Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Didática e formação de professores de ciências: um olhar sobre as práticas pedagógicas na E.M. e E.E.F. e M. Santa Clara em Anapu, estado do Pará

O presente trabalho busca elaborar reflexões acerca da compreensão e da aplicação da didática assim como do processo de formação do professor da área de ciências da natureza tendo como ponto de partida as experiências vivenciadas em sala de aula em turmas do ensino fundamental maior por ocasião da r...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Elenice Moura da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3479
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3479
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-34792021-09-11T03:03:34Z Didática e formação de professores de ciências: um olhar sobre as práticas pedagógicas na E.M. e E.E.F. e M. Santa Clara em Anapu, estado do Pará SILVA, Elenice Moura da DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira http://lattes.cnpq.br/1442471964502111 Didática Formação de professor Ensino de Ciências Estágio supervisionado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente trabalho busca elaborar reflexões acerca da compreensão e da aplicação da didática assim como do processo de formação do professor da área de ciências da natureza tendo como ponto de partida as experiências vivenciadas em sala de aula em turmas do ensino fundamental maior por ocasião da realização dos estágios supervisionados, etapas indispensáveis ao longo do processo de formação do professor uma vez que, levando em conta o que consta no caput do projeto de educação do campo encampado e desenvolvido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Altamira, objetiva preparar profissionais que sejam comprometidos com uma nova visão da relação do homem com a natureza e, a partir desta perspectiva inovadora, incluir profissionais voltados à valorização da vida do campo no sentido de contribuir na elaboração de proposições no sentido de melhorar a qualidade da aprendizagem na educação básica em suas unidades de ensino fortalecendo e qualificando os filhos das famílias do campo. 2021-09-10T14:52:57Z 2021-09-10T14:52:57Z 2019-06-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Elenice Moura da. Didática e formação de professores de ciências: um olhar sobre as práticas pedagógicas na E.M. e E.E.F. e M. Santa Clara em Anapu, estado do Pará. Orientadora: Fabiola Aparecida Ferreira Damacena. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3479. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3479 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Didática
Formação de professor
Ensino de Ciências
Estágio supervisionado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Didática
Formação de professor
Ensino de Ciências
Estágio supervisionado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SILVA, Elenice Moura da
Didática e formação de professores de ciências: um olhar sobre as práticas pedagógicas na E.M. e E.E.F. e M. Santa Clara em Anapu, estado do Pará
topic_facet Didática
Formação de professor
Ensino de Ciências
Estágio supervisionado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho busca elaborar reflexões acerca da compreensão e da aplicação da didática assim como do processo de formação do professor da área de ciências da natureza tendo como ponto de partida as experiências vivenciadas em sala de aula em turmas do ensino fundamental maior por ocasião da realização dos estágios supervisionados, etapas indispensáveis ao longo do processo de formação do professor uma vez que, levando em conta o que consta no caput do projeto de educação do campo encampado e desenvolvido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Altamira, objetiva preparar profissionais que sejam comprometidos com uma nova visão da relação do homem com a natureza e, a partir desta perspectiva inovadora, incluir profissionais voltados à valorização da vida do campo no sentido de contribuir na elaboração de proposições no sentido de melhorar a qualidade da aprendizagem na educação básica em suas unidades de ensino fortalecendo e qualificando os filhos das famílias do campo.
author_additional DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira
author_additionalStr DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Elenice Moura da
title Didática e formação de professores de ciências: um olhar sobre as práticas pedagógicas na E.M. e E.E.F. e M. Santa Clara em Anapu, estado do Pará
title_short Didática e formação de professores de ciências: um olhar sobre as práticas pedagógicas na E.M. e E.E.F. e M. Santa Clara em Anapu, estado do Pará
title_full Didática e formação de professores de ciências: um olhar sobre as práticas pedagógicas na E.M. e E.E.F. e M. Santa Clara em Anapu, estado do Pará
title_fullStr Didática e formação de professores de ciências: um olhar sobre as práticas pedagógicas na E.M. e E.E.F. e M. Santa Clara em Anapu, estado do Pará
title_full_unstemmed Didática e formação de professores de ciências: um olhar sobre as práticas pedagógicas na E.M. e E.E.F. e M. Santa Clara em Anapu, estado do Pará
title_sort didática e formação de professores de ciências: um olhar sobre as práticas pedagógicas na e.m. e e.e.f. e m. santa clara em anapu, estado do pará
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3479
_version_ 1787155048215609344
score 11.753735