/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Minha voz, minha vida: minhas experiências vocais dentro e fora da academia
This final paper is a research, that aims at analyzing, through my memories, the creation procedures of some characters that I have played since I started the theatrical practice, 1992, until the 2004 presentation, when I was accepted into the academy (ETDUFPA). It is divided in two parts; first, I...
Autor principal: | LACERDA, Sérgio Aloyzio da Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3271 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3271 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-32712021-07-17T02:32:26Z Minha voz, minha vida: minhas experiências vocais dentro e fora da academia LACERDA, Sérgio Aloyzio da Silva MAUÉS, Marton Sergio Moreira http://lattes.cnpq.br/7788085281871242 Voz - Representação teatral Atores - Interpretação oral Voz - Técnica Teatro – treinamento técnico Corpo-voz CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO This final paper is a research, that aims at analyzing, through my memories, the creation procedures of some characters that I have played since I started the theatrical practice, 1992, until the 2004 presentation, when I was accepted into the academy (ETDUFPA). It is divided in two parts; first, I analyze my creation procedures in some amateur theater groups, how the creation processes of my characters happened, taking into consideration mainly the step that works the creation of a vocal score not having an specific professional from the vocal area as a support for that moment; in the other part of my research, I analyze the procedures that I have developed in the academy, with a vocal coach, Walter Bandeira, available for that purpose. I make a comparison between the procedures adopted outside and within my graduation course; I highlight the importance of working with vocal techniques that help giving a higher quality when representing a sensation conducted by voice having breathing as a support, primordial procedure to give live to the character. This way, this reaseach does not intend to create a new vocal technique, however, I see in it, i observe for a possible organicity of the respiratory process in favor of this vocal score required for the scene. Esse trabalho de conclusão de curso, é uma pesquisa que visa, através das minhas memórias, analisar os procedimentos de criação de alguns personagens que fiz desde que comecei a prática teatral, de 1992 até o espetáculo Embriaga-me Shakespeare, de 2004, quando entrei para a academia (ETDUFPA). Está dividida em duas partes: na primeira, analiso meus procedimentos de criação em alguns grupos teatrais amadores, como se deram esses processos de criação das minhas personagens, levando em consideração principalmente a etapa que trabalha a criação de uma partitura vocal, não tendo um profissional especifico da área de voz dando suporte para esse momento; na segunda parte da minha pesquisa, analiso o procedimento que fiz na academia, com um preparador vocal, Walter Bandeira, disponível para esse fim. Faço uma comparação entre os procedimentos adotados fora e dentro do meu curso de formação, destaco a importância de se trabalhar com técnicas vocais que ajudem a dar uma qualidade maior na hora de reapresentar uma sensação conduzida pela voz tendo como apoio a respiração, procedimento fundamental para dar vida a personagem. Desta forma essa pesquisa não visa criar uma nova técnica vocal, porém, nela observo indícios para uma possível organicidade do processo respiratório em prol dessa partitura vocal necessária para a cena. 2021-01-24T00:28:51Z 2021-01-24T00:28:51Z 2017-06-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LACERDA, Sérgio Aloyzio da Silva. Minha voz, minha vida: minhas experiências vocais dentro e fora da academia. Orientador: Marton Sergio Moreira Maués. 2018. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3271. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3271 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Voz - Representação teatral Atores - Interpretação oral Voz - Técnica Teatro – treinamento técnico Corpo-voz CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
spellingShingle |
Voz - Representação teatral Atores - Interpretação oral Voz - Técnica Teatro – treinamento técnico Corpo-voz CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO LACERDA, Sérgio Aloyzio da Silva Minha voz, minha vida: minhas experiências vocais dentro e fora da academia |
topic_facet |
Voz - Representação teatral Atores - Interpretação oral Voz - Técnica Teatro – treinamento técnico Corpo-voz CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
description |
This final paper is a research, that aims at analyzing, through my memories, the creation procedures of some characters that I have played since I started the theatrical practice, 1992, until the 2004 presentation, when I was accepted into the academy (ETDUFPA). It is divided in two parts; first, I analyze my creation procedures in some amateur theater groups, how the creation processes of my characters happened, taking into consideration mainly the step that works the creation of a vocal score not having an specific professional from the vocal area as a support for that moment; in the other part of my research, I analyze the procedures that I have developed in the academy, with a vocal coach, Walter Bandeira, available for that purpose. I make a comparison between the procedures adopted outside and within my graduation course; I highlight the importance of working with vocal techniques that help giving a higher quality when representing a sensation conducted by voice having breathing as a support, primordial procedure to give live to the character. This way, this reaseach does not intend to create a new vocal technique, however, I see in it, i observe for a possible organicity of the respiratory process in favor of this vocal score required for the scene. |
author_additional |
MAUÉS, Marton Sergio Moreira |
author_additionalStr |
MAUÉS, Marton Sergio Moreira |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
LACERDA, Sérgio Aloyzio da Silva |
title |
Minha voz, minha vida: minhas experiências vocais dentro e fora da academia |
title_short |
Minha voz, minha vida: minhas experiências vocais dentro e fora da academia |
title_full |
Minha voz, minha vida: minhas experiências vocais dentro e fora da academia |
title_fullStr |
Minha voz, minha vida: minhas experiências vocais dentro e fora da academia |
title_full_unstemmed |
Minha voz, minha vida: minhas experiências vocais dentro e fora da academia |
title_sort |
minha voz, minha vida: minhas experiências vocais dentro e fora da academia |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3271 |
_version_ |
1787154842939031552 |
score |
11.753896 |