Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A inclusão de alunos surdos no 6º ano do Ensino Fundamental na E.M.E.I.E.F Jardim do Ouro do município de Itaituba-PA

The present work entitled "The process of inclusion of deaf students in the 6th year of primary education in a school in the municipality of Itaituba - Pará" aims to analyze how the process of inclusion of deaf students in the series in focus occurs. We seek to understand the difficulties faced b...

ver descrição completa

Autor principal: PESSOA, Alesandro dos Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3591
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3591
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-35912021-10-15T03:03:49Z A inclusão de alunos surdos no 6º ano do Ensino Fundamental na E.M.E.I.E.F Jardim do Ouro do município de Itaituba-PA PESSOA, Alesandro dos Santos DIAS, Marcelo Pires http://lattes.cnpq.br/2696005070967074 https://orcid.org/0000-0002-7129-1322 Surdez Ensino Inclusão Bilinguismo Deafness Teaching Inclusion Bilingualism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present work entitled "The process of inclusion of deaf students in the 6th year of primary education in a school in the municipality of Itaituba - Pará" aims to analyze how the process of inclusion of deaf students in the series in focus occurs. We seek to understand the difficulties faced by regular teachers and specialized teachers who accompany deaf students in the common room (caretaker); identify the methodologies applied by teachers; to investigate the forms that contemplate bilingual instruction in the common / regular room, even if the teachers do not have specific training for the Brazilian Sign Language (LIBRAS) and know the pedagogical work developed by them. The methodology of the work involved qualitative research with a descriptive basis. The data collection instruments involved questionnaires that were applied to the teachers: a common room teacher, a physical education teacher and a teacher carer. The work involved a bibliographical survey and field research to confront theory and practice. The analysis of current legislation on inclusion was of fundamental importance and involved several authors in the area: Bisbo (2016), Brazil (1996), Dessen (1997), Lacerda (1996), Lopes (2013), Lima 2010), in addition to other authors who contributed directly to the theme in question. The results will be analyzed and treated. O presente trabalho intitulado “O processo de inclusão de alunos surdos no 6º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Itaituba – Pará” tem como objetivo analisar de que forma ocorre o processo de inclusão dos alunos surdos na série em foco. Buscamos compreender as dificuldades enfrentadas pelos professores do ensino regular e pelo professor especializado que acompanhou os alunos surdos na sala comum (cuidador); identificar as metodologias aplicadas pelos professores; investigar as formas que contemplam a instrução bilíngue na sala comum/regular, mesmo que os professores não tenham formação específica para o domínio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e conhecer o trabalho pedagógico desenvolvido pelos mesmos. A metodologia do trabalho envolveu uma pesquisa de cunho qualitativo com uma base descritiva. Os instrumentos de coleta de dados envolveram questionários que foram aplicados aos professores: uma professora da sala comum, um professor de educação física e uma professora cuidadora. O trabalho envolveu levantamento bibliográfico e pesquisa de campo para confronto da teoria e prática. A análise da legislação vigente sobre inclusão foi de fundamental importância e envolveu vários autores da área: Bisbo (2016), Brasil (1996), Dessen (1997), Lacerda (1996), Lopes (2013), Lima (2006), Liberato (2010), além de outros autores que contribuíram diretamente com o tema em questão. 2021-10-14T14:14:42Z 2021-10-14T14:14:42Z 2019-06-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PESSOA, Alesandro dos Santos. A inclusão de alunos surdos no 6º ano do Ensino Fundamental na E.M.E.I.E.F Jardim do Ouro do município de Itaituba-PA. 2019. Orientador: Marcelo Pires Dias. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Placas, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3591. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3591 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Surdez
Ensino
Inclusão
Bilinguismo
Deafness
Teaching
Inclusion
Bilingualism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Surdez
Ensino
Inclusão
Bilinguismo
Deafness
Teaching
Inclusion
Bilingualism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
PESSOA, Alesandro dos Santos
A inclusão de alunos surdos no 6º ano do Ensino Fundamental na E.M.E.I.E.F Jardim do Ouro do município de Itaituba-PA
topic_facet Surdez
Ensino
Inclusão
Bilinguismo
Deafness
Teaching
Inclusion
Bilingualism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present work entitled "The process of inclusion of deaf students in the 6th year of primary education in a school in the municipality of Itaituba - Pará" aims to analyze how the process of inclusion of deaf students in the series in focus occurs. We seek to understand the difficulties faced by regular teachers and specialized teachers who accompany deaf students in the common room (caretaker); identify the methodologies applied by teachers; to investigate the forms that contemplate bilingual instruction in the common / regular room, even if the teachers do not have specific training for the Brazilian Sign Language (LIBRAS) and know the pedagogical work developed by them. The methodology of the work involved qualitative research with a descriptive basis. The data collection instruments involved questionnaires that were applied to the teachers: a common room teacher, a physical education teacher and a teacher carer. The work involved a bibliographical survey and field research to confront theory and practice. The analysis of current legislation on inclusion was of fundamental importance and involved several authors in the area: Bisbo (2016), Brazil (1996), Dessen (1997), Lacerda (1996), Lopes (2013), Lima 2010), in addition to other authors who contributed directly to the theme in question. The results will be analyzed and treated.
author_additional DIAS, Marcelo Pires
author_additionalStr DIAS, Marcelo Pires
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PESSOA, Alesandro dos Santos
title A inclusão de alunos surdos no 6º ano do Ensino Fundamental na E.M.E.I.E.F Jardim do Ouro do município de Itaituba-PA
title_short A inclusão de alunos surdos no 6º ano do Ensino Fundamental na E.M.E.I.E.F Jardim do Ouro do município de Itaituba-PA
title_full A inclusão de alunos surdos no 6º ano do Ensino Fundamental na E.M.E.I.E.F Jardim do Ouro do município de Itaituba-PA
title_fullStr A inclusão de alunos surdos no 6º ano do Ensino Fundamental na E.M.E.I.E.F Jardim do Ouro do município de Itaituba-PA
title_full_unstemmed A inclusão de alunos surdos no 6º ano do Ensino Fundamental na E.M.E.I.E.F Jardim do Ouro do município de Itaituba-PA
title_sort inclusão de alunos surdos no 6º ano do ensino fundamental na e.m.e.i.e.f jardim do ouro do município de itaituba-pa
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3591
_version_ 1787155060402159616
score 11.753735