Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A literatura infantil no ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista

The influx of people with disabilities into mainstream schools is growing, thanks to the inclusion processes that have made these environments restructured and adapted to accommodate student diversity, including people with Autistic Spectrum Disorder, which is increasingly prevalent. Therefore, it i...

ver descrição completa

Autor principal: MOURA, Jacyara do Socorro de Campos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3331
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3331
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-33312021-09-21T20:11:39Z A literatura infantil no ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista MOURA, Jacyara do Socorro de Campos MELO, Rosileide de Jesus de Sousa http://lattes.cnpq.br/3386237933997482 Ensino - Aprendizagem Literatura infantil Autismo Teaching - Learning Children's literature Autism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The influx of people with disabilities into mainstream schools is growing, thanks to the inclusion processes that have made these environments restructured and adapted to accommodate student diversity, including people with Autistic Spectrum Disorder, which is increasingly prevalent. Therefore, it is necessary to discuss methodologies for successful classroom entry. This paper aims to demonstrate how children's literature is relevant in the teaching-learning of students with Autistic Spectrum Disorder. This is an exploratory case study, conducted through bibliographical and qualitative studies, at Aldenora Ribeiro Araújo Nursery, in the city of Abaetetuba-Pará. The study establishes the importance of storytelling, the exploration of literatures in a delightful or directed way and the importance of the cultural and social environment for the person with ASD. Through the routine of activities that included daily reading and children's literature, it was possible to analyze the development of the target student affected by the disorder and his remarkable development of socialization and orality, which was his most impaired area. Children's literature then stands out as a facilitator in the teaching-learning process of autistic students in order to develop cognitive processes in the affected areas, stimulating knowledge and providing greater interaction of the individual with the world. É crescente o ingresso de pessoas com deficiência na escola regular, graças aos processos de inclusão que tornaram esses ambientes reestruturados e adaptados para receber a diversidade dos estudantes, entre eles as pessoas com Transtorno do Espectro Autista, que tem sua incidência cada vez maior. Por isso, é preciso discutir metodologias para que esse ingresso em sala de aula ocorra com sucesso. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como a literatura infantil é relevante no ensino-aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório realizado, através de estudos bibliográficos e qualitativos, na Creche Municipal Aldenora Ribeiro Araújo, na cidade de Abaetetuba-Pará. O estudo estabelece a importância da contação de história, da exploração de literaturas de forma deleite ou direcionada e ainda da importância do meio cultural e social para a pessoa com TEA. Por meio da rotina de atividades que incluía diariamente a leitura e a literatura infantil foi possível analisar o desenvolvimento do aluno alvo afetado pelo transtorno e seu notável desenvolvimento de sociabilização e oralidade, que era sua área mais prejudicada. A literatura infantil então se destaca como facilitadora no processo de ensino-aprendizagem de alunos autistas de forma a desenvolver processos cognitivos nas áreas afetadas estimulando o conhecimento e proporcionando maior interação do individuo para com o mundo. 2021-05-03T13:11:53Z 2021-05-03T13:11:53Z 2019-12-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MOURA, Jacyara do Socorro de Campos. A literatura infantil no ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista. Orientadora: Rosileide de Jesus de Sousa Melo. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019 . Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3331. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3331 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Ensino - Aprendizagem
Literatura infantil
Autismo
Teaching - Learning
Children's literature
Autism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Ensino - Aprendizagem
Literatura infantil
Autismo
Teaching - Learning
Children's literature
Autism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MOURA, Jacyara do Socorro de Campos
A literatura infantil no ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista
topic_facet Ensino - Aprendizagem
Literatura infantil
Autismo
Teaching - Learning
Children's literature
Autism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description The influx of people with disabilities into mainstream schools is growing, thanks to the inclusion processes that have made these environments restructured and adapted to accommodate student diversity, including people with Autistic Spectrum Disorder, which is increasingly prevalent. Therefore, it is necessary to discuss methodologies for successful classroom entry. This paper aims to demonstrate how children's literature is relevant in the teaching-learning of students with Autistic Spectrum Disorder. This is an exploratory case study, conducted through bibliographical and qualitative studies, at Aldenora Ribeiro Araújo Nursery, in the city of Abaetetuba-Pará. The study establishes the importance of storytelling, the exploration of literatures in a delightful or directed way and the importance of the cultural and social environment for the person with ASD. Through the routine of activities that included daily reading and children's literature, it was possible to analyze the development of the target student affected by the disorder and his remarkable development of socialization and orality, which was his most impaired area. Children's literature then stands out as a facilitator in the teaching-learning process of autistic students in order to develop cognitive processes in the affected areas, stimulating knowledge and providing greater interaction of the individual with the world.
author_additional MELO, Rosileide de Jesus de Sousa
author_additionalStr MELO, Rosileide de Jesus de Sousa
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MOURA, Jacyara do Socorro de Campos
title A literatura infantil no ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista
title_short A literatura infantil no ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista
title_full A literatura infantil no ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista
title_fullStr A literatura infantil no ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista
title_full_unstemmed A literatura infantil no ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista
title_sort literatura infantil no ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3331
_version_ 1787154952084258816
score 11.753735