Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR: entrelaçado de caminhos de ventos e rios

O presente trabalho tem por tema Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR: entrelaço de caminhos de ventos e rios, programa este que tem como principal objetivo a oferta da licenciatura para os professores que atuam sem a formação exigida pela Lei das Diretrizes e Bases da Educação Naciona...

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Autor principal: TRINDADE, Thayse Krisina Valente
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3061
Resumo:
O presente trabalho tem por tema Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR: entrelaço de caminhos de ventos e rios, programa este que tem como principal objetivo a oferta da licenciatura para os professores que atuam sem a formação exigida pela Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), o Ensino Superior. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições e importância do PARFOR para professores que já estão atuando na rede de Educação Básica no município de Abaetetuba-Pa. A pesquisa é caracterizada como qualitativa tendo como instrumentos de coleta de dados, a observação participante, monitoria, diário de campo, filmagens e análise documental. Os participantes da pesquisa foram os discentes do PARFOR - UFPA - Licenciatura Integrada em Educação em Matemática, Ciências e Linguagens- Abaetetuba-Pa. Os dados nos revelaram que o PARFOR foi um divisor de águas na vida desses discentes, onde desenvolveram uma identidade profissional, fortalecendo seu desenvolvimento profissional que, apesar das muitas dificuldades enfrentadas durante o desenrolar do curso, continua a ser um desejo de muitos prosseguirem nessa longa caminhada de qualificação. Para os discentes do PARFOR os conhecimentos adquiridos dentro da graduação mudaram significativamente suas práticas pedagógicas, as metodologias já não são as mesmas, abrindo um leque de possibilidades de trabalho, passaram a observar mais seus alunos, tentado compreender suas singularidades e permitindo que o aluno assuma uma posição ativa tendo uma leitura de mundo mais ampla.