Artigo

O que dizem os egressos sobre a formação matemática no curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA

The research investigated the teacher’s perception of the Integrated graduation in Sciences, Mathematics and Languages about the mathematical training obtained in the course. And analyzed the curricular matrix of the course, verifying the occurrence of mathematical contents of Primary Education I, d...

ver descrição completa

Autor principal: MESCOUTO, Amanda Ketlen Barroso
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3060
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3060
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-30602023-05-18T03:06:36Z O que dizem os egressos sobre a formação matemática no curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA MESCOUTO, Amanda Ketlen Barroso MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt http://lattes.cnpq.br/5159121717599196 https://orcid.org/0000-0002-5391-0097 Formação inicial Professores Ensino Matemática Initial formation Teachers Teaching Mathematics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE The research investigated the teacher’s perception of the Integrated graduation in Sciences, Mathematics and Languages about the mathematical training obtained in the course. And analyzed the curricular matrix of the course, verifying the occurrence of mathematical contents of Primary Education I, directed to the learning of the future teachers. It had as guiding question: what the graduates of the Integrated Degree have to say about the mathematical formation in the course? The themes addressed to the mathematical formation of the future teachers bring in their menu the emphasis on "what to teach" and "how to teach"? The study was based on Shulman (2014) and other authors dealing with mathematical education and training. Was analyzed of the Course Pedagogical Project, the menus and a questionnaire directed to the graduates on the regular period, from 2010 to 2014. It is possible to be verified even being a new course, has a speech of innovation in classroom, it still makes the same mistakes as another teacher training courses for initial years, in other words, the lack of specific mathematical content that will be worked during practice, this is justified both by the themes bringing up general subjects as well as in the speeches of the respondents, expressing their perceptions about the mathematical formation received in the course, for example when they express the blocks of contents related to Elementary School I were not all worked, as well as there is a need for bigger and better approaches of mathematical subjects and of their practices for the strengthening of mathematical training in the course. A pesquisa teve como objetivos averiguar a percepção do professor egresso do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens sobre a formação matemática obtida no curso e verificar na matriz curricular do curso a ocorrência de conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental I, direcionados ao aprendizado dos futuros professores. Teve como perguntas norteadoras: o que os egressos da Licenciatura Integrada têm a dizer acerca da formação matemática no curso? Os temas voltados à formação matemática dos futuros professores trazem em sua ementa a ênfase ao “o quê ensinar” e o “como ensinar”? O estudo fundamentou-se em Shulman (2014) e outros autores que tratam do ensino e formação matemática. Recorreu-se a análises do Projeto Pedagógico do Curso e das ementas, e de questionário direcionado aos egressos do curso do período regular, de 2010 a 2014. Pode-se constatar que mesmo sendo um curso novo, que tenha um discurso de inovação em sala de aula, ainda comete erros a exemplo de outros cursos de formação de professores para atuar nos anos iniciais, ou seja, a falta de conteúdos específicos de matemática que serão trabalhados durante a prática, isso se justifica tanto pelas ementas dos temas que trazem assuntos gerais quanto na fala dos egressos respondentes, expressando suas percepções sobre a formação matemática recebida no curso, por exemplo quando exprimem que os blocos de conteúdos afetos ao Ensino Fundamental I não foram todos trabalhados, bem como há necessidade de maior e melhor abordagens de assuntos matemáticos e de suas práticas para o fortalecimento da formação matemática no curso. 2020-02-25T18:41:28Z 2020-02-25T18:41:28Z 2019-01-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo MESCOUTO, Amanda Ketlen Barroso. O que dizem os egressos sobre a formação matemática no curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA. Orientadora: Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3060. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3060 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Formação inicial
Professores
Ensino
Matemática
Initial formation
Teachers
Teaching
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
spellingShingle Formação inicial
Professores
Ensino
Matemática
Initial formation
Teachers
Teaching
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
MESCOUTO, Amanda Ketlen Barroso
O que dizem os egressos sobre a formação matemática no curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA
topic_facet Formação inicial
Professores
Ensino
Matemática
Initial formation
Teachers
Teaching
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
description The research investigated the teacher’s perception of the Integrated graduation in Sciences, Mathematics and Languages about the mathematical training obtained in the course. And analyzed the curricular matrix of the course, verifying the occurrence of mathematical contents of Primary Education I, directed to the learning of the future teachers. It had as guiding question: what the graduates of the Integrated Degree have to say about the mathematical formation in the course? The themes addressed to the mathematical formation of the future teachers bring in their menu the emphasis on "what to teach" and "how to teach"? The study was based on Shulman (2014) and other authors dealing with mathematical education and training. Was analyzed of the Course Pedagogical Project, the menus and a questionnaire directed to the graduates on the regular period, from 2010 to 2014. It is possible to be verified even being a new course, has a speech of innovation in classroom, it still makes the same mistakes as another teacher training courses for initial years, in other words, the lack of specific mathematical content that will be worked during practice, this is justified both by the themes bringing up general subjects as well as in the speeches of the respondents, expressing their perceptions about the mathematical formation received in the course, for example when they express the blocks of contents related to Elementary School I were not all worked, as well as there is a need for bigger and better approaches of mathematical subjects and of their practices for the strengthening of mathematical training in the course.
author_additional MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt
author_additionalStr MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt
format Artigo
author MESCOUTO, Amanda Ketlen Barroso
title O que dizem os egressos sobre a formação matemática no curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA
title_short O que dizem os egressos sobre a formação matemática no curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA
title_full O que dizem os egressos sobre a formação matemática no curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA
title_fullStr O que dizem os egressos sobre a formação matemática no curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA
title_full_unstemmed O que dizem os egressos sobre a formação matemática no curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA
title_sort o que dizem os egressos sobre a formação matemática no curso de licenciatura integrada em educação em ciências, matemática e linguagens da ufpa
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3060
_version_ 1787154979723673600
score 11.753735