/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Minha trajetória de vida: a luta pela terra e acesso à educação na região da Transamazônica, Uruará, Pará
O objetivo geral é registrar as memórias sobre minha trajetória na educação básica e ensino superior público, estabelecendo reflexões sobre o ensino ofertado pelo Poder público e a realidade educacional vivenciada. Também se tem como objetivo, relacionar a partir desse percurso educacional as questõ...
Autor principal: | RAMOS, Renata Carneiro |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3602 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3602 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36022021-10-15T03:03:51Z Minha trajetória de vida: a luta pela terra e acesso à educação na região da Transamazônica, Uruará, Pará RAMOS, Renata Carneiro ROCHA, Carla Giovana Souza http://lattes.cnpq.br/6995325935325969 Agricultura camponesa Mulheres Memorial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O objetivo geral é registrar as memórias sobre minha trajetória na educação básica e ensino superior público, estabelecendo reflexões sobre o ensino ofertado pelo Poder público e a realidade educacional vivenciada. Também se tem como objetivo, relacionar a partir desse percurso educacional as questões ligadas à luta da minha família pela terra, a batalha pelo empoderamento e emancipação feminina, além de discutir a essência do ensino ofertado aos povos do campo. Entre as minhas memórias, procuro trazer também as memórias de meus pais e dos registros do padre François Glory e outros autores que contribuem para debater esses assuntos e o entendimento sobre memória. Trata-se de um memorial autobiográfico que traz as recordações marcantes passando por um processo de reflexão A escola no período do ensino fundamental ao ensino médio, não se discutia temas relacionados às classes sociais dos alunos, como a luta que os agricultores enfrentam para adquirir a terra, a diferença da educação ofertada no campo e a educação ofertada na cidade, leis que asseguram os povos do campo, temas relacionados ao empoderamento das mulheres, dentre outros. 2021-10-14T15:48:01Z 2021-10-14T15:48:01Z 2019-07-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RAMOS, Renata Carneiro. Minha trajetória de vida: a luta pela terra e acesso à educação na região da Transamazônica, Uruará, Pará. Orientadora: Carla Giovana Souza Rocha. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Placas, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3602. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3602 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Agricultura camponesa Mulheres Memorial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Agricultura camponesa Mulheres Memorial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO RAMOS, Renata Carneiro Minha trajetória de vida: a luta pela terra e acesso à educação na região da Transamazônica, Uruará, Pará |
topic_facet |
Agricultura camponesa Mulheres Memorial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O objetivo geral é registrar as memórias sobre minha trajetória na educação básica e ensino superior público, estabelecendo reflexões sobre o ensino ofertado pelo Poder público e a realidade educacional vivenciada. Também se tem como objetivo, relacionar a partir desse percurso educacional as questões ligadas à luta da minha família pela terra, a batalha pelo empoderamento e emancipação feminina, além de discutir a essência do ensino ofertado aos povos do campo. Entre as minhas memórias, procuro trazer também as memórias de meus pais e dos registros do padre François Glory e outros autores que contribuem para debater esses assuntos e o entendimento sobre memória. Trata-se de um memorial autobiográfico que traz as recordações marcantes passando por um processo de reflexão A escola no período do ensino fundamental ao ensino médio, não se discutia temas relacionados às classes sociais dos alunos, como a luta que os agricultores enfrentam para adquirir a terra, a diferença da educação ofertada no campo e a educação ofertada na cidade, leis que asseguram os povos do campo, temas relacionados ao empoderamento das mulheres, dentre outros. |
author_additional |
ROCHA, Carla Giovana Souza |
author_additionalStr |
ROCHA, Carla Giovana Souza |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
RAMOS, Renata Carneiro |
title |
Minha trajetória de vida: a luta pela terra e acesso à educação na região da Transamazônica, Uruará, Pará |
title_short |
Minha trajetória de vida: a luta pela terra e acesso à educação na região da Transamazônica, Uruará, Pará |
title_full |
Minha trajetória de vida: a luta pela terra e acesso à educação na região da Transamazônica, Uruará, Pará |
title_fullStr |
Minha trajetória de vida: a luta pela terra e acesso à educação na região da Transamazônica, Uruará, Pará |
title_full_unstemmed |
Minha trajetória de vida: a luta pela terra e acesso à educação na região da Transamazônica, Uruará, Pará |
title_sort |
minha trajetória de vida: a luta pela terra e acesso à educação na região da transamazônica, uruará, pará |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3602 |
_version_ |
1787155062033743872 |
score |
11.753735 |