/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Práticas curriculares de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências na Escola Josefa Alvão
In the current educational context, countless discussions about literacy and literacy are noticeable, given their complexity, the more aware the teacher is of how the process of knowledge acquisition takes place, the better his practice in the classroom. Therefore, the present paper aims to investig...
Autor principal: | SANTOS, Janiely Cavalcante dos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3644 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3644 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36442021-11-05T14:28:08Z Práticas curriculares de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências na Escola Josefa Alvão SANTOS, Janiely Cavalcante dos CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues http://lattes.cnpq.br/2012685775215935 Alfabetização Letramento Prática curricular Literacy Curriculum practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO In the current educational context, countless discussions about literacy and literacy are noticeable, given their complexity, the more aware the teacher is of how the process of knowledge acquisition takes place, the better his practice in the classroom. Therefore, the present paper aims to investigate in loco the curricular practices of literacy carried out by the regent teachers of the 1st and 3rd grade of Elementary School, at the Josefa Alvão Municipal School, in Bragança / PA. In this sense, the research adopted a qualitative approach, involving field research with participant observation in two 1st and 3rd grade classes, interviews with the teachers of the respective classes and document analysis. For analysis of the theme under study, we sought the theoretical basis in Street (2014), Soares (1998, 2009, 2010), Mortatti (2006), among others. The results show that teachers have a significant knowledge about literacy, seek strategies to use it in their curricular practices, although at times they have weaknesses that need to be recognized, from the continuing training. No atual contexto educacional são perceptíveis as inúmeras discussões acerca da alfabetização e do letramento, em vista a sua complexidade, quanto mais ciente estiver o professor de como se dá o processo de aquisição de conhecimento, melhor será sua prática em sala de aula. Diante disso, o trabalho ora apresentado, tem como objetivo investigar in loco as práticas curriculares de letramento realizadas pelas professoras regentes do 1º e 3º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Josefa Alvão, no município de Bragança/PA. Nesse sentido, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, envolvendo a pesquisa de campo com observação participante em duas turmas 1º e 3º ano, realização de entrevistas com as professoras das respectivas turmas e análise documental. Para análise do tema em estudo buscou-se o embasamento teórico em Street (2014), Soares (1998, 2009, 2010), Mortatti (2006), entre outros. Os resultados evidenciam que as professoras possuem um significativo conhecimento acerca do letramento, buscam estratégias para utiliza-lo nas suas práticas curriculares, embora em alguns momentos apresentem fragilidades que necessitam ser reconhecidas, a partir das formações continuada. 2021-11-04T13:23:48Z 2021-11-04T13:23:48Z 2019-08-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Janiely Cavalcante dos. Práticas curriculares de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências na Escola Josefa Alvão. Orientadora: Maria Gorete Rodrigues Cardoso. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3644. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3644 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Alfabetização Letramento Prática curricular Literacy Curriculum practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
spellingShingle |
Alfabetização Letramento Prática curricular Literacy Curriculum practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO SANTOS, Janiely Cavalcante dos Práticas curriculares de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências na Escola Josefa Alvão |
topic_facet |
Alfabetização Letramento Prática curricular Literacy Curriculum practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
description |
In the current educational context, countless discussions about literacy and literacy are noticeable, given their complexity, the more aware the teacher is of how the process of knowledge acquisition takes place, the better his practice in the classroom. Therefore, the present paper aims to investigate in loco the curricular practices of literacy carried out by the regent teachers of the 1st and 3rd grade of Elementary School, at the Josefa Alvão Municipal School, in Bragança / PA. In this sense, the research adopted a qualitative approach, involving field research with participant observation in two 1st and 3rd grade classes, interviews with the teachers of the respective classes and document analysis. For analysis of the theme under study, we sought the theoretical basis in Street (2014), Soares (1998, 2009, 2010), Mortatti (2006), among others. The results show that teachers have a significant knowledge about literacy, seek strategies to use it in their curricular practices, although at times they have weaknesses that need to be recognized, from the continuing training. |
author_additional |
CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues |
author_additionalStr |
CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SANTOS, Janiely Cavalcante dos |
title |
Práticas curriculares de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências na Escola Josefa Alvão |
title_short |
Práticas curriculares de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências na Escola Josefa Alvão |
title_full |
Práticas curriculares de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências na Escola Josefa Alvão |
title_fullStr |
Práticas curriculares de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências na Escola Josefa Alvão |
title_full_unstemmed |
Práticas curriculares de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências na Escola Josefa Alvão |
title_sort |
práticas curriculares de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências na escola josefa alvão |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3644 |
_version_ |
1787155067949809664 |
score |
11.753896 |