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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A política pública de atendimento educacional especializado para surdos: contribuições e limitações no município de Igarapé-Miri
O presente trabalho tem como objeto de estudo o Atendimento educacional especializado - (AEE). O objetivo geral se concentra em compreender as contribuições e limitações do atendimento educacional especializado no ensino inclusivo dos alunos surdos no município de Igarapé-Miri/PA, a partir da ótica...
Autor principal: | COSTA, Eduarda Gonçalves da |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
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Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36762023-01-05T17:22:36Z A política pública de atendimento educacional especializado para surdos: contribuições e limitações no município de Igarapé-Miri COSTA, Eduarda Gonçalves da SOUZA, Alexandre Augusto Cals e http://lattes.cnpq.br/2652815221358066 https://orcid.org/0000-0002-1424-5055 Atendimento educacional especializado Educação inclusiva Pessoa surda CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL O presente trabalho tem como objeto de estudo o Atendimento educacional especializado - (AEE). O objetivo geral se concentra em compreender as contribuições e limitações do atendimento educacional especializado no ensino inclusivo dos alunos surdos no município de Igarapé-Miri/PA, a partir da ótica de dois sujeitos surdos e como objetivos específicos descrever o contexto histórico educacional da pessoa surda, assim como, contextualizar os paradigmas da educação especial e as políticas brasileiras de inclusão para somente assim, analisar as limitações e contribuições do AEE em relação ao ensino inclusivo dos pesquisados. Para isso, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, constituindo-se primeiramente em uma pesquisa bibliográfica e em um estudo de caso, por se tratar de uma situação específica, sendo realizado entrevista com duas pessoas surdas. Analisamos que as insatisfações com a eficiência do AEE, em relação ao ensino de surdos, decorrem ainda da falta de domínio da Libras e da não execução políticas e diretrizes para atuação desse profissional. 2021-11-11T20:46:51Z 2021-11-11T20:46:51Z 2020-12-08 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Eduarda Gonçalves da. A política pública de atendimento educacional especializado para surdos: contribuições e limitações no município de Igarapé-Miri. Orientador: Alexandre Augusto Cals e Souza. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3676. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3676 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
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O presente trabalho tem como objeto de estudo o Atendimento educacional especializado - (AEE). O objetivo geral se concentra em compreender as contribuições e limitações do atendimento educacional especializado no ensino inclusivo dos alunos surdos no município de Igarapé-Miri/PA, a partir da ótica de dois sujeitos surdos e como objetivos específicos descrever o contexto histórico educacional da pessoa surda, assim como, contextualizar os paradigmas da educação especial e as políticas brasileiras de inclusão para somente assim, analisar as limitações e contribuições do AEE em relação ao ensino inclusivo dos pesquisados. Para isso, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, constituindo-se primeiramente em uma pesquisa bibliográfica e em um estudo de caso, por se tratar de uma situação específica, sendo realizado entrevista com duas pessoas surdas. Analisamos que as insatisfações com a eficiência do AEE, em relação ao ensino de surdos, decorrem ainda da falta de domínio da Libras e da não execução políticas e diretrizes para atuação desse profissional. |
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