Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental

Literacy, conceived as a restricted system of acquisition related only to the act of decoding and coding, begins to suffer criticism and disturb teachers, who come to understand that just knowing how to read and write is not enough for people to realize what literate practices in today's society...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Maila Fernanda Rosa dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3654
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3654
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36542021-11-05T14:35:33Z Práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental SANTOS, Maila Fernanda Rosa dos CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues http://lattes.cnpq.br/2012685775215935 Alfabetização Letramento Práticas curriculares cotidianas Literacy and Literacy Daily curricular practices CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Literacy, conceived as a restricted system of acquisition related only to the act of decoding and coding, begins to suffer criticism and disturb teachers, who come to understand that just knowing how to read and write is not enough for people to realize what literate practices in today's society require them. In this sense, the present study aims to understand how the practices of literacy are organized and developed in the early years of elementary school at the Municipal School of Elementary School. Julia Pictures Peinado. Thus, seeking to know the conception of literacy that guides the practices of literacy teachers and to understand in what sense these approach or distance from the epistemological perspective of literacy, as well as relate to the curricular proposal of the school. The research focuses on a qualitative approach of ethnographic nature, for collecting empirical data was used participant observation and questionnaires to two elementary school teachers, being 1st and 4th grade. The results of this research showed that the teachers' practices are articulated with the school's curricular proposal; however, their practices, while approaching literacy, tend to distance themselves, because the old model of literacy, concentrated only on reading and writing. writing is still very present in the school context. A alfabetização concebida como um sistema restrito de aquisição relacionado a somente ao ato de decodificar e codificar, começa a sofrer críticas e inquietar professores, que passam a compreender que somente saber ler e escrever não é suficiente para que as pessoas possam dar conta daquilo que as práticas letradas na sociedade atual exigem delas. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo compreender como se organizam e se desenvolvem as práticas de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Júlia Quadros Peinado. Dessa forma, buscando conhecer a concepção de alfabetização que orienta as práticas de professores alfabetizadores e perceber em que sentido estas se aproximam ou se distanciam da perspectiva epistemológica do letramento, bem como se relacionam com a proposta curricular da escola. A pesquisa concentra-se em uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, para coleta de dados empíricos utilizou-se observação participante e aplicação de questionário a duas professoras do ensino fundamental, sendo 1º e 4º anos. Os resultados desta pesquisa evidenciaram que as práticas das professoras estão articuladas a proposta curricular da escola, no entanto, suas práticas ao mesmo tempo que se aproximam do letramento, tendem a se distanciar, pois, o modelo antigo de alfabetização, concentrado somente na leitura e escrita ainda é muito presente no contexto escolar. 2021-11-04T22:29:22Z 2021-11-04T22:29:22Z 2019-08-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Maila Fernanda Rosa dos. Práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientadora: Maria Gorete Rodrigues Cardoso. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3654. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3654 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Alfabetização
Letramento
Práticas curriculares cotidianas
Literacy and Literacy
Daily curricular practices
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Alfabetização
Letramento
Práticas curriculares cotidianas
Literacy and Literacy
Daily curricular practices
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
SANTOS, Maila Fernanda Rosa dos
Práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
topic_facet Alfabetização
Letramento
Práticas curriculares cotidianas
Literacy and Literacy
Daily curricular practices
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Literacy, conceived as a restricted system of acquisition related only to the act of decoding and coding, begins to suffer criticism and disturb teachers, who come to understand that just knowing how to read and write is not enough for people to realize what literate practices in today's society require them. In this sense, the present study aims to understand how the practices of literacy are organized and developed in the early years of elementary school at the Municipal School of Elementary School. Julia Pictures Peinado. Thus, seeking to know the conception of literacy that guides the practices of literacy teachers and to understand in what sense these approach or distance from the epistemological perspective of literacy, as well as relate to the curricular proposal of the school. The research focuses on a qualitative approach of ethnographic nature, for collecting empirical data was used participant observation and questionnaires to two elementary school teachers, being 1st and 4th grade. The results of this research showed that the teachers' practices are articulated with the school's curricular proposal; however, their practices, while approaching literacy, tend to distance themselves, because the old model of literacy, concentrated only on reading and writing. writing is still very present in the school context.
author_additional CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
author_additionalStr CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Maila Fernanda Rosa dos
title Práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
title_short Práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3654
_version_ 1787155069442981888
score 11.674752