Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Metodologia do ensino de Química com experimentação em sala de aula na Casa Familiar Rural de Senador José Porfírio/PA

Given that one of the difficulties of students in assimilating the content of Chemistry is due to the fact that many consider it a complex discipline. To improve this understanding, the use of “experimentation” becomes a facilitating tool for a better understanding of the chemical concepts studied i...

ver descrição completa

Autor principal: FREITAS, Neliel Cardoso de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3547
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3547
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-35472021-10-07T03:03:55Z Metodologia do ensino de Química com experimentação em sala de aula na Casa Familiar Rural de Senador José Porfírio/PA FREITAS, Neliel Cardoso de SILVA, Marcio Rogério da http://lattes.cnpq.br/1136612613285395 Ensino de Química Experimentação Aprendizagem Chemistry teaching Experimentation Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Given that one of the difficulties of students in assimilating the content of Chemistry is due to the fact that many consider it a complex discipline. To improve this understanding, the use of “experimentation” becomes a facilitating tool for a better understanding of the chemical concepts studied in the classroom, as it brings students' daily life closer. From this perspective, the present work aimed to understand how experimentation can assist in learning chemistry teaching. Therefore, it is necessary to identify the methodology currently used in chemistry teaching, to analyze the difficulties of students in the use of experimental activities and to use experimentation as an auxiliary tool in chemistry classes. To obtain the data, semi-structured questionnaires were applied to the students in order to collect the necessary information. The results showed that the students of the Rural Family House felt motivated with the experimental classes in chemistry teaching, being this fact detected through the applied questionnaires, winch they considered the experimentation important for the teaching and learning process. We conclude from this work that the use of classroom experimentation contributes to meaningful learning, given that seeing in practice the phenomenon happening is very important for its understanding. Tendo em vista que uma das dificuldades dos alunos em assimilar o conteúdo de Química é devida a mesma ser considerado por muitos, como uma disciplina complexa. Para melhorar esse entendimento o uso da “experimentação” passa a ser uma ferramenta facilitadora para melhor compreensão dos conceitos químicos estudados em sala de aula, pois aproxima o cotidiano dos alunos. Nessa perspectiva o presente trabalho teve por objetivo compreender de que maneira a experimentação pode auxiliar na aprendizagem do ensino de Química. Para tanto, é necessário identificar a metodologia utilizada atualmente no ensino de Química, analisar quais as dificuldades dos alunos no uso de atividades experimentais e utilizar a experimentação como ferramenta auxiliadora nas aulas de Química. Para obtenção dos dados foram aplicados questionários semiestruturados para os alunos a fim de coletar as informações necessárias. Os resultados mostraram que os alunos da Casa Familiar Rural se sentiram motivados com as aulas experimentais no ensino de Química, sendo tal fato detectado através dos questionários aplicados, que estes consideraram a experimentação importante para processo de ensino e aprendizagem. Concluímos com este trabalho que o uso da experimentação em sala de aula contribui para uma aprendizagem significativa, haja vista que ao ver na prática o fenômeno acontecendo é muito importante para sua compreensão. 2021-10-06T18:37:25Z 2021-10-06T18:37:25Z 2019-10-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FREITAS, Neliel Cardoso de. Metodologia do ensino de Química com experimentação em sala de aula na Casa Familiar Rural de Senador José Porfírio/PA. Orientador: Marcio Rogério da Silva. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Senador José Porfírio, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3547. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3547 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Ensino de Química
Experimentação
Aprendizagem
Chemistry teaching
Experimentation
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
spellingShingle Ensino de Química
Experimentação
Aprendizagem
Chemistry teaching
Experimentation
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
FREITAS, Neliel Cardoso de
Metodologia do ensino de Química com experimentação em sala de aula na Casa Familiar Rural de Senador José Porfírio/PA
topic_facet Ensino de Química
Experimentação
Aprendizagem
Chemistry teaching
Experimentation
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description Given that one of the difficulties of students in assimilating the content of Chemistry is due to the fact that many consider it a complex discipline. To improve this understanding, the use of “experimentation” becomes a facilitating tool for a better understanding of the chemical concepts studied in the classroom, as it brings students' daily life closer. From this perspective, the present work aimed to understand how experimentation can assist in learning chemistry teaching. Therefore, it is necessary to identify the methodology currently used in chemistry teaching, to analyze the difficulties of students in the use of experimental activities and to use experimentation as an auxiliary tool in chemistry classes. To obtain the data, semi-structured questionnaires were applied to the students in order to collect the necessary information. The results showed that the students of the Rural Family House felt motivated with the experimental classes in chemistry teaching, being this fact detected through the applied questionnaires, winch they considered the experimentation important for the teaching and learning process. We conclude from this work that the use of classroom experimentation contributes to meaningful learning, given that seeing in practice the phenomenon happening is very important for its understanding.
author_additional SILVA, Marcio Rogério da
author_additionalStr SILVA, Marcio Rogério da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author FREITAS, Neliel Cardoso de
title Metodologia do ensino de Química com experimentação em sala de aula na Casa Familiar Rural de Senador José Porfírio/PA
title_short Metodologia do ensino de Química com experimentação em sala de aula na Casa Familiar Rural de Senador José Porfírio/PA
title_full Metodologia do ensino de Química com experimentação em sala de aula na Casa Familiar Rural de Senador José Porfírio/PA
title_fullStr Metodologia do ensino de Química com experimentação em sala de aula na Casa Familiar Rural de Senador José Porfírio/PA
title_full_unstemmed Metodologia do ensino de Química com experimentação em sala de aula na Casa Familiar Rural de Senador José Porfírio/PA
title_sort metodologia do ensino de química com experimentação em sala de aula na casa familiar rural de senador josé porfírio/pa
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3547
_version_ 1787155059809714176
score 11.675608