matemática nos anos iniciais PRESTES, Tainá Pereira SALES, Elielson Ribeiro de http://lattes.cnpq.br/5467537517169068 https://orcid.org/0000-0001-6242-582X Educação especial Matemática Ensino Fundamental Special education Mathematics Elementary School CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO ESPECIAL CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA This academic research aims to understand the perceptions of mathematics teaching of students with special educational needs in the early years, from the Theory of Development of Henri Wallon. Using the theoretical and methodological foundations of Discursive Textual Analysis, the study was carried out in a class of the 3rd year of elementary school, belonging to the state network of the municipality of Belém / PA, where we carried out the activity with three students with SEN. To reach the proposed goal, the study was organized in three stages. In the first one, we realized the aspects concerning the practice of the regent teacher. In the second stage, we applied a semistructured interview with the three participants of the research regarding the perceptions they present about the teaching of mathematics. In the third one, we performed the analysis of the data with the aforementioned analysis methodology. The study found that the comprehension of the levels of development, singularity and social contexts of each student is of great value for the development of didactic strategies that aim at the real learning of the pupil, not only in the teaching of mathematics and for students with special educational needs but for the pupil as a whole. Esta pesquisa acadêmica tem como objetivo compreender as percepções do ensino de matemática de alunos com necessidades educacionais especiais nos anos iniciais, a partir da Teoria do Desenvolvimento de Henri Wallon. Utilizando os fundamentos teóricos e metodológicos da Análise Textual Discursiva, o estudo foi realizado em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, pertencente à rede estadual do município Belém/PA, na qual realizamos a atividade com três alunos com NEE. Para alcançar o objetivo proposto, o estudo foi organizado em três etapas. Na primeira, realizamos a observação dos aspectos concernentes à prática da professora regente. Na segunda etapa, fizemos a aplicação de uma entrevista semiestruturada com os três participantes da pesquisa a respeito das percepções que os mesmos apresentam sobre o ensino da matemática. Na terceira, realizamos a análise dos dados com a metodologia de análise supracitada. O estudo constatou que a compreensão dos níveis de desenvolvimento, da singularidade e do contexto social de cada aluno é de grande valia para o desenvolvimento de estratégias didáticas que visam a real aprendizagem do alunado, não somente no ensino da matemática e para alunos com necessidades educacionais especiais, mas para o alunado como um todo. 2020-02-25T00:46:52Z 2020-02-25T00:46:52Z 2019-01-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PRESTES, Tainá Pereira. Percepções de alunos com necessidades educacionais especiais sobre o ensino da matemática nos anos iniciais. Orientador: Elielson Ribeiro Sales. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3052. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3052 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação especial
Matemática
Ensino Fundamental
Special education
Mathematics
Elementary School
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO ESPECIAL
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA
spellingShingle Educação especial
Matemática
Ensino Fundamental
Special education
Mathematics
Elementary School
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO ESPECIAL
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA
PRESTES, Tainá Pereira
Percepções de alunos com necessidades educacionais especiais sobre o ensino da matemática nos anos iniciais
topic_facet Educação especial
Matemática
Ensino Fundamental
Special education
Mathematics
Elementary School
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO ESPECIAL
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA
description This academic research aims to understand the perceptions of mathematics teaching of students with special educational needs in the early years, from the Theory of Development of Henri Wallon. Using the theoretical and methodological foundations of Discursive Textual Analysis, the study was carried out in a class of the 3rd year of elementary school, belonging to the state network of the municipality of Belém / PA, where we carried out the activity with three students with SEN. To reach the proposed goal, the study was organized in three stages. In the first one, we realized the aspects concerning the practice of the regent teacher. In the second stage, we applied a semistructured interview with the three participants of the research regarding the perceptions they present about the teaching of mathematics. In the third one, we performed the analysis of the data with the aforementioned analysis methodology. The study found that the comprehension of the levels of development, singularity and social contexts of each student is of great value for the development of didactic strategies that aim at the real learning of the pupil, not only in the teaching of mathematics and for students with special educational needs but for the pupil as a whole.
author_additional SALES, Elielson Ribeiro de
author_additionalStr SALES, Elielson Ribeiro de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PRESTES, Tainá Pereira
title Percepções de alunos com necessidades educacionais especiais sobre o ensino da matemática nos anos iniciais
title_short Percepções de alunos com necessidades educacionais especiais sobre o ensino da matemática nos anos iniciais
title_full Percepções de alunos com necessidades educacionais especiais sobre o ensino da matemática nos anos iniciais
title_fullStr Percepções de alunos com necessidades educacionais especiais sobre o ensino da matemática nos anos iniciais
title_full_unstemmed Percepções de alunos com necessidades educacionais especiais sobre o ensino da matemática nos anos iniciais
title_sort percepções de alunos com necessidades educacionais especiais sobre o ensino da matemática nos anos iniciais
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3052
_version_ 1787154978289221632
score 11.753735