/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A prática pedagógica no processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental
This study was carried out at the E. M. de Jauacá Elementary and Elementary School in the rural area of Cachoeira do Arari. The general objective was to investigate the pedagogical practice of a teacher in the development of reading and writing in the classroom and the specific objective to prese...
Autor principal: | CORREA, Keliane de Avelar |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3225 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3225 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-32252024-07-02T12:33:03Z A prática pedagógica no processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental CORREA, Keliane de Avelar CARDOSO, Maura Lúcia Martins http://lattes.cnpq.br/3094224817605412 Prática Pedagógica Alfabetização Leitura e escrita Ensino fundamental Pedagogical practice Literacy Reading and writing Elementary school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM This study was carried out at the E. M. de Jauacá Elementary and Elementary School in the rural area of Cachoeira do Arari. The general objective was to investigate the pedagogical practice of a teacher in the development of reading and writing in the classroom and the specific objective to present the speech of children around the pedagogical practices in the classroom. The research was conducted with one teacher and five students, in a class of the first year of elementary school. The questionnaire was used, where the teacher's statements about his pedagogical practice in literacy are presented, revealing his conceptions about them, and the children's speeches about not perceiving themselves as reading children based on this practice. The following theoretical / methodological foundations stand out: Freire (2002), Smolka (1989), Micotti (2009), Marconi; Lakatos (2011), Severino (2016). At the methodological level it is a qualitative research, ethnographic type, having as a research instrument the questionnaire. The research revealed some dilemmas in pedagogical practice, with traditional and critical-liberating understandings about the literacy process, as well as broadening the knowledge about pedagogical practices in the teaching-learning process in relation to the appropriation of reading and writing. Este estudo foi realizado na E. M. de Ensino Infantil e Fundamental “de Jauacá”, na zona rural do município de Cachoeira do Arari. Teve por objetivo geral investigar a prática pedagógica de uma professora no desenvolvimento da leitura e escrita em sala de aula e como objetivos específicos apresentar as falas das 5 crianças em torno das práticas pedagógicas em sala de aula e analisar os excertos de fala da professora X e das crianças. A pesquisa de campo foi realizada com uma professora e cinco alunos, em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, onde se apresentam as falas da docente acerca de sua prática pedagógica na alfabetização revelando suas concepções sobre estas, e as falas das crianças em não se perceberem como crianças leitoras com base nessa prática. Como fundamentações teóricas/metodológicas destacam-se os seguintes autores: Freire (2002), Smolka (1989), Micotti (2009), Marconi; Lakatos (2011), Severino (2016). No plano metodológico se constitui numa pesquisa qualitativa, do tipo etnográfico, tendo como instrumento de pesquisa o questionário. A pesquisa revelou alguns dilemas na prática pedagógica, com compreensões tradicionais e crítico-libertadoras sobre o processo de alfabetização, como também permitiu ampliar o conhecimento acerca das práticas pedagógicas no processo de ensino - aprendizagem em relação a apropriação da leitura e escrita. 2020-11-05T17:06:22Z 2020-11-05T17:06:22Z 2019-09-03 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CORREA, Keliane de Avelar. A prática pedagógica no processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental. Orientadora: Maura Lúcia Martins Cardoso. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3225. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3225 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Prática Pedagógica Alfabetização Leitura e escrita Ensino fundamental Pedagogical practice Literacy Reading and writing Elementary school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Prática Pedagógica Alfabetização Leitura e escrita Ensino fundamental Pedagogical practice Literacy Reading and writing Elementary school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CORREA, Keliane de Avelar A prática pedagógica no processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental |
topic_facet |
Prática Pedagógica Alfabetização Leitura e escrita Ensino fundamental Pedagogical practice Literacy Reading and writing Elementary school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
This study was carried out at the E. M. de Jauacá Elementary and Elementary School in the
rural area of Cachoeira do Arari. The general objective was to investigate the pedagogical
practice of a teacher in the development of reading and writing in the classroom and the
specific objective to present the speech of children around the pedagogical practices in the
classroom. The research was conducted with one teacher and five students, in a class of the
first year of elementary school. The questionnaire was used, where the teacher's statements
about his pedagogical practice in literacy are presented, revealing his conceptions about them,
and the children's speeches about not perceiving themselves as reading children based on this
practice. The following theoretical / methodological foundations stand out: Freire (2002),
Smolka (1989), Micotti (2009), Marconi; Lakatos (2011), Severino (2016). At the
methodological level it is a qualitative research, ethnographic type, having as a research
instrument the questionnaire. The research revealed some dilemmas in pedagogical practice,
with traditional and critical-liberating understandings about the literacy process, as well as
broadening the knowledge about pedagogical practices in the teaching-learning process in
relation to the appropriation of reading and writing. |
author_additional |
CARDOSO, Maura Lúcia Martins |
author_additionalStr |
CARDOSO, Maura Lúcia Martins |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
CORREA, Keliane de Avelar |
title |
A prática pedagógica no processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental |
title_short |
A prática pedagógica no processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental |
title_full |
A prática pedagógica no processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
A prática pedagógica no processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A prática pedagógica no processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental |
title_sort |
prática pedagógica no processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3225 |
_version_ |
1829093013853306880 |
score |
11.753735 |