Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões sobre os processos avaliativos no contexto da prática

This study is the result of a research carried out in a kindergarten and elementary school of Bragança-Pará Municipal Network that had as its object of study the evaluation of learning in the context of the Literacy Cycle. The general objective of the research was to understand how the school develo...

ver descrição completa

Autor principal: AVIZ, Cynthia Santos de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3635
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3635
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36352021-11-05T14:19:04Z Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões sobre os processos avaliativos no contexto da prática AVIZ, Cynthia Santos de CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues http://lattes.cnpq.br/2012685775215935 Avaliação Ciclo Alfabetização Evaluation Cycle Literacy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS This study is the result of a research carried out in a kindergarten and elementary school of Bragança-Pará Municipal Network that had as its object of study the evaluation of learning in the context of the Literacy Cycle. The general objective of the research was to understand how the school develops the evaluation in the literacy cycle and the teachers' perceptions regarding the changes in their evaluative practices with the implementation of the cycle system in the school. The specific objectives were to understand how assessment is established in the Literacy Cycle guidance documents in the context of the Municipal Education Network and the school; to analyze teachers' perceptions regarding the practice of evaluation in the Literacy Cycle, emphasizing the changes occurred and the challenges faced. This study is anchored in the qualitative research approach, with the articulation of two data collection instruments: the document analysis and the open questionnaire. The authors who subsidized the study were: Barreto and Mitrulis (1999), (2001), Mainardes (2006), (2007), Fernandes (2007), (2009), Fetzner (2007) and Hoffmann (2011). In this sense we point out as a certain clarity of the objectives and purposes of the evaluation in the new proposal of organization of elementary school and cycles in the documents of the Municipal School and School, but the teachers still find difficulties in the evaluation process in relation to the instruments and centrality in some areas of knowledge Este estudo é resultado de uma pesquisa desenvolvida em uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Bragança-Pará que teve como objeto de estudo a avaliação da aprendizagem no contexto do Ciclo de Alfabetização. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a escola desenvolve a avaliação no ciclo de alfabetização e as percepções das professoras com relação às mudanças operadas nas suas práticas avaliativas com a implantação do sistema de ciclos na escola. Os objetivos específicos visaram entender como a avaliação está estabelecida nos documentos orientadores do Ciclo de Alfabetização no contexto da Rede Municipal de Ensino e da escola; analisar a percepção das professoras quanto à prática da avaliação no Ciclo de Alfabetização, enfatizando as mudanças ocorridas e os desafios enfrentados. O presente estudo está ancorado na abordagem qualitativa de pesquisa, com a articulação de dois instrumentos de coleta de dados: a análise documental e o questionário aberto. Os autores que subsidiaram estudo foram: Barreto e Mitrulis (1999), (2001), Mainardes (2006), (2007), Fernandes (2007), (2009), Fetzner (2007) e Hoffmann (2011). Nesse sentido apontamos como resultados uma certa clareza dos objetivos e finalidades da avaliação na nova proposta de organização do ensino fundamental e ciclos nos documentos da Rede Municipal de ensino e da escola, mas as professoras ainda encontram dificuldades no processo avaliativo em relação aos instrumentos e centralidade em algumas áreas de conhecimentos. 2021-11-03T14:44:32Z 2021-11-03T14:44:32Z 2019-09-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação AVIZ, Cynthia Santos de. Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões sobre os processos avaliativos no contexto da prática. Orientadora: Maria Gorete Rodrigues Cardoso. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3635. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3635 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Avaliação
Ciclo
Alfabetização
Evaluation
Cycle
Literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
spellingShingle Avaliação
Ciclo
Alfabetização
Evaluation
Cycle
Literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
AVIZ, Cynthia Santos de
Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões sobre os processos avaliativos no contexto da prática
topic_facet Avaliação
Ciclo
Alfabetização
Evaluation
Cycle
Literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
description This study is the result of a research carried out in a kindergarten and elementary school of Bragança-Pará Municipal Network that had as its object of study the evaluation of learning in the context of the Literacy Cycle. The general objective of the research was to understand how the school develops the evaluation in the literacy cycle and the teachers' perceptions regarding the changes in their evaluative practices with the implementation of the cycle system in the school. The specific objectives were to understand how assessment is established in the Literacy Cycle guidance documents in the context of the Municipal Education Network and the school; to analyze teachers' perceptions regarding the practice of evaluation in the Literacy Cycle, emphasizing the changes occurred and the challenges faced. This study is anchored in the qualitative research approach, with the articulation of two data collection instruments: the document analysis and the open questionnaire. The authors who subsidized the study were: Barreto and Mitrulis (1999), (2001), Mainardes (2006), (2007), Fernandes (2007), (2009), Fetzner (2007) and Hoffmann (2011). In this sense we point out as a certain clarity of the objectives and purposes of the evaluation in the new proposal of organization of elementary school and cycles in the documents of the Municipal School and School, but the teachers still find difficulties in the evaluation process in relation to the instruments and centrality in some areas of knowledge
author_additional CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
author_additionalStr CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author AVIZ, Cynthia Santos de
title Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões sobre os processos avaliativos no contexto da prática
title_short Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões sobre os processos avaliativos no contexto da prática
title_full Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões sobre os processos avaliativos no contexto da prática
title_fullStr Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões sobre os processos avaliativos no contexto da prática
title_full_unstemmed Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões sobre os processos avaliativos no contexto da prática
title_sort avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões sobre os processos avaliativos no contexto da prática
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3635
_version_ 1787155066408402944
score 11.753735