Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Minha voz, minha vida: minhas experiências vocais dentro e fora da academia

This final paper is a research, that aims at analyzing, through my memories, the creation procedures of some characters that I have played since I started the theatrical practice, 1992, until the 2004 presentation, when I was accepted into the academy (ETDUFPA). It is divided in two parts; first, I...

ver descrição completa

Autor principal: LACERDA, Sérgio Aloyzio da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3271
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3271
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-32712021-07-17T02:32:26Z Minha voz, minha vida: minhas experiências vocais dentro e fora da academia LACERDA, Sérgio Aloyzio da Silva MAUÉS, Marton Sergio Moreira http://lattes.cnpq.br/7788085281871242 Voz - Representação teatral Atores - Interpretação oral Voz - Técnica Teatro – treinamento técnico Corpo-voz CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO This final paper is a research, that aims at analyzing, through my memories, the creation procedures of some characters that I have played since I started the theatrical practice, 1992, until the 2004 presentation, when I was accepted into the academy (ETDUFPA). It is divided in two parts; first, I analyze my creation procedures in some amateur theater groups, how the creation processes of my characters happened, taking into consideration mainly the step that works the creation of a vocal score not having an specific professional from the vocal area as a support for that moment; in the other part of my research, I analyze the procedures that I have developed in the academy, with a vocal coach, Walter Bandeira, available for that purpose. I make a comparison between the procedures adopted outside and within my graduation course; I highlight the importance of working with vocal techniques that help giving a higher quality when representing a sensation conducted by voice having breathing as a support, primordial procedure to give live to the character. This way, this reaseach does not intend to create a new vocal technique, however, I see in it, i observe for a possible organicity of the respiratory process in favor of this vocal score required for the scene. Esse trabalho de conclusão de curso, é uma pesquisa que visa, através das minhas memórias, analisar os procedimentos de criação de alguns personagens que fiz desde que comecei a prática teatral, de 1992 até o espetáculo Embriaga-me Shakespeare, de 2004, quando entrei para a academia (ETDUFPA). Está dividida em duas partes: na primeira, analiso meus procedimentos de criação em alguns grupos teatrais amadores, como se deram esses processos de criação das minhas personagens, levando em consideração principalmente a etapa que trabalha a criação de uma partitura vocal, não tendo um profissional especifico da área de voz dando suporte para esse momento; na segunda parte da minha pesquisa, analiso o procedimento que fiz na academia, com um preparador vocal, Walter Bandeira, disponível para esse fim. Faço uma comparação entre os procedimentos adotados fora e dentro do meu curso de formação, destaco a importância de se trabalhar com técnicas vocais que ajudem a dar uma qualidade maior na hora de reapresentar uma sensação conduzida pela voz tendo como apoio a respiração, procedimento fundamental para dar vida a personagem. Desta forma essa pesquisa não visa criar uma nova técnica vocal, porém, nela observo indícios para uma possível organicidade do processo respiratório em prol dessa partitura vocal necessária para a cena. 2021-01-24T00:28:51Z 2021-01-24T00:28:51Z 2017-06-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LACERDA, Sérgio Aloyzio da Silva. Minha voz, minha vida: minhas experiências vocais dentro e fora da academia. Orientador: Marton Sergio Moreira Maués. 2018. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3271. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3271 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Voz - Representação teatral
Atores - Interpretação oral
Voz - Técnica
Teatro – treinamento técnico
Corpo-voz
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
spellingShingle Voz - Representação teatral
Atores - Interpretação oral
Voz - Técnica
Teatro – treinamento técnico
Corpo-voz
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
LACERDA, Sérgio Aloyzio da Silva
Minha voz, minha vida: minhas experiências vocais dentro e fora da academia
topic_facet Voz - Representação teatral
Atores - Interpretação oral
Voz - Técnica
Teatro – treinamento técnico
Corpo-voz
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
description This final paper is a research, that aims at analyzing, through my memories, the creation procedures of some characters that I have played since I started the theatrical practice, 1992, until the 2004 presentation, when I was accepted into the academy (ETDUFPA). It is divided in two parts; first, I analyze my creation procedures in some amateur theater groups, how the creation processes of my characters happened, taking into consideration mainly the step that works the creation of a vocal score not having an specific professional from the vocal area as a support for that moment; in the other part of my research, I analyze the procedures that I have developed in the academy, with a vocal coach, Walter Bandeira, available for that purpose. I make a comparison between the procedures adopted outside and within my graduation course; I highlight the importance of working with vocal techniques that help giving a higher quality when representing a sensation conducted by voice having breathing as a support, primordial procedure to give live to the character. This way, this reaseach does not intend to create a new vocal technique, however, I see in it, i observe for a possible organicity of the respiratory process in favor of this vocal score required for the scene.
author_additional MAUÉS, Marton Sergio Moreira
author_additionalStr MAUÉS, Marton Sergio Moreira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LACERDA, Sérgio Aloyzio da Silva
title Minha voz, minha vida: minhas experiências vocais dentro e fora da academia
title_short Minha voz, minha vida: minhas experiências vocais dentro e fora da academia
title_full Minha voz, minha vida: minhas experiências vocais dentro e fora da academia
title_fullStr Minha voz, minha vida: minhas experiências vocais dentro e fora da academia
title_full_unstemmed Minha voz, minha vida: minhas experiências vocais dentro e fora da academia
title_sort minha voz, minha vida: minhas experiências vocais dentro e fora da academia
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3271
_version_ 1787154842939031552
score 11.753896