Artigo

O lúdico na prática pedagógica: um diálogo a partir da aplicação do projeto de intervenção de estágio na educação infantil

This article addresses the theme of the ludic in pedagogical practice in the context of Child Education, bringing to the reflection on the pedagogical action in the space of the classroom, starting from the dialogue realized through the application of an intervention project in a Unit of Child Ed...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Joyce Morais da
Grau: Artigo
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3224
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3224
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-32242022-06-22T14:11:14Z O lúdico na prática pedagógica: um diálogo a partir da aplicação do projeto de intervenção de estágio na educação infantil SILVA, Joyce Morais da OLIVEIRA, Sônia Maria Maia http://lattes.cnpq.br/0360323192870657 Lúdico Prática pedagógica Projeto de intervenção Estágio supervisionado Educação infantil Ludic Pedagogical practice Intervention project Supervised internship Child education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR This article addresses the theme of the ludic in pedagogical practice in the context of Child Education, bringing to the reflection on the pedagogical action in the space of the classroom, starting from the dialogue realized through the application of an intervention project in a Unit of Child Education, in Belém do Pará, in the discipline Supervised Internship in Child Education, of the Pedagogy course of the Federal University of Pará. The methodology used for the elaboration of this research started from the qualitative approach, in which the observation of reality and the record in Field Diary, where such records complement with bibliographical research, authors and in addition to the official documents of the Brazilian legislation dealing with the Child Education. The results indicate that the redefinition of knowledge, and the importance in understanding the ludic role as an educational practice where the child is seen as an active and interactive subject with regard to the process of cognitive, social and emotional development, also contributes in relation to interpersonal relationships with teachers and professionals of the school, parents/guardians and especially with the children; in addition to respecting the individualities of each subject in this initial stage of the teaching-learning process of children, the Child Education Este artigo aborda a temática do lúdico na prática pedagógica no âmbito da Educação Infantil, trazendo à reflexão sobre a ação pedagógica no espaço da sala de aula, a partir do diálogo realizado por meio da aplicação de um projeto de intervenção em uma Unidade de Educação Infantil, em Belém do Pará, na disciplina Estágio Supervisionado na Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. A metodologia utilizada para elaboração desta pesquisa partiu da abordagem qualitativa, em que se usou a observação da realidade e do registro em diário de campo. Onde tais registros se complementam com a pesquisa bibliográfica, a cerca de autores e de documentos oficiais da legislação brasileira que tratam da Educação Infantil. Os resultados apontam que a ressignificação de saberes, bem como a importância em compreender o papel do lúdico enquanto prática educativa, onde a criança é vista como um sujeito ativo e interativo no que diz respeito ao processo do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo, contribui também no que tange as relações interpessoais com professores e profissionais da escola, pais/responsáveis e principalmente com as crianças, além de respeitar as individualidades de cada sujeito nesta etapa inicial do processo de ensinoaprendizagem das crianças, a Educação Infantil. 2020-11-05T17:04:07Z 2020-11-05T17:04:07Z 2019-07-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SILVA, Joyce Morais da. O lúdico na prática pedagógica: um diálogo a partir da aplicação do projeto de intervenção de estágio na educação infantil. Orientadora: Sônia Maria Maia Oliveira. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3224. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3224 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Lúdico
Prática pedagógica
Projeto de intervenção
Estágio supervisionado
Educação infantil
Ludic
Pedagogical practice
Intervention project
Supervised internship
Child education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
spellingShingle Lúdico
Prática pedagógica
Projeto de intervenção
Estágio supervisionado
Educação infantil
Ludic
Pedagogical practice
Intervention project
Supervised internship
Child education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
SILVA, Joyce Morais da
O lúdico na prática pedagógica: um diálogo a partir da aplicação do projeto de intervenção de estágio na educação infantil
topic_facet Lúdico
Prática pedagógica
Projeto de intervenção
Estágio supervisionado
Educação infantil
Ludic
Pedagogical practice
Intervention project
Supervised internship
Child education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
description This article addresses the theme of the ludic in pedagogical practice in the context of Child Education, bringing to the reflection on the pedagogical action in the space of the classroom, starting from the dialogue realized through the application of an intervention project in a Unit of Child Education, in Belém do Pará, in the discipline Supervised Internship in Child Education, of the Pedagogy course of the Federal University of Pará. The methodology used for the elaboration of this research started from the qualitative approach, in which the observation of reality and the record in Field Diary, where such records complement with bibliographical research, authors and in addition to the official documents of the Brazilian legislation dealing with the Child Education. The results indicate that the redefinition of knowledge, and the importance in understanding the ludic role as an educational practice where the child is seen as an active and interactive subject with regard to the process of cognitive, social and emotional development, also contributes in relation to interpersonal relationships with teachers and professionals of the school, parents/guardians and especially with the children; in addition to respecting the individualities of each subject in this initial stage of the teaching-learning process of children, the Child Education
author_additional OLIVEIRA, Sônia Maria Maia
author_additionalStr OLIVEIRA, Sônia Maria Maia
format Artigo
author SILVA, Joyce Morais da
title O lúdico na prática pedagógica: um diálogo a partir da aplicação do projeto de intervenção de estágio na educação infantil
title_short O lúdico na prática pedagógica: um diálogo a partir da aplicação do projeto de intervenção de estágio na educação infantil
title_full O lúdico na prática pedagógica: um diálogo a partir da aplicação do projeto de intervenção de estágio na educação infantil
title_fullStr O lúdico na prática pedagógica: um diálogo a partir da aplicação do projeto de intervenção de estágio na educação infantil
title_full_unstemmed O lúdico na prática pedagógica: um diálogo a partir da aplicação do projeto de intervenção de estágio na educação infantil
title_sort o lúdico na prática pedagógica: um diálogo a partir da aplicação do projeto de intervenção de estágio na educação infantil
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3224
_version_ 1787155009952022528
score 11.755432