/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
Literacy, conceived as a restricted system of acquisition related only to the act of decoding and coding, begins to suffer criticism and disturb teachers, who come to understand that just knowing how to read and write is not enough for people to realize what literate practices in today's society...
Autor principal: | SANTOS, Maila Fernanda Rosa dos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3654 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3654 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36542021-11-05T14:35:33Z Práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental SANTOS, Maila Fernanda Rosa dos CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues http://lattes.cnpq.br/2012685775215935 Alfabetização Letramento Práticas curriculares cotidianas Literacy and Literacy Daily curricular practices CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Literacy, conceived as a restricted system of acquisition related only to the act of decoding and coding, begins to suffer criticism and disturb teachers, who come to understand that just knowing how to read and write is not enough for people to realize what literate practices in today's society require them. In this sense, the present study aims to understand how the practices of literacy are organized and developed in the early years of elementary school at the Municipal School of Elementary School. Julia Pictures Peinado. Thus, seeking to know the conception of literacy that guides the practices of literacy teachers and to understand in what sense these approach or distance from the epistemological perspective of literacy, as well as relate to the curricular proposal of the school. The research focuses on a qualitative approach of ethnographic nature, for collecting empirical data was used participant observation and questionnaires to two elementary school teachers, being 1st and 4th grade. The results of this research showed that the teachers' practices are articulated with the school's curricular proposal; however, their practices, while approaching literacy, tend to distance themselves, because the old model of literacy, concentrated only on reading and writing. writing is still very present in the school context. A alfabetização concebida como um sistema restrito de aquisição relacionado a somente ao ato de decodificar e codificar, começa a sofrer críticas e inquietar professores, que passam a compreender que somente saber ler e escrever não é suficiente para que as pessoas possam dar conta daquilo que as práticas letradas na sociedade atual exigem delas. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo compreender como se organizam e se desenvolvem as práticas de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Júlia Quadros Peinado. Dessa forma, buscando conhecer a concepção de alfabetização que orienta as práticas de professores alfabetizadores e perceber em que sentido estas se aproximam ou se distanciam da perspectiva epistemológica do letramento, bem como se relacionam com a proposta curricular da escola. A pesquisa concentra-se em uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, para coleta de dados empíricos utilizou-se observação participante e aplicação de questionário a duas professoras do ensino fundamental, sendo 1º e 4º anos. Os resultados desta pesquisa evidenciaram que as práticas das professoras estão articuladas a proposta curricular da escola, no entanto, suas práticas ao mesmo tempo que se aproximam do letramento, tendem a se distanciar, pois, o modelo antigo de alfabetização, concentrado somente na leitura e escrita ainda é muito presente no contexto escolar. 2021-11-04T22:29:22Z 2021-11-04T22:29:22Z 2019-08-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Maila Fernanda Rosa dos. Práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientadora: Maria Gorete Rodrigues Cardoso. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3654. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3654 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Alfabetização Letramento Práticas curriculares cotidianas Literacy and Literacy Daily curricular practices CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Alfabetização Letramento Práticas curriculares cotidianas Literacy and Literacy Daily curricular practices CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM SANTOS, Maila Fernanda Rosa dos Práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental |
topic_facet |
Alfabetização Letramento Práticas curriculares cotidianas Literacy and Literacy Daily curricular practices CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Literacy, conceived as a restricted system of acquisition related only to the act of decoding
and coding, begins to suffer criticism and disturb teachers, who come to understand that just
knowing how to read and write is not enough for people to realize what literate practices in
today's society require them. In this sense, the present study aims to understand how the
practices of literacy are organized and developed in the early years of elementary school at the
Municipal School of Elementary School. Julia Pictures Peinado. Thus, seeking to know the
conception of literacy that guides the practices of literacy teachers and to understand in what
sense these approach or distance from the epistemological perspective of literacy, as well as
relate to the curricular proposal of the school. The research focuses on a qualitative approach
of ethnographic nature, for collecting empirical data was used participant observation and
questionnaires to two elementary school teachers, being 1st and 4th grade. The results of this
research showed that the teachers' practices are articulated with the school's curricular
proposal; however, their practices, while approaching literacy, tend to distance themselves,
because the old model of literacy, concentrated only on reading and writing. writing is still
very present in the school context. |
author_additional |
CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues |
author_additionalStr |
CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SANTOS, Maila Fernanda Rosa dos |
title |
Práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_short |
Práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3654 |
_version_ |
1787155069442981888 |
score |
11.753735 |