/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Didática e formação de professores de ciências: um olhar sobre as práticas pedagógicas na E.M. e E.E.F. e M. Santa Clara em Anapu, estado do Pará
O presente trabalho busca elaborar reflexões acerca da compreensão e da aplicação da didática assim como do processo de formação do professor da área de ciências da natureza tendo como ponto de partida as experiências vivenciadas em sala de aula em turmas do ensino fundamental maior por ocasião da r...
Autor principal: | SILVA, Elenice Moura da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3479 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3479 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-34792021-09-11T03:03:34Z Didática e formação de professores de ciências: um olhar sobre as práticas pedagógicas na E.M. e E.E.F. e M. Santa Clara em Anapu, estado do Pará SILVA, Elenice Moura da DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira http://lattes.cnpq.br/1442471964502111 Didática Formação de professor Ensino de Ciências Estágio supervisionado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente trabalho busca elaborar reflexões acerca da compreensão e da aplicação da didática assim como do processo de formação do professor da área de ciências da natureza tendo como ponto de partida as experiências vivenciadas em sala de aula em turmas do ensino fundamental maior por ocasião da realização dos estágios supervisionados, etapas indispensáveis ao longo do processo de formação do professor uma vez que, levando em conta o que consta no caput do projeto de educação do campo encampado e desenvolvido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Altamira, objetiva preparar profissionais que sejam comprometidos com uma nova visão da relação do homem com a natureza e, a partir desta perspectiva inovadora, incluir profissionais voltados à valorização da vida do campo no sentido de contribuir na elaboração de proposições no sentido de melhorar a qualidade da aprendizagem na educação básica em suas unidades de ensino fortalecendo e qualificando os filhos das famílias do campo. 2021-09-10T14:52:57Z 2021-09-10T14:52:57Z 2019-06-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Elenice Moura da. Didática e formação de professores de ciências: um olhar sobre as práticas pedagógicas na E.M. e E.E.F. e M. Santa Clara em Anapu, estado do Pará. Orientadora: Fabiola Aparecida Ferreira Damacena. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3479. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3479 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Didática Formação de professor Ensino de Ciências Estágio supervisionado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Didática Formação de professor Ensino de Ciências Estágio supervisionado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SILVA, Elenice Moura da Didática e formação de professores de ciências: um olhar sobre as práticas pedagógicas na E.M. e E.E.F. e M. Santa Clara em Anapu, estado do Pará |
topic_facet |
Didática Formação de professor Ensino de Ciências Estágio supervisionado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho busca elaborar reflexões acerca da compreensão e da aplicação da didática assim como do processo de formação do professor da área de ciências da natureza tendo como ponto de partida as experiências vivenciadas em sala de aula em turmas do ensino fundamental maior por ocasião da realização dos estágios supervisionados, etapas indispensáveis ao longo do processo de formação do professor uma vez que, levando em conta o que consta no caput do projeto de educação do campo encampado e desenvolvido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Altamira, objetiva preparar profissionais que sejam comprometidos com uma nova visão da relação do homem com a natureza e, a partir desta perspectiva inovadora, incluir profissionais voltados à valorização da vida do campo no sentido de contribuir na elaboração de proposições no sentido de melhorar a qualidade da aprendizagem na educação básica em suas unidades de ensino fortalecendo e qualificando os filhos das famílias do campo. |
author_additional |
DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira |
author_additionalStr |
DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Elenice Moura da |
title |
Didática e formação de professores de ciências: um olhar sobre as práticas pedagógicas na E.M. e E.E.F. e M. Santa Clara em Anapu, estado do Pará |
title_short |
Didática e formação de professores de ciências: um olhar sobre as práticas pedagógicas na E.M. e E.E.F. e M. Santa Clara em Anapu, estado do Pará |
title_full |
Didática e formação de professores de ciências: um olhar sobre as práticas pedagógicas na E.M. e E.E.F. e M. Santa Clara em Anapu, estado do Pará |
title_fullStr |
Didática e formação de professores de ciências: um olhar sobre as práticas pedagógicas na E.M. e E.E.F. e M. Santa Clara em Anapu, estado do Pará |
title_full_unstemmed |
Didática e formação de professores de ciências: um olhar sobre as práticas pedagógicas na E.M. e E.E.F. e M. Santa Clara em Anapu, estado do Pará |
title_sort |
didática e formação de professores de ciências: um olhar sobre as práticas pedagógicas na e.m. e e.e.f. e m. santa clara em anapu, estado do pará |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3479 |
_version_ |
1787155048215609344 |
score |
11.753735 |