Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Despertar o gosto pela leitura nos alunos do 6° ano da escola Tancredo Neves (Placas/PA)

O presente artigo tem o intuito de fazer algumas considerações sobre a problemática do desestimulo dos alunos pela leitura, e tentar levantar as possíveis causas desse desinteresse e desprazer pela leitura. A pesquisa foi realizada na Escola Tancredo Almeida Neves na turma do sexto ano, turno vesper...

ver descrição completa

Autor principal: LANDIM, Fernanda dos Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3596
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3596
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-35962021-10-15T03:03:37Z Despertar o gosto pela leitura nos alunos do 6° ano da escola Tancredo Neves (Placas/PA) LANDIM, Fernanda dos Santos DIAS, Marcelo Pires http://lattes.cnpq.br/2696005070967074 https://orcid.org/0000-0002-7129-1322 Desestímulo Leitura Formação de leitores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente artigo tem o intuito de fazer algumas considerações sobre a problemática do desestimulo dos alunos pela leitura, e tentar levantar as possíveis causas desse desinteresse e desprazer pela leitura. A pesquisa foi realizada na Escola Tancredo Almeida Neves na turma do sexto ano, turno vespertino. De modo geral os estudos apontam que uma das causas de os estudantes não gostarem de ler é a forma como a leitura é trabalhada na escola, a qual acontece somente para fins didáticos e pela falta de incentivo no âmbito familiar. Os resultados obtidos nas entrevistas tanto com os alunos quanto com a professora contribuíram para identificação dos motivos. O embasamento teórico possibilitou a busca de alternativas para tornar o ato de ler prazeroso e permanente. Para resolver ou amenizar o desinteresse pela leitura a formação de professores é importante para saberem trabalhar a leitura com eficiência em sala de aula, projetos de leitura, eventos como gincana, olimpíadas e saraus literários que possam contribuir para que esta realidade seja modificada, mesmo que seja a longo prazo o objetivo é despertar o gosto pela leitura contribuindo para a termos leitores eficazes. 2021-10-14T14:54:54Z 2021-10-14T14:54:54Z 2019-06-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LANDIM, Fernanda dos Santos. Despertar o gosto pela leitura nos alunos do 6° ano da escola Tancredo Neves (Placas/PA). Orientador: Marcelo Pires Dias. 2019. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Placas, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3596. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3596 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Desestímulo
Leitura
Formação de leitores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Desestímulo
Leitura
Formação de leitores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LANDIM, Fernanda dos Santos
Despertar o gosto pela leitura nos alunos do 6° ano da escola Tancredo Neves (Placas/PA)
topic_facet Desestímulo
Leitura
Formação de leitores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente artigo tem o intuito de fazer algumas considerações sobre a problemática do desestimulo dos alunos pela leitura, e tentar levantar as possíveis causas desse desinteresse e desprazer pela leitura. A pesquisa foi realizada na Escola Tancredo Almeida Neves na turma do sexto ano, turno vespertino. De modo geral os estudos apontam que uma das causas de os estudantes não gostarem de ler é a forma como a leitura é trabalhada na escola, a qual acontece somente para fins didáticos e pela falta de incentivo no âmbito familiar. Os resultados obtidos nas entrevistas tanto com os alunos quanto com a professora contribuíram para identificação dos motivos. O embasamento teórico possibilitou a busca de alternativas para tornar o ato de ler prazeroso e permanente. Para resolver ou amenizar o desinteresse pela leitura a formação de professores é importante para saberem trabalhar a leitura com eficiência em sala de aula, projetos de leitura, eventos como gincana, olimpíadas e saraus literários que possam contribuir para que esta realidade seja modificada, mesmo que seja a longo prazo o objetivo é despertar o gosto pela leitura contribuindo para a termos leitores eficazes.
author_additional DIAS, Marcelo Pires
author_additionalStr DIAS, Marcelo Pires
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LANDIM, Fernanda dos Santos
title Despertar o gosto pela leitura nos alunos do 6° ano da escola Tancredo Neves (Placas/PA)
title_short Despertar o gosto pela leitura nos alunos do 6° ano da escola Tancredo Neves (Placas/PA)
title_full Despertar o gosto pela leitura nos alunos do 6° ano da escola Tancredo Neves (Placas/PA)
title_fullStr Despertar o gosto pela leitura nos alunos do 6° ano da escola Tancredo Neves (Placas/PA)
title_full_unstemmed Despertar o gosto pela leitura nos alunos do 6° ano da escola Tancredo Neves (Placas/PA)
title_sort despertar o gosto pela leitura nos alunos do 6° ano da escola tancredo neves (placas/pa)
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3596
_version_ 1787155061145600000
score 11.753735