Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Minha trajetória de vida: a luta pela terra e acesso à educação na região da Transamazônica, Uruará, Pará

O objetivo geral é registrar as memórias sobre minha trajetória na educação básica e ensino superior público, estabelecendo reflexões sobre o ensino ofertado pelo Poder público e a realidade educacional vivenciada. Também se tem como objetivo, relacionar a partir desse percurso educacional as questõ...

ver descrição completa

Autor principal: RAMOS, Renata Carneiro
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3602
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3602
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36022021-10-15T03:03:51Z Minha trajetória de vida: a luta pela terra e acesso à educação na região da Transamazônica, Uruará, Pará RAMOS, Renata Carneiro ROCHA, Carla Giovana Souza http://lattes.cnpq.br/6995325935325969 Agricultura camponesa Mulheres Memorial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O objetivo geral é registrar as memórias sobre minha trajetória na educação básica e ensino superior público, estabelecendo reflexões sobre o ensino ofertado pelo Poder público e a realidade educacional vivenciada. Também se tem como objetivo, relacionar a partir desse percurso educacional as questões ligadas à luta da minha família pela terra, a batalha pelo empoderamento e emancipação feminina, além de discutir a essência do ensino ofertado aos povos do campo. Entre as minhas memórias, procuro trazer também as memórias de meus pais e dos registros do padre François Glory e outros autores que contribuem para debater esses assuntos e o entendimento sobre memória. Trata-se de um memorial autobiográfico que traz as recordações marcantes passando por um processo de reflexão A escola no período do ensino fundamental ao ensino médio, não se discutia temas relacionados às classes sociais dos alunos, como a luta que os agricultores enfrentam para adquirir a terra, a diferença da educação ofertada no campo e a educação ofertada na cidade, leis que asseguram os povos do campo, temas relacionados ao empoderamento das mulheres, dentre outros. 2021-10-14T15:48:01Z 2021-10-14T15:48:01Z 2019-07-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RAMOS, Renata Carneiro. Minha trajetória de vida: a luta pela terra e acesso à educação na região da Transamazônica, Uruará, Pará. Orientadora: Carla Giovana Souza Rocha. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Placas, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3602. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3602 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Agricultura camponesa
Mulheres
Memorial
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Agricultura camponesa
Mulheres
Memorial
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
RAMOS, Renata Carneiro
Minha trajetória de vida: a luta pela terra e acesso à educação na região da Transamazônica, Uruará, Pará
topic_facet Agricultura camponesa
Mulheres
Memorial
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O objetivo geral é registrar as memórias sobre minha trajetória na educação básica e ensino superior público, estabelecendo reflexões sobre o ensino ofertado pelo Poder público e a realidade educacional vivenciada. Também se tem como objetivo, relacionar a partir desse percurso educacional as questões ligadas à luta da minha família pela terra, a batalha pelo empoderamento e emancipação feminina, além de discutir a essência do ensino ofertado aos povos do campo. Entre as minhas memórias, procuro trazer também as memórias de meus pais e dos registros do padre François Glory e outros autores que contribuem para debater esses assuntos e o entendimento sobre memória. Trata-se de um memorial autobiográfico que traz as recordações marcantes passando por um processo de reflexão A escola no período do ensino fundamental ao ensino médio, não se discutia temas relacionados às classes sociais dos alunos, como a luta que os agricultores enfrentam para adquirir a terra, a diferença da educação ofertada no campo e a educação ofertada na cidade, leis que asseguram os povos do campo, temas relacionados ao empoderamento das mulheres, dentre outros.
author_additional ROCHA, Carla Giovana Souza
author_additionalStr ROCHA, Carla Giovana Souza
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author RAMOS, Renata Carneiro
title Minha trajetória de vida: a luta pela terra e acesso à educação na região da Transamazônica, Uruará, Pará
title_short Minha trajetória de vida: a luta pela terra e acesso à educação na região da Transamazônica, Uruará, Pará
title_full Minha trajetória de vida: a luta pela terra e acesso à educação na região da Transamazônica, Uruará, Pará
title_fullStr Minha trajetória de vida: a luta pela terra e acesso à educação na região da Transamazônica, Uruará, Pará
title_full_unstemmed Minha trajetória de vida: a luta pela terra e acesso à educação na região da Transamazônica, Uruará, Pará
title_sort minha trajetória de vida: a luta pela terra e acesso à educação na região da transamazônica, uruará, pará
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3602
_version_ 1787155062033743872
score 11.753735