/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O curso de Educação do Campo na Transamazônica: em busca de uma avaliação a partir de narrativas de egressos
Este trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “ O CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA TRANSAMAZÔNICA: EM BUSCA DE UMA AVALIAÇÃO A PARTIR DE NARRATIVAS DE EGRESSOS. ” teve como objetivo buscar elementos de uma avaliação do curso de educação do campo da Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal...
Autor principal: | ARAÚJO, Rosiane Costa |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3530 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3530 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-35302021-10-02T03:04:00Z O curso de Educação do Campo na Transamazônica: em busca de uma avaliação a partir de narrativas de egressos ARAÚJO, Rosiane Costa DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira http://lattes.cnpq.br/1442471964502111 Curso de Educação do Campo Educação básica Transamazônica Avaliação Narrativas de egressos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “ O CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA TRANSAMAZÔNICA: EM BUSCA DE UMA AVALIAÇÃO A PARTIR DE NARRATIVAS DE EGRESSOS. ” teve como objetivo buscar elementos de uma avaliação do curso de educação do campo da Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará, para isso se faz necessário apresentar um breve histórico do curso, da realidade da educação básica na transamazônica, tendo em vista as relações que se estabelecem entre ambos, a partir da formação de professores em alternância pedagógica, buscando avaliar, destacar os avanços, os desafios, as possibilidades no contexto dessa formação e atuação docente nas escolas do campo. A pesquisa delimita-se, pela abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, a qual tem por finalidade buscar uma avaliação do curso, a partir de narrativas de egressos, com a utilização da entrevista como procedimento de coleta de dados. O trabalho está subdividido em quatro seções. Cada seção traz pontos relevantes que oportunizam reflexões avaliativas. Conclui-se que o curso de educação do campo precisa aprimorar o processo de acompanhamento dos alunos nos estágios e nos monitoramentos de Tempo Comunidade, também obtivemos sugestões no sentido de aperfeiçoar a matriz curricular e ampliar o número de disciplinas especificas de acordo com ênfases por área de conhecimento que o Curso oferta. 2021-10-01T15:42:08Z 2021-10-01T15:42:08Z 2019-06-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ARAÚJO, Rosiane Costa. O curso de Educação do Campo na Transamazônica: em busca de uma avaliação a partir de narrativas de egressos. Orientadora: Fabiola Aparecida Ferreira Damacena. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Altamira, PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3530. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3530 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Curso de Educação do Campo Educação básica Transamazônica Avaliação Narrativas de egressos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Curso de Educação do Campo Educação básica Transamazônica Avaliação Narrativas de egressos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO ARAÚJO, Rosiane Costa O curso de Educação do Campo na Transamazônica: em busca de uma avaliação a partir de narrativas de egressos |
topic_facet |
Curso de Educação do Campo Educação básica Transamazônica Avaliação Narrativas de egressos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “ O CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA TRANSAMAZÔNICA: EM BUSCA DE UMA AVALIAÇÃO A PARTIR DE NARRATIVAS DE EGRESSOS. ” teve como objetivo buscar elementos de uma avaliação do curso de educação do campo da Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará, para isso se faz necessário apresentar um breve histórico do curso, da realidade da educação básica na transamazônica, tendo em vista as relações que se estabelecem entre ambos, a partir da formação de professores em alternância pedagógica, buscando avaliar, destacar os avanços, os desafios, as possibilidades no contexto dessa formação e atuação docente nas escolas do campo. A pesquisa delimita-se, pela abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, a qual tem por finalidade buscar uma avaliação do curso, a partir de narrativas de egressos, com a utilização da entrevista como procedimento de coleta de dados. O trabalho está subdividido em quatro seções. Cada seção traz pontos relevantes que oportunizam reflexões avaliativas. Conclui-se que o curso de educação do campo precisa aprimorar o processo de acompanhamento dos alunos nos estágios e nos monitoramentos de Tempo Comunidade, também obtivemos sugestões no sentido de aperfeiçoar a matriz curricular e ampliar o número de disciplinas especificas de acordo com ênfases por área de conhecimento que o Curso oferta. |
author_additional |
DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira |
author_additionalStr |
DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ARAÚJO, Rosiane Costa |
title |
O curso de Educação do Campo na Transamazônica: em busca de uma avaliação a partir de narrativas de egressos |
title_short |
O curso de Educação do Campo na Transamazônica: em busca de uma avaliação a partir de narrativas de egressos |
title_full |
O curso de Educação do Campo na Transamazônica: em busca de uma avaliação a partir de narrativas de egressos |
title_fullStr |
O curso de Educação do Campo na Transamazônica: em busca de uma avaliação a partir de narrativas de egressos |
title_full_unstemmed |
O curso de Educação do Campo na Transamazônica: em busca de uma avaliação a partir de narrativas de egressos |
title_sort |
o curso de educação do campo na transamazônica: em busca de uma avaliação a partir de narrativas de egressos |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3530 |
_version_ |
1787155057066639360 |
score |
11.753896 |