Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O curso de Educação do Campo na Transamazônica: em busca de uma avaliação a partir de narrativas de egressos

Este trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “ O CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA TRANSAMAZÔNICA: EM BUSCA DE UMA AVALIAÇÃO A PARTIR DE NARRATIVAS DE EGRESSOS. ” teve como objetivo buscar elementos de uma avaliação do curso de educação do campo da Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal...

ver descrição completa

Autor principal: ARAÚJO, Rosiane Costa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3530
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3530
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-35302021-10-02T03:04:00Z O curso de Educação do Campo na Transamazônica: em busca de uma avaliação a partir de narrativas de egressos ARAÚJO, Rosiane Costa DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira http://lattes.cnpq.br/1442471964502111 Curso de Educação do Campo Educação básica Transamazônica Avaliação Narrativas de egressos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “ O CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA TRANSAMAZÔNICA: EM BUSCA DE UMA AVALIAÇÃO A PARTIR DE NARRATIVAS DE EGRESSOS. ” teve como objetivo buscar elementos de uma avaliação do curso de educação do campo da Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará, para isso se faz necessário apresentar um breve histórico do curso, da realidade da educação básica na transamazônica, tendo em vista as relações que se estabelecem entre ambos, a partir da formação de professores em alternância pedagógica, buscando avaliar, destacar os avanços, os desafios, as possibilidades no contexto dessa formação e atuação docente nas escolas do campo. A pesquisa delimita-se, pela abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, a qual tem por finalidade buscar uma avaliação do curso, a partir de narrativas de egressos, com a utilização da entrevista como procedimento de coleta de dados. O trabalho está subdividido em quatro seções. Cada seção traz pontos relevantes que oportunizam reflexões avaliativas. Conclui-se que o curso de educação do campo precisa aprimorar o processo de acompanhamento dos alunos nos estágios e nos monitoramentos de Tempo Comunidade, também obtivemos sugestões no sentido de aperfeiçoar a matriz curricular e ampliar o número de disciplinas especificas de acordo com ênfases por área de conhecimento que o Curso oferta. 2021-10-01T15:42:08Z 2021-10-01T15:42:08Z 2019-06-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ARAÚJO, Rosiane Costa. O curso de Educação do Campo na Transamazônica: em busca de uma avaliação a partir de narrativas de egressos. Orientadora: Fabiola Aparecida Ferreira Damacena. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Altamira, PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3530. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3530 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Curso de Educação do Campo
Educação básica
Transamazônica
Avaliação
Narrativas de egressos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Curso de Educação do Campo
Educação básica
Transamazônica
Avaliação
Narrativas de egressos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
ARAÚJO, Rosiane Costa
O curso de Educação do Campo na Transamazônica: em busca de uma avaliação a partir de narrativas de egressos
topic_facet Curso de Educação do Campo
Educação básica
Transamazônica
Avaliação
Narrativas de egressos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “ O CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA TRANSAMAZÔNICA: EM BUSCA DE UMA AVALIAÇÃO A PARTIR DE NARRATIVAS DE EGRESSOS. ” teve como objetivo buscar elementos de uma avaliação do curso de educação do campo da Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará, para isso se faz necessário apresentar um breve histórico do curso, da realidade da educação básica na transamazônica, tendo em vista as relações que se estabelecem entre ambos, a partir da formação de professores em alternância pedagógica, buscando avaliar, destacar os avanços, os desafios, as possibilidades no contexto dessa formação e atuação docente nas escolas do campo. A pesquisa delimita-se, pela abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, a qual tem por finalidade buscar uma avaliação do curso, a partir de narrativas de egressos, com a utilização da entrevista como procedimento de coleta de dados. O trabalho está subdividido em quatro seções. Cada seção traz pontos relevantes que oportunizam reflexões avaliativas. Conclui-se que o curso de educação do campo precisa aprimorar o processo de acompanhamento dos alunos nos estágios e nos monitoramentos de Tempo Comunidade, também obtivemos sugestões no sentido de aperfeiçoar a matriz curricular e ampliar o número de disciplinas especificas de acordo com ênfases por área de conhecimento que o Curso oferta.
author_additional DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira
author_additionalStr DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ARAÚJO, Rosiane Costa
title O curso de Educação do Campo na Transamazônica: em busca de uma avaliação a partir de narrativas de egressos
title_short O curso de Educação do Campo na Transamazônica: em busca de uma avaliação a partir de narrativas de egressos
title_full O curso de Educação do Campo na Transamazônica: em busca de uma avaliação a partir de narrativas de egressos
title_fullStr O curso de Educação do Campo na Transamazônica: em busca de uma avaliação a partir de narrativas de egressos
title_full_unstemmed O curso de Educação do Campo na Transamazônica: em busca de uma avaliação a partir de narrativas de egressos
title_sort o curso de educação do campo na transamazônica: em busca de uma avaliação a partir de narrativas de egressos
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3530
_version_ 1787155057066639360
score 11.753896