/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Despertar o gosto pela leitura nos alunos do 6° ano da escola Tancredo Neves (Placas/PA)
O presente artigo tem o intuito de fazer algumas considerações sobre a problemática do desestimulo dos alunos pela leitura, e tentar levantar as possíveis causas desse desinteresse e desprazer pela leitura. A pesquisa foi realizada na Escola Tancredo Almeida Neves na turma do sexto ano, turno vesper...
Autor principal: | LANDIM, Fernanda dos Santos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3596 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3596 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-35962021-10-15T03:03:37Z Despertar o gosto pela leitura nos alunos do 6° ano da escola Tancredo Neves (Placas/PA) LANDIM, Fernanda dos Santos DIAS, Marcelo Pires http://lattes.cnpq.br/2696005070967074 https://orcid.org/0000-0002-7129-1322 Desestímulo Leitura Formação de leitores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente artigo tem o intuito de fazer algumas considerações sobre a problemática do desestimulo dos alunos pela leitura, e tentar levantar as possíveis causas desse desinteresse e desprazer pela leitura. A pesquisa foi realizada na Escola Tancredo Almeida Neves na turma do sexto ano, turno vespertino. De modo geral os estudos apontam que uma das causas de os estudantes não gostarem de ler é a forma como a leitura é trabalhada na escola, a qual acontece somente para fins didáticos e pela falta de incentivo no âmbito familiar. Os resultados obtidos nas entrevistas tanto com os alunos quanto com a professora contribuíram para identificação dos motivos. O embasamento teórico possibilitou a busca de alternativas para tornar o ato de ler prazeroso e permanente. Para resolver ou amenizar o desinteresse pela leitura a formação de professores é importante para saberem trabalhar a leitura com eficiência em sala de aula, projetos de leitura, eventos como gincana, olimpíadas e saraus literários que possam contribuir para que esta realidade seja modificada, mesmo que seja a longo prazo o objetivo é despertar o gosto pela leitura contribuindo para a termos leitores eficazes. 2021-10-14T14:54:54Z 2021-10-14T14:54:54Z 2019-06-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LANDIM, Fernanda dos Santos. Despertar o gosto pela leitura nos alunos do 6° ano da escola Tancredo Neves (Placas/PA). Orientador: Marcelo Pires Dias. 2019. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Placas, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3596. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3596 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Desestímulo Leitura Formação de leitores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Desestímulo Leitura Formação de leitores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO LANDIM, Fernanda dos Santos Despertar o gosto pela leitura nos alunos do 6° ano da escola Tancredo Neves (Placas/PA) |
topic_facet |
Desestímulo Leitura Formação de leitores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente artigo tem o intuito de fazer algumas considerações sobre a problemática do desestimulo dos alunos pela leitura, e tentar levantar as possíveis causas desse desinteresse e desprazer pela leitura. A pesquisa foi realizada na Escola Tancredo Almeida Neves na turma do sexto ano, turno vespertino. De modo geral os estudos apontam que uma das causas de os estudantes não gostarem de ler é a forma como a leitura é trabalhada na escola, a qual acontece somente para fins didáticos e pela falta de incentivo no âmbito familiar. Os resultados obtidos nas entrevistas tanto com os alunos quanto com a professora contribuíram para identificação dos motivos. O embasamento teórico possibilitou a busca de alternativas para tornar o ato de ler prazeroso e permanente. Para resolver ou amenizar o desinteresse pela leitura a formação de professores é importante para saberem trabalhar a leitura com eficiência em sala de aula, projetos de leitura, eventos como gincana, olimpíadas e saraus literários que possam contribuir para que esta realidade seja modificada, mesmo que seja a longo prazo o objetivo é despertar o gosto pela leitura contribuindo para a termos leitores eficazes. |
author_additional |
DIAS, Marcelo Pires |
author_additionalStr |
DIAS, Marcelo Pires |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
LANDIM, Fernanda dos Santos |
title |
Despertar o gosto pela leitura nos alunos do 6° ano da escola Tancredo Neves (Placas/PA) |
title_short |
Despertar o gosto pela leitura nos alunos do 6° ano da escola Tancredo Neves (Placas/PA) |
title_full |
Despertar o gosto pela leitura nos alunos do 6° ano da escola Tancredo Neves (Placas/PA) |
title_fullStr |
Despertar o gosto pela leitura nos alunos do 6° ano da escola Tancredo Neves (Placas/PA) |
title_full_unstemmed |
Despertar o gosto pela leitura nos alunos do 6° ano da escola Tancredo Neves (Placas/PA) |
title_sort |
despertar o gosto pela leitura nos alunos do 6° ano da escola tancredo neves (placas/pa) |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3596 |
_version_ |
1787155061145600000 |
score |
11.753735 |