Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

O Transtorno mental na educação inclusiva: uma experiência com a esquizofrenia na Educação de Jovens e Adultos em Bragança-PA

The right to education for people with disabilities has provided dialogues in different fields. In this sense, the present work addresses as an overall objective an analysis on the education of people with schizophrenia spectrum disorder, as an experience report resulting from the PIBID subproject,...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Hanna Rodrigues da
Grau: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
EJA
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3641
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3641
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36412025-01-22T12:19:51Z O Transtorno mental na educação inclusiva: uma experiência com a esquizofrenia na Educação de Jovens e Adultos em Bragança-PA SILVA, Hanna Rodrigues da CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de Esquizofrenia Educação Inclusiva EJA Schizophrenia Inclusive education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL The right to education for people with disabilities has provided dialogues in different fields. In this sense, the present work addresses as an overall objective an analysis on the education of people with schizophrenia spectrum disorder, as an experience report resulting from the PIBID subproject, carried out in a 1st stage EJA class, in a municipal school in the city of Bragança - Pa. The text discusses situating schizophrenia in the Bragantine educational scenario presenting a documentary survey of the Reference Center in Specialized Therapeutic and Educational Care - Moendy Akã, starting with the arguments of / for the inclusion of schizophrenia through democratic management, the interdisciplinarity of performance teacher, mathematical intervention and the role of the family. Considering, therefore, that the experience in the EJA in relation to the TEE led to a new look at the meaningful learning process for this subject, in this sense, it was necessary to change the pedagogical practices that allowed the student to assimilate the content and, consequently, the their participation in the proposed activity. O direito à educação de pessoas com deficiência tem concedido diálogos em diferentes âmbitos. Neste sentido, o presente trabalho aborda como objetivo geral uma análise sobre a educação de pessoas com transtorno do espectro da esquizofrenia, enquanto relato de experiência resultante do subprojeto PIBID, realizado em uma turma de 1º etapa da EJA, numa escola municipal na cidade de Bragança – Pa. O texto discorre situando a esquizofrenia no cenário educacional bragantino apresentando um levantamento documental do Centro de Referência em Atendimento Terapêutico e Educacional Especializado - Moendy Akã, partindo para as argumentações da/para inclusão da esquizofrenia mediante a gestão democrática, a interdisciplinaridade da atuação docente, a intervenção matemática e o papel da família. Considerando assim, que a experiência na EJA frente ao TEE conduziu a um novo olhar ao processo da aprendizagem significativa para este sujeito, nesse sentido, obteve-se como necessidade a alteração das práticas pedagógicas que proporcionou à aluna a assimilação do conteúdo e consequentemente, a sua participação diante da atividade proposta. 2021-11-03T23:06:04Z 2021-11-03T23:06:04Z 2019-08-30 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia SILVA, Hanna Rodrigues da. O Transtorno mental na educação inclusiva: uma experiência com a esquizofrenia na Educação de Jovens e Adultos em Bragança-PA. Orientadora: Ana Cláudia Ribeiro de Castro. 2019. 96 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3641. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3641 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Esquizofrenia
Educação Inclusiva
EJA
Schizophrenia
Inclusive education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Esquizofrenia
Educação Inclusiva
EJA
Schizophrenia
Inclusive education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
SILVA, Hanna Rodrigues da
O Transtorno mental na educação inclusiva: uma experiência com a esquizofrenia na Educação de Jovens e Adultos em Bragança-PA
topic_facet Esquizofrenia
Educação Inclusiva
EJA
Schizophrenia
Inclusive education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description The right to education for people with disabilities has provided dialogues in different fields. In this sense, the present work addresses as an overall objective an analysis on the education of people with schizophrenia spectrum disorder, as an experience report resulting from the PIBID subproject, carried out in a 1st stage EJA class, in a municipal school in the city of Bragança - Pa. The text discusses situating schizophrenia in the Bragantine educational scenario presenting a documentary survey of the Reference Center in Specialized Therapeutic and Educational Care - Moendy Akã, starting with the arguments of / for the inclusion of schizophrenia through democratic management, the interdisciplinarity of performance teacher, mathematical intervention and the role of the family. Considering, therefore, that the experience in the EJA in relation to the TEE led to a new look at the meaningful learning process for this subject, in this sense, it was necessary to change the pedagogical practices that allowed the student to assimilate the content and, consequently, the their participation in the proposed activity.
author_additional CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de
author_additionalStr CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de
format Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
author SILVA, Hanna Rodrigues da
title O Transtorno mental na educação inclusiva: uma experiência com a esquizofrenia na Educação de Jovens e Adultos em Bragança-PA
title_short O Transtorno mental na educação inclusiva: uma experiência com a esquizofrenia na Educação de Jovens e Adultos em Bragança-PA
title_full O Transtorno mental na educação inclusiva: uma experiência com a esquizofrenia na Educação de Jovens e Adultos em Bragança-PA
title_fullStr O Transtorno mental na educação inclusiva: uma experiência com a esquizofrenia na Educação de Jovens e Adultos em Bragança-PA
title_full_unstemmed O Transtorno mental na educação inclusiva: uma experiência com a esquizofrenia na Educação de Jovens e Adultos em Bragança-PA
title_sort o transtorno mental na educação inclusiva: uma experiência com a esquizofrenia na educação de jovens e adultos em bragança-pa
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3641
_version_ 1829093169539579904
score 11.753735