Artigo

Atendimento educacional especializado (AEE) e ensino regular: avanços, limites e desafios na prática docente do município de Bragança-Pa

The present study started from the following question: what are the advances, limits and challenges in teaching practice in the ESA and in the regular teaching of municipality of Bragança-PA? In this sense, the objective is to study the advances, limits and challenges in the teaching practice of E...

ver descrição completa

Autor principal: MOURA, Ana Paula Abreu
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
AEE
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3350
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3350
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-33502021-06-17T03:03:51Z Atendimento educacional especializado (AEE) e ensino regular: avanços, limites e desafios na prática docente do município de Bragança-Pa MOURA, Ana Paula Abreu OLIVEIRA, Francisco Pereira de http://lattes.cnpq.br/6672819410146078 https://orcid.org/0000-0003-1327-8362 Educação inclusiva AEE Ensino regular Prática docente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The present study started from the following question: what are the advances, limits and challenges in teaching practice in the ESA and in the regular teaching of municipality of Bragança-PA? In this sense, the objective is to study the advances, limits and challenges in the teaching practice of ESA and regular education in the municipality of Bragança-PA, as well as to identify the main pedagogical practices developed in the school environment, concerning students with disabilities and their inclusion in the school. teaching and learning process, and analyzing the process of Specialized Educational Attendance at the Bragança public school, were the ones that demanded the corpus of the present study. Methodologically, the study printed the qualitative approach, with the questionnaire instrument guarded with semi-structured questions. In addition, the analysis took place through the interpretation of content analysis, as well as documentary analysis. The main results indicate that there is a teaching practice focused on the care of students with disabilities, although there are limitations due to the absence of family support, limited training to special education, as well as the absence of physical space and materials adapted to each disability. Conclusively, he says that the Specialized Educational Care occurs in public schools in Bragança with limitations that are beyond the teaching practice, where the limitations are for other issues. O presente estudo partiu da seguinte pergunta: quais os avanços, limites e desafios na prática docente no AEE e no ensino regular do município de Bragança-PA? Nesse sentido, os objetivos que demandaram o corpus da presente pesquisa foram: estudar sobre os avanços, limites e desafios na prática docente do AEE e do ensino regular do município de Bragança-PA, assim como identificar as principais práticas pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar, concernentes aos alunos com deficiência e sua inclusão no processo de ensino e de aprendizagem, e, analisar o processo de Atendimento Educacional Especializado na escola pública de Bragança. Metodologicamente, o estudo imprimiu a abordagem qualitativa, com resguardo ao instrumento questionário com perguntas semiestruturadas. Ademais, a análise ocorreu por meio da interpretação da análise de conteúdo, assim como pela análise documental. Os principais resultados apontam que há uma prática docente voltada ao atendimento do estudante com deficiência, embora haja limitações devido à ausência do apoio familiar, da formação limitada à educação especial, assim como a ausência de espaço físico e materiais adaptados para cada deficiência. Conclusivamente, constata-se que o Atendimento Educacional Especializado ocorre nas escolas públicas de Bragança com limitações que fogem à prática docente, em que as limitações estão para outras questões. 2021-06-16T14:45:39Z 2021-06-16T14:45:39Z 2019-09-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo MOURA, Ana Paula Abreu. Atendimento educacional especializado (AEE) e ensino regular: avanços, limites e desafios na prática docente do município de Bragança-Pa. Orientador: Francisco Pereira de Oliveira. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança. Universidade Federal do Pará, Bragança, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3350. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3350 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação inclusiva
AEE
Ensino regular
Prática docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Educação inclusiva
AEE
Ensino regular
Prática docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MOURA, Ana Paula Abreu
Atendimento educacional especializado (AEE) e ensino regular: avanços, limites e desafios na prática docente do município de Bragança-Pa
topic_facet Educação inclusiva
AEE
Ensino regular
Prática docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description The present study started from the following question: what are the advances, limits and challenges in teaching practice in the ESA and in the regular teaching of municipality of Bragança-PA? In this sense, the objective is to study the advances, limits and challenges in the teaching practice of ESA and regular education in the municipality of Bragança-PA, as well as to identify the main pedagogical practices developed in the school environment, concerning students with disabilities and their inclusion in the school. teaching and learning process, and analyzing the process of Specialized Educational Attendance at the Bragança public school, were the ones that demanded the corpus of the present study. Methodologically, the study printed the qualitative approach, with the questionnaire instrument guarded with semi-structured questions. In addition, the analysis took place through the interpretation of content analysis, as well as documentary analysis. The main results indicate that there is a teaching practice focused on the care of students with disabilities, although there are limitations due to the absence of family support, limited training to special education, as well as the absence of physical space and materials adapted to each disability. Conclusively, he says that the Specialized Educational Care occurs in public schools in Bragança with limitations that are beyond the teaching practice, where the limitations are for other issues.
author_additional OLIVEIRA, Francisco Pereira de
author_additionalStr OLIVEIRA, Francisco Pereira de
format Artigo
author MOURA, Ana Paula Abreu
title Atendimento educacional especializado (AEE) e ensino regular: avanços, limites e desafios na prática docente do município de Bragança-Pa
title_short Atendimento educacional especializado (AEE) e ensino regular: avanços, limites e desafios na prática docente do município de Bragança-Pa
title_full Atendimento educacional especializado (AEE) e ensino regular: avanços, limites e desafios na prática docente do município de Bragança-Pa
title_fullStr Atendimento educacional especializado (AEE) e ensino regular: avanços, limites e desafios na prática docente do município de Bragança-Pa
title_full_unstemmed Atendimento educacional especializado (AEE) e ensino regular: avanços, limites e desafios na prática docente do município de Bragança-Pa
title_sort atendimento educacional especializado (aee) e ensino regular: avanços, limites e desafios na prática docente do município de bragança-pa
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3350
_version_ 1787155021272449024
score 11.753735