/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Práticas educativas do professor do atendimento educacional especializado (AEE) com alunos surdos: um estudo de caso em uma escola estadual do município de Igarapé – Miri
A pesquisa intitulada Práticas Educativas do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com alunos Surdos: um estudo de caso em uma escola estadual do município de Igarapé – Miri apresenta como foco o AEE para Surdos na escola como também ilustra o tipo de atendimento que os alunos Sur...
Autor principal: | RIBEIRO, Islanny Cristina Rodrigues |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3660 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3660 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36602021-11-06T19:04:35Z Práticas educativas do professor do atendimento educacional especializado (AEE) com alunos surdos: um estudo de caso em uma escola estadual do município de Igarapé – Miri RIBEIRO, Islanny Cristina Rodrigues OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de http://lattes.cnpq.br/9969566482712444 https://orcid.org/0000-0002-8747-5185 Atendimento educacional especializado Professor surdo Inclusão Surdez CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL A pesquisa intitulada Práticas Educativas do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com alunos Surdos: um estudo de caso em uma escola estadual do município de Igarapé – Miri apresenta como foco o AEE para Surdos na escola como também ilustra o tipo de atendimento que os alunos Surdos deveriam ter. Além disso conto a minha experiência escolar no Atendimento Educacional Especializado para compreender, a partir da experiência de aluna surda, como deve ser o atendimento ao aluno Surdo dentro da sala de recursos multifuncionais. O objetivo geral é analisar as práticas educativas do professor do AEE e de maneira específica verificar a formação inicial e continuada do profissional que atende alunos Surdos no AEE, analisar a importância do AEE e investigar se os métodos estão de acordo com o aprendizado do aluno Surdo. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo, desdobrando-se em um estudo de caso. Fiz uso da entrevista semiestruturada com o professor Surdo do AEE bem como da observação in lócus. Os dados foram analisados e discutidos, com base na análise de conteúdo de Bardin, em cinco categorias: práticas educativas, planejamentos, metodologias, limite de possibilidades do AEE e professor Surdo: modelo identitário e linguístico. Os resultados ilustram que os alunos Surdos necessitam de recursos adaptados, ampliação do tempo do atendimento e a importância da figura do professor Surdo no AEE como modelo identitário e linguístico. 2021-11-05T14:53:05Z 2021-11-05T14:53:05Z 2020-11-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RIBEIRO, Islanny Cristina Rodrigues. Práticas educativas do professor do atendimento educacional especializado (AEE) com alunos surdos: um estudo de caso em uma escola estadual do município de Igarapé – Miri. Orientadora: Waldma Maíra Menezes de Oliveira. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3660. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3660 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Atendimento educacional especializado Professor surdo Inclusão Surdez CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
spellingShingle |
Atendimento educacional especializado Professor surdo Inclusão Surdez CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL RIBEIRO, Islanny Cristina Rodrigues Práticas educativas do professor do atendimento educacional especializado (AEE) com alunos surdos: um estudo de caso em uma escola estadual do município de Igarapé – Miri |
topic_facet |
Atendimento educacional especializado Professor surdo Inclusão Surdez CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
description |
A pesquisa intitulada Práticas Educativas do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com alunos Surdos: um estudo de caso em uma escola estadual do município de Igarapé – Miri apresenta como foco o AEE para Surdos na escola como também ilustra o tipo de atendimento que os alunos Surdos deveriam ter. Além disso conto a minha experiência escolar no Atendimento Educacional Especializado para compreender, a partir da experiência de aluna surda, como deve ser o atendimento ao aluno Surdo dentro da sala de recursos multifuncionais. O objetivo geral é analisar as práticas educativas do professor do AEE e de maneira específica verificar a formação inicial e continuada do profissional que atende alunos Surdos no AEE, analisar a importância do AEE e investigar se os métodos estão de acordo com o aprendizado do aluno Surdo. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo, desdobrando-se em um estudo de caso. Fiz uso da entrevista semiestruturada com o professor Surdo do AEE bem como da observação in lócus. Os dados foram analisados e discutidos, com base na análise de conteúdo de Bardin, em cinco categorias: práticas educativas, planejamentos, metodologias, limite de possibilidades do AEE e professor Surdo: modelo identitário e linguístico. Os resultados ilustram que os alunos Surdos necessitam de recursos adaptados, ampliação do tempo do atendimento e a importância da figura do professor Surdo no AEE como modelo identitário e linguístico. |
author_additional |
OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de |
author_additionalStr |
OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
RIBEIRO, Islanny Cristina Rodrigues |
title |
Práticas educativas do professor do atendimento educacional especializado (AEE) com alunos surdos: um estudo de caso em uma escola estadual do município de Igarapé – Miri |
title_short |
Práticas educativas do professor do atendimento educacional especializado (AEE) com alunos surdos: um estudo de caso em uma escola estadual do município de Igarapé – Miri |
title_full |
Práticas educativas do professor do atendimento educacional especializado (AEE) com alunos surdos: um estudo de caso em uma escola estadual do município de Igarapé – Miri |
title_fullStr |
Práticas educativas do professor do atendimento educacional especializado (AEE) com alunos surdos: um estudo de caso em uma escola estadual do município de Igarapé – Miri |
title_full_unstemmed |
Práticas educativas do professor do atendimento educacional especializado (AEE) com alunos surdos: um estudo de caso em uma escola estadual do município de Igarapé – Miri |
title_sort |
práticas educativas do professor do atendimento educacional especializado (aee) com alunos surdos: um estudo de caso em uma escola estadual do município de igarapé – miri |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3660 |
_version_ |
1787155070729584640 |
score |
11.753735 |