Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Práticas curriculares de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências na Escola Josefa Alvão

In the current educational context, countless discussions about literacy and literacy are noticeable, given their complexity, the more aware the teacher is of how the process of knowledge acquisition takes place, the better his practice in the classroom. Therefore, the present paper aims to investig...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Janiely Cavalcante dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3644
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3644
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36442021-11-05T14:28:08Z Práticas curriculares de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências na Escola Josefa Alvão SANTOS, Janiely Cavalcante dos CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues http://lattes.cnpq.br/2012685775215935 Alfabetização Letramento Prática curricular Literacy Curriculum practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO In the current educational context, countless discussions about literacy and literacy are noticeable, given their complexity, the more aware the teacher is of how the process of knowledge acquisition takes place, the better his practice in the classroom. Therefore, the present paper aims to investigate in loco the curricular practices of literacy carried out by the regent teachers of the 1st and 3rd grade of Elementary School, at the Josefa Alvão Municipal School, in Bragança / PA. In this sense, the research adopted a qualitative approach, involving field research with participant observation in two 1st and 3rd grade classes, interviews with the teachers of the respective classes and document analysis. For analysis of the theme under study, we sought the theoretical basis in Street (2014), Soares (1998, 2009, 2010), Mortatti (2006), among others. The results show that teachers have a significant knowledge about literacy, seek strategies to use it in their curricular practices, although at times they have weaknesses that need to be recognized, from the continuing training. No atual contexto educacional são perceptíveis as inúmeras discussões acerca da alfabetização e do letramento, em vista a sua complexidade, quanto mais ciente estiver o professor de como se dá o processo de aquisição de conhecimento, melhor será sua prática em sala de aula. Diante disso, o trabalho ora apresentado, tem como objetivo investigar in loco as práticas curriculares de letramento realizadas pelas professoras regentes do 1º e 3º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Josefa Alvão, no município de Bragança/PA. Nesse sentido, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, envolvendo a pesquisa de campo com observação participante em duas turmas 1º e 3º ano, realização de entrevistas com as professoras das respectivas turmas e análise documental. Para análise do tema em estudo buscou-se o embasamento teórico em Street (2014), Soares (1998, 2009, 2010), Mortatti (2006), entre outros. Os resultados evidenciam que as professoras possuem um significativo conhecimento acerca do letramento, buscam estratégias para utiliza-lo nas suas práticas curriculares, embora em alguns momentos apresentem fragilidades que necessitam ser reconhecidas, a partir das formações continuada. 2021-11-04T13:23:48Z 2021-11-04T13:23:48Z 2019-08-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Janiely Cavalcante dos. Práticas curriculares de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências na Escola Josefa Alvão. Orientadora: Maria Gorete Rodrigues Cardoso. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3644. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3644 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Alfabetização
Letramento
Prática curricular
Literacy
Curriculum practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
spellingShingle Alfabetização
Letramento
Prática curricular
Literacy
Curriculum practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
SANTOS, Janiely Cavalcante dos
Práticas curriculares de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências na Escola Josefa Alvão
topic_facet Alfabetização
Letramento
Prática curricular
Literacy
Curriculum practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description In the current educational context, countless discussions about literacy and literacy are noticeable, given their complexity, the more aware the teacher is of how the process of knowledge acquisition takes place, the better his practice in the classroom. Therefore, the present paper aims to investigate in loco the curricular practices of literacy carried out by the regent teachers of the 1st and 3rd grade of Elementary School, at the Josefa Alvão Municipal School, in Bragança / PA. In this sense, the research adopted a qualitative approach, involving field research with participant observation in two 1st and 3rd grade classes, interviews with the teachers of the respective classes and document analysis. For analysis of the theme under study, we sought the theoretical basis in Street (2014), Soares (1998, 2009, 2010), Mortatti (2006), among others. The results show that teachers have a significant knowledge about literacy, seek strategies to use it in their curricular practices, although at times they have weaknesses that need to be recognized, from the continuing training.
author_additional CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
author_additionalStr CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Janiely Cavalcante dos
title Práticas curriculares de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências na Escola Josefa Alvão
title_short Práticas curriculares de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências na Escola Josefa Alvão
title_full Práticas curriculares de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências na Escola Josefa Alvão
title_fullStr Práticas curriculares de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências na Escola Josefa Alvão
title_full_unstemmed Práticas curriculares de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências na Escola Josefa Alvão
title_sort práticas curriculares de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências na escola josefa alvão
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3644
_version_ 1787155067949809664
score 11.753896