Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Impactos da formação inicial no curso de pedagogia PARFOR UFPA nas práticas curriculares de docentes do ensino fundamental

The present work brings research results impacts of the initial formation in the curricular practices of teachers of the Elementary School of the state of Pará in formation at PARFOR / UFPA, carried out within the scope of the UFPA Pedagogy course, Bragança campus. The objective is to analyze whethe...

ver descrição completa

Autor principal: RABELO, Mayara Andreza Lago Melo
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3657
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3657
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36572021-11-06T03:03:56Z Impactos da formação inicial no curso de pedagogia PARFOR UFPA nas práticas curriculares de docentes do ensino fundamental RABELO, Mayara Andreza Lago Melo CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues http://lattes.cnpq.br/2012685775215935 Formação inicial Práticas curriculares PARFOR Initial formation Curricular practices CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO The present work brings research results impacts of the initial formation in the curricular practices of teachers of the Elementary School of the state of Pará in formation at PARFOR / UFPA, carried out within the scope of the UFPA Pedagogy course, Bragança campus. The objective is to analyze whether the curricular practices of teachers in elementary school are undergoing changes due to the initial training received. This is a three-year longitudinal qualitative research that investigated a group of 52 teachers from UFPA classes at the Bragança, Augusto Correa and Tracuateua centers, northeastern Pará. Data were collected at three different moments of academic life. and professional teachers, from 2017 to 2019. Were used as instruments of collection of memorial data of teacher education, questionnaire and interview. The results show that the teachers had permanence in their practices regarding the references they use to select the contents, in the organization of the class for the activities, in addition to the assessment tools and we noticed that there were changes in the choice of curriculum materials and the organization of the subjects. teaching content, initial education contributed to make them more critical and reflective, establishing more interactive relationships with students, building new planning and teaching strategies, considering the needs and contexts of acting schools. O presente trabalho traz resultados da pesquisa Impactos da formação inicial nas práticas curriculares de docentes do Ensino Fundamental do estado do Pará em formação no PARFOR/UFPA, realizada no âmbito do curso de Pedagogia UFPA, campus de Bragança. O objetivo é analisar se as práticas curriculares dos docentes em exercício no Ensino Fundamental estão passando por alterações em razão da formação inicial recebida. É uma pesquisa qualitativa longitudinal, com duração de três anos, que investigou um grupo de 52 professores integrantes de turmas ofertadas pela UFPA nos polos de Bragança, Augusto Correa e Tracuateua, nordeste do Pará. Os dados foram coletados em três momentos distintos da vida acadêmica e profissional dos professores, de 2017 a 2019. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados memoriais de formação docente, questionário e entrevista. Os resultados alcançados demonstram que os professores tiveram permanências em suas práticas no tocante às referências que usam para selecionar os conteúdos, na organização da turma para as atividades, além dos instrumentos de avaliação e percebemos que ocorreram mudanças na escolha dos materiais curriculares e na organização dos conteúdos de ensino, a formação inicial contribuiu para torná-los mais críticos e reflexivos, estabelecendo relações mais interativas com os alunos, construindo novas estratégias de planejamento e ensino, considerando as necessidades e os contextos das escolas de atuação. 2021-11-05T13:22:47Z 2021-11-05T13:22:47Z 2019-09-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RABELO, Mayara Andreza Lago Melo. Impactos da formação inicial no curso de pedagogia PARFOR UFPA nas práticas curriculares de docentes do ensino fundamental. Orientadora: Maria Gorete Rodrigues Cardoso. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3657. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3657 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Formação inicial
Práticas curriculares
PARFOR
Initial formation
Curricular practices
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
spellingShingle Formação inicial
Práticas curriculares
PARFOR
Initial formation
Curricular practices
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
RABELO, Mayara Andreza Lago Melo
Impactos da formação inicial no curso de pedagogia PARFOR UFPA nas práticas curriculares de docentes do ensino fundamental
topic_facet Formação inicial
Práticas curriculares
PARFOR
Initial formation
Curricular practices
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description The present work brings research results impacts of the initial formation in the curricular practices of teachers of the Elementary School of the state of Pará in formation at PARFOR / UFPA, carried out within the scope of the UFPA Pedagogy course, Bragança campus. The objective is to analyze whether the curricular practices of teachers in elementary school are undergoing changes due to the initial training received. This is a three-year longitudinal qualitative research that investigated a group of 52 teachers from UFPA classes at the Bragança, Augusto Correa and Tracuateua centers, northeastern Pará. Data were collected at three different moments of academic life. and professional teachers, from 2017 to 2019. Were used as instruments of collection of memorial data of teacher education, questionnaire and interview. The results show that the teachers had permanence in their practices regarding the references they use to select the contents, in the organization of the class for the activities, in addition to the assessment tools and we noticed that there were changes in the choice of curriculum materials and the organization of the subjects. teaching content, initial education contributed to make them more critical and reflective, establishing more interactive relationships with students, building new planning and teaching strategies, considering the needs and contexts of acting schools.
author_additional CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
author_additionalStr CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author RABELO, Mayara Andreza Lago Melo
title Impactos da formação inicial no curso de pedagogia PARFOR UFPA nas práticas curriculares de docentes do ensino fundamental
title_short Impactos da formação inicial no curso de pedagogia PARFOR UFPA nas práticas curriculares de docentes do ensino fundamental
title_full Impactos da formação inicial no curso de pedagogia PARFOR UFPA nas práticas curriculares de docentes do ensino fundamental
title_fullStr Impactos da formação inicial no curso de pedagogia PARFOR UFPA nas práticas curriculares de docentes do ensino fundamental
title_full_unstemmed Impactos da formação inicial no curso de pedagogia PARFOR UFPA nas práticas curriculares de docentes do ensino fundamental
title_sort impactos da formação inicial no curso de pedagogia parfor ufpa nas práticas curriculares de docentes do ensino fundamental
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3657
_version_ 1787155070042767360
score 11.753735